O saber de comunidades tradicionais acerca do uso e preservação de sementes crioulas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p318-347

Palavras-chave:

Sementes Crioulas. Comunidade Tradicional. Educação do Campo.

Resumo

Sementes crioulas são multiplicadas artesanalmente por comunidades tradicionais do campo e conservam, além de seu passado genético, o conhecimento agregado ao longo de gerações pela seleção e cuidado de seus guardiões. Guardiões e guardiãs de sementes, em todo o Brasil, cultivam sementes crioulas de modo coletivo. Tendo como pressuposto a perspectiva teórica e epistemológica de reconhecimento e identificação dessas experiências, este artigo tem como objetivo apresentar e discutir os conhecimentos envolvidos no uso e preservação de sementes crioulas por agricultores familiares, atuantes também como guardiões de sementes em suas comunidades tradicionais do campo de origem, localizadas no norte mineiro. A pesquisa, de natureza qualitativa, decorre de uma iniciação científica. Foram entrevistados três guardiões, por meio de um questionário semiestruturado conduzido por um pesquisador insider do campo. Como resultados, é possível observar uma variedade de cultivos realizados a partir das sementes crioulas, associada a saberes voltados à soberania alimentar e à biodiversidade. A guarda, preservação e partilha de sementes correspondem às marcas das suas identidades e estão também relacionadas às suas tradições. Há uma grande preocupação com a perda das sementes crioulas nas comunidades investigadas. A pesquisa permitiu compreender a lógica de resistência dessas populações a partir dos modos de preservação de suas sementes como a troca, a guarda e a doação, motivando a união e solidariedade nas comunidades. Mostra, ainda, a potencialidade de se reconhecer e valorizar as sementes crioulas como objeto legítimo e válido para as aulas de Ciências e para a Educação do Campo coerente com a vida e trabalho de quem vive na/da terra.

Palavras-chave: Sementes Crioulas. Comunidade Tradicional. Educação do Campo.

The knowledge of traditional communities about the use and preservation of creole seeds

ABSTRACT   

Creole seeds are multiplied by handmade mode for traditional rural communities and preserve, in addition to their genetic past, the knowledge aggregated over generations by the selection and care of their guardians. Guardians and guardians of seeds, throughout Brazil, cultivate Creole seeds collectively. Assuming the theoretical and epistemological perspective of recognition and identification of these experiences, this article aims to present and discuss the knowledge involved in the use and preservation of Creole seeds by family farmers, who also act as seed custodians in their traditional communities in the field of origin, located in the north of Minas Gerais. The research, of a qualitative nature, stems from a scientific initiation. Three guardians were interviewed using a semi-structured questionnaire and conducted by an insider researcher from the field. As a result, it is possible to observe a variety of crops grown from Creole seeds, associated with knowledge focused on food sovereignty and biodiversity. The custody, preservation and sharing of seeds correspond to the marks of their identities and are also related to their traditions. There is great concern about the loss of Creole seeds in the communities investigated. The research allowed to understand the logic of resistance of these populations from the ways of preserving their seeds such as exchange, custody and donation, motivating the union and solidarity in the communities. It also shows the potential of recognizing and valuing Creole seeds as a legitimate and valid object for Science classes and for Rural Education consistent with the life and work of those who live on / from the land.

Keywords: Creole Seeds. Traditional Community. Rural Education.

El conocimiento de las comunidades tradicionales sobre el uso y la conservación de semillas crioule

RESUMEN

Las semillas criollas son hechas a mano por las comunidades rurales tradicionales y preservan, además de su pasado genético, el conocimiento agregado durante generaciones por la selección y el cuidado de sus guardianes. Guardianes y guardianes de semillas, en todo Brasil, cultivan semillas criollas colectivamente. Asumiendo la perspectiva teórica y epistemológica de reconocimiento e identificación de estas experiencias, este artículo tiene como objetivo presentar y discutir los conocimientos involucrados en el uso y la preservación de las semillas criollas por parte de los agricultores familiares, quienes también actúan como guardianes de las semillas en sus comunidades tradicionales en el campo de origen, ubicado en el norte de Minas Gerais. La investigación, de carácter cualitativo, surge de una iniciación científica. Se entrevistó a tres guardianes utilizando un cuestionario semiestructurado y realizado por un investigador interno del campo. Como resultado, es posible observar una variedad de cultivos de semillas criollas, asociados con el conocimiento centrado en la soberanía alimentaria y la biodiversidad. La custodia, la preservación y el intercambio de semillas corresponden a las marcas de sus identidades y también están relacionadas con sus tradiciones. Existe una gran preocupación por la pérdida de semillas criollas en las comunidades investigadas. La investigación nos permitió comprender la lógica de resistencia de estas poblaciones a partir de las formas de preservar sus semillas, como el intercambio, la custodia y la donación, motivando la unión y la solidaridad en las comunidades. También muestra el potencial de reconocer y valorar las semillas criollas como un objeto legítimo y válido para las clases de ciencias y para la educación rural en consonancia con la vida y el trabajo de quienes viven en / desde la tierra.

Palabras clave: Semillas Criollas. Comunidad Tradicional. Educación Rural.


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Biografia do Autor

Verônica Klepka, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutora em Educação para Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Marcos Sales Ferreira Ferreira

Licenciado em Educação do Campo – Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Rodrigo dos Santos Crepalde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

KLEPKA, Verônica; FERREIRA, Marcos Sales Ferreira; CREPALDE, Rodrigo dos Santos.
O saber de comunidades tradicionais acerca do uso e preservação de sementes crioulas
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 2, p. p.318–347, 8 Jul 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17232. Acesso em: 5 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos