Gênero e raça no ensino de Biologia

alternativas em (dis) curso para uma pedagogia antirracista e antissexista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.60

Palavras-chave:

gênero, raça, ensino de Biologia

Resumo

Este estudo se situa no campo das pesquisas educacionais que problematizam temas sociais no espaço pedagógico escolar. Neste caso, como recorte de uma investigação desenvolvida durante o mestrado em Educação, problematizamos as temáticas gênero e raça no ensino de Biologia, buscando compreendê-las a partir de uma perspectiva contextual, histórica e socioculturalmente situada, sob o prisma filosófico pós-crítico, questionando as explicações universalizantes e naturalizantes envolvidas na abordagem dos temas. Nesse sentido, empreendemos uma pesquisa-ação, no desenvolvimento de práticas didáticas com alunos/as do 3º ano do Ensino Médio, numa escola localizada na zona periférica da cidade de São Luís - MA. Desse modo, sob o aporte analítico dos estudos bakhtinianos, visamos analisar as percepções dos/as alunos/as acerca dos temas gênero e raça no ensino de Biologia, a partir de suas escritas reflexivas, materializadas e compartilhadas através das plataformas digitais Canva e Padlet. Os resultados evidenciam a necessidade de se oportunizar reflexões, (des)construções e (re)significações com um viés antirracista e antissexista no ensino de Biologia, pontuando as demandas sociais nas Ciências Naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jucenilde Thalissa de Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA). Atua como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Multiletramentos no Ensino de Língua Portuguesa (MELP-CNPq) e no Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX-CNPq). O referente artigo deriva de uma pesquisa na vigência de bolsa de mestrado financiada pela CAPES.

Ana Patrícia Sá Martins Martins, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É líder do Grupo de Pesquisa Multiletramentos no Ensino de Língua Portuguesa (MELP-CNPq). Atua como professora Adjunta no Departamento de Letras, no Mestrado em Educação (PPGE) e no Mestrado em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Manoela Pessoa Matos, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Mestrado Profissional em Educação na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Docente do Instituto Federal do Maranhao (IFMA/Campus Buriticupu-MA). Participa do Grupo de Pesquisa Multiletramentos no Ensino de Língua Portuguesa-MELP da UEMA e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Feminismo Decolonial, Formação de Professoras e Campesinato na Universidade Federal do Maranhão – UFMA/ Campus São Luís, somado ao Grupo de pesquisa “Núcleo de Humanidades/ Linha de pesquisa “Sociedade, Trabalho e Educação” no IFMA/Campus Buriticupu.

Referências

ANDRADE, Cláudia Cristina dos Santos; NEVES, Douglas Francisco de Mello; PRADO, Juliana Maria Ferreira; BASTOS, Patrícia de Jesus; FREITAS Tatiana Maia de. Análise Dialógica do Discursiva: desafios e perspectivas em estudos sobre educação e cultura. e-Mosaicos - Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp - UERJ) V. 6 - N. 12, Agosto, 2017.

BATISTA, Josiel de Oliveira; MOCROSKY, Luciane Ferreira; MONDINI, Fabiane. Sujeito e objeto na produção de conhecimento. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v.2, n.3, p. 44-59, out./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6885/4619. Acesso em: 22 jan. 2022.

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Vol. I. 3.ed. Trad. Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: 3ª edição, 1992.

BUTLER, J. Problemas de gênero. Feminismo e subversão de identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

BURTON, J. et al. Reflective writing: a way to lifelong teacher learning. United States of American: TESL-EJ Publications, 2009. E-book disponível em: http://www.tesl-ej.org/wordpress/books. Acesso em: 20 dez. 2021.

BRAIT, Beth. Análise e Teoria do Discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: Outros Conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

CANDAU, Vera Maria. (Org.). Novos rumos da licenciatura. 12º ed. Brasília, DF: INEP/PUC-RJ, 2017.

DE PAULA, Claudia Regina. Magistério, reinações do feminino e da brancura: a narrativa de um professor negro. In: História da Educação do Negro e outras histórias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 2005. 278p. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/historia_educacao_negro.pdf. Acesso em: 9 set. 2022.

DIAS, Lucimar Rosa; SILVA, Valeria Pereira da; SILVA, Sandra Aparecida; ALMEIDA, Ranna Emanuelle. Educação antirracista uma prática para todos/as, um compromisso ainda de poucos/as. Kwanissa, São Luís, v. 04, n. 11, p. 299-314, 2021.

Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/17602/9706. Acesso em: 17 jan. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de formação RBCE, p. 71-83, mar. 2010.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. (orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

GOMES, Nilma Lino. Educação e relações raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo nas escolas. 2ºed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. Disponível em: http://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/MUNANGA%20K%20-%20Superando%20o%20Racismo%20na%20Escola%20(sem%20capa).PDF. Acesso em: 30 mai. 2021.

