APREENDENDO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA E SUA RELAÇÃO COM A DIFUSÃO DOS ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS
Abstract
No presente artigo discuto sobre os estereótipos étnicos não vinculados à narrativa dos adultos, mas sim à narrativa das crianças, observando mais de perto como crianças fazem representações sociais do negro e como compartilham suas crenças e valores a partir do objeto representado. A pesquisa foi realizada com crianças entre as idades de 9 e 10 anos cursantes do 2º ciclo do Ensino fundamental de uma escola municipal da periferia de São Luís/MA. Embora o foco da pesquisa não fosse fazer uma avaliação do impacto do mundoescolar nas representações dos estereótipos étnicos por crianças, optei por delimitar a investigação pelo recorte escolar porque entendo que as representações são afetadas pelo ambiente no qual as crianças estão inseridas.
Palavras-chave: Representações Sociais. Estereótipos étnicos. Preconceito.
Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
##submission.downloads##
Pubblicato
2010-07-27
Come citare
SOUSA, Karla Cristina Silva.
APREENDENDO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA E SUA RELAÇÃO COM A DIFUSÃO DOS ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS
. Cadernos de Pesquisa, v. 16, n. 2, 27 lug. 2010 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/93. Acesso em: 13 mag. 2024.Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Direitos autorais Cadernos de PesquisaEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.