PENSAMENTO COMPLEXO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO:
UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.38Parole chiave:
Teoria da Complexidade, Edgar Morin, Educação BrasileiraAbstract
O texto é decorrente de discussões realizadas na disciplina de Educação, Emancipação e Diferença, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências de uma Universidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo foi compreender e refletir sobre o paradigma da complexidade, com base em Edgar Morin, e sua importância para a epistemologia da área de educação. Caracteriza-se metodologicamente como Estado do Conhecimento, de natureza qualitativa e descritiva. Foram selecionados artigos acadêmicos no período de 2018 a 2022, com o descritor “Educação” e “Pensamento Complexo”, de periódicos nacionais que fossem revisados por pares. Da análise, resultou 23 trabalhos que mostram contribuições do paradigma da complexidade para a educação. Os autores defendem conceitos como: transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, pensamento planetário e a sociedade global. Mostram que a simplificação dos saberes não tem contribuído para compreender a complexidade da vida e do mundo.
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