GOMES, Nilma Lino. Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça. Educação e Sociedade. Campinas: v. 33, n. 120, jul-set. 2012a. p. 727-744a. Disponível em: scielo.br/j/es/a/wQQ8dbKRR3MNZDJKp5cfZ4M/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 28 jan. 2022.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização de currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012b. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/gomes.pdf. Acesso em: 6 fev. 2022.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Racismo e anti-racismo no Brasil, Novos Estudos, Nº43, Novembro, 1995. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4116181/mod_resource/content/0/A.%20S.%20Guimar%C3%A3es%20-%20Racismo%20e%20anti-racismo%20no%20Brasil.pdf. Acesso em: 29 ago. 2021.

GUIMARÃES, Francisco Tavares; SOBRAL, Adail Ubrajara. Contribuições do conceito de gêneros do discurso para a promoção dos letramentos na escola: uma perspectiva de ensino dialógico. In: ABREU, K. F.; BARBOSA, M. S. M. F. (Orgs.). Letramentos, abordagens dialógicas discursivas e educação profissional. Petrolina: IF Sertão-PE, 2020.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG; Brasília, DF: Unesco no Brasil, 2003.

LIMA, Maria Batista. Identidade étnico/racial no brasil: Uma reflexão teórico-metodológica. Revista Fórum Identidades, Ano 2, V. 3, p. 33-46, jan/jun, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/1742/1533. Acesso em: 3 mar. 2022.

LOPÉZ, Laura Cecília. O corpo colonial e as políticas e poéticas da diáspora para compreender as mobilizações afro-latino-americanas. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 43, p. 301-330, jan./jun. 2015. Disponível em: scielo.br/j/ha/a/fGCwKrcNRRcxNCVShNQZvzJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 set. 2022.

LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidade. Educação e realidade. 25 (2) 59-76, jun/dez. 2000. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46833/29119. Acesso em: 20 ago. 2020.

MACHADO, Vitor Fabrício; COPPE, Cristiane. Educação Científica contra o Preconceito: da Natureza às Multinaturezas, Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Volume 22, e32489, 1-23, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/32489/29877. Acesso em: 7 mar. 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Ed. 26. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (Orgs.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015. 180p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4941832/mod_resource/content/1/Artigo-Moran.pdf. Acesso em: 22 ago. 2022.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. [Artigo on-line, 2004]. 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação - PENESB-RJ, 05/11/03. Disponível em: http://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.

MUNANGA, Kabengele. (Org.). Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 204p. Disponível em: http://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/MUNANGA%20K%20-%20Superando%20o%20Racismo%20na%20Escola%20(sem%20capa).PDF. Acesso em: 30 mai. 2021.

NASCIMENTO, Brenda Iolanda Silva do; CARVALHO, Iago Vilaça de; COSTA, Fernanda Antunes Gomes da. Vozes-mulheres-negras no ensino de biologia para uma escola comprometida com a promoção da saúde. REnBio - Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio. vol. 15, nesp2, p.513-530, 2022. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/739/263. Acesso em 17 de set. 2022.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/3703. Acesso em: 23 jan. 2023.

OLIVEIRA, Leticia de Cassia; OLIVEIRA, Rosemary Rodrigues. Relações étnico-raciais no ensino de biologia: uma experiência na formação inicial docente. REnBio - Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio. vol. 15, nesp2, p.712-732, 2022. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/748/277. Acesso em 17 de set. 2022.

PEREIRA, Amauri Mendes. Escola: espaço privilegiado para a construção da cultura de consciência negra. In: História da Educação do Negro e outras histórias - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 2005. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/historia_educacao_negro.pdf. Acesso em: 9 set. 2022.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.

RESENDE, Damares, Tuzino; TÁRREGA, Maria Cristina Vidotte Blanco. Colonialidade do corpo feminino negro: trabalho reprodutivo no período escravocrata brasileiro e justiça racial. Revista Videre, Dourados, v. 13, n. 27, maio/ago., 2021. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/14416/8085. Acesso em: 13 set. 2022.

ROSA, Douglas Corrêa da; VAZ, Alex Meneghete. Valoração e responsividade: uma análise dialógica de discursos polêmicos. Letrônica, Porto Alegre, v.14, n. esp. (sup.), p. 1-14, 2021. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/42518/27446. Acesso em: 10 abr. 2022.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil na análise histórica. Educação e Realidade. Vol. 20 (2), Jul/dez. 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721/40667. Acesso em: 13 mar. 2022.

VERRANGIA, Douglas. A educação das relações étnico-raciais: uma proposta teórico-metodológica para a desconstrução de estereótipos na educação em ciências e biologia. REnBio - Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio. vol.15, nesp2, p. 492-512, 2022. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/782/288. Acesso em 17 de set. 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

OLIVEIRA, Jucenilde Thalissa de; MARTINS, Ana Patrícia Sá Martins; MATOS, Manoela Pessoa.
Gênero e raça no ensino de Biologia: alternativas em (dis) curso para uma pedagogia antirracista e antissexista
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 609–637, 20 Nov 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21486. Acesso em: 19 nov 2024.