v.28, n.1, jan./mar. 2021 (Dossiê: Política, Gestão e Democracia na Educação: debates contemporâneos)

					Afficher v.28, n.1, jan./mar. 2021 (Dossiê: Política, Gestão e Democracia na Educação: debates contemporâneos)
Publié-e: 2021-01-07

Expediente e Sumário

Editorial

Artigos

  • ACELERAÇÃO OU INTERRUPÇÃO DAS TENDÊNCIAS BRASILEIRAS DO SUBDESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA?

    Marcio Pochmann
    13-32
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p13-32
  • DEMOCRATIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: algumas ponderações

    Cristiane Machado, Edson Francisco de Andrade
    33-58
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p33-58
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA E ESCOLA JUSTA: uma relação orgânica

    Dinair Leal da Hora, Luziane Said Cometti Lélis
    59-77
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p59-77
  • POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO/DESCENTALIZAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA: encontros e desafios

    Elisângela Andrade Moreira Cardoso, Daniela Oliveira Vidal da Silva, Claudio Pinto Nunes
    78-94
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p78-94
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ESTADO DE MATO GROSSO: conquista ameaçada pela implantação de políticas educacionais conservadoras

    Cassia Domiciano, Márcia Cossetin, Nádia Drabach
    95-115
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p95-115
  • POLÍTICA, GESTÃO E DEMOCRACIA NO GOVERNO DAS ESCOLAS: o caso de um agrupamento escolar no norte de Portugal

    Virgínio Sá, Guilherme Rego da Silva
    116-142
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p116-142
  • NA TRILHA DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL – 1925/1996

    Antônio Carlos Maciel, Cintia Adélia da Silva
    143-164
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p143-164
  • DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL:normativas, princípios orientadores e indicadores para monitoramento

    Bruno Adriano Rodrigues da Silva, Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho, Sabrina Moehlecke
    165-185
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p165-185
  • PERMANÊNCIAS, RUPTURAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Anselmo Alencar Colares, Maria José Pires Barros Cardozo
    186-206
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p186-206
  • MUNICÍPIO, PODER LOCAL E PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

    Marli dos Santos de Oliveira, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Elisangela Alves da Silva Scaff
    207-225
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p207-225
  • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: entre a gestão gerencial e a gestão democrática

    Regina Tereza Cestari de Oliveira
    226-249
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p226-249
  • AVALIAÇÕES DA APRENDIZAGEM EXTERNAS EM LARGA ESCALA E GESTORES ESCOLARES:características, controvérsias e alternativas

    Ocimar Munhoz Alavarse, Raíssa de Oliveira Chappaz, Pâmela Félix Freitas
    250-275
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p250-275
  • VULNERABILIDADE SOCIAL: práticas e desafios em escolas públicas de educação básica

    Flávia Obino Corrêa Werle, Maria José Santos da Silva
    276-302
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p276-302
  • OS EFEITOS DA DESCENTRALIZAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA E NO TRABALHO DO DIRETOR EM TEMPOS DE REFORMA EDUCACIONAL

    Luís Gustavo Alexandre Silva, Geovana Reis
    303-319
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p303-319
  • MEMÓRIAS DE MARIA HELENA DA SILVA: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970)

    Lia Machado Fiuza Fialho, Lorena Brenda Santos Nascimento, Scarlett O'hara Costa Carvalho
    320-341
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p320-341

Autores