A educação popular entre a modernidade e a pós-modernidade
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n1p82-98Palavras-chave:
Educação popular, Metodologias da libertação, Paradigmas de trabalho socialResumo
Este artigo tem intenção de discutir uma possível metodologia baseada no projeto ético-político libertador. Nesta perspectiva, este texto pretende contribuir para a reflexão e a estruturação metodológica de práticas em educação popular. Ele analisa as principais características do trabalho social com a população que tenha o projeto de libertação como referência. A opção metodológica utilizada na produção do artigo foi uma proposta reflexivo-existencial, ou seja, uma reflexão rigorosa sobre a experiência do autor com a intervenção social. O artigo conclui afirmando que: propostas de práxis mais radicais precisam superar a desnecessária oposição modernidade x pós-modernidade, agregando elementos emancipatórios de ambos os movimentos; os mediadores críticos precisam desverticalizar as relações com os grupos populares; precisamos desenvolver o otimismo crítico e superar o pessimismo que frequentemente acompanha a atividade da crítica.
Palavras-chave: Educação popular. Metodologias da libertação. Paradigmas de trabalho social.
Popular education between modernity and post-modernityABSTRACT
This article aims to make a discussion about of the possible methodology supported in the liberator ethical-political project. This article aims to contribute to the reflections and the construction of practices in popular education. The text analyses the main factors of the social work that has the liberation project like its reference. It also demonstrates how the more radicals propositions of popular education and of practices need to overcome the opposite modernity x postmodernity, joing liberations factors of both movements.
Keywords: Popular education. Liberation methodologies. Paradigms of Social work.
Educación popular entre la modernidad y la pos-modernidadRESUMEN
Este artículo tiene el objectivo de discutir una posible metodología basada em el projecto ético-político libertador. En perspectiva, el texto pretende contribuir para la reflexion y la a estruturación metodológica de prácticas em educaçión popular. Ele analisa las principales características del trabajo social com la población que tenga el projecto de liberación como referencia. Além disto intenta demonstrar como propuestas de educación popular e de práxis más radicales necesitan superar la desnecessária oposición modernidad x pós-modernidad, agregando elementos liberadores de dos movimientos.
Palabras clave: Educación popular. Metodologias de la liberación. Paradigmas de trabajo social.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.