GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ESTADO DE MATO GROSSO: conquista ameaçada pela implantação de políticas educacionais conservadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p95-115

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Eleição de Diretores, Mato Grosso.

Resumo

Neste artigo objetivamos apresentar e problematizar a gestão escolar democrática na rede estadual e nos diferentes municípios do estado de Mato Grosso, decorrente da decisão favorável à inconstitucionalidade da eleição para diretores de unidades de ensino, proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em novembro de 2019. O princípio, inscrito no inciso IV, do artigo 237 da Constituição do estado, foi declarado inconstitucional em razão de a maioria dos ministros entender que a indicação para funções de confiança é de competência direta dos executivos estaduais e municipais. Intencionando verificar as decisões dos governantes frente à deliberação do STF, realizamos pesquisa documental levantando nas mídias eletrônicas reportagens que trazem ações da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Mato Grosso e das Secretarias Municipais de Educação mato-grossenses, após ciência da manifestação do Supremo Tribunal Federal. Os resultados indicam incertezas na continuidade da eleição como um instrumento da gestão democrática, podendo interromper ou enfraquecer processos de participação históricos da comunidade escolar na escolha de dirigentes escolares no estado de Mato Grosso e em seus respectivos municípios aprofundando políticas educacionais conservadoras que têm sido a tônica governamental dessa segunda década do século XXI.

DEMOCRATIC MANAGEMENT IN THE STATE OF MATO GROSSO: achievements threatened by the implementation of conservative educational policies

Abstract

This article presents an overview of the democratic school management system law as perceived in the State and different municipalities of Mato Grosso, in Brazil. The piece problematizes the Supreme Federal Court (STF) decision to make the election of public school principals unconstitutional. The principle, inscribed in the item number IV, of article 237 of the State Constitution was declared unconstitutional in November 2019. It makes the appointment for public school principals an executive power decision since the majority of the Supreme Federal Court ministers understood that the appointment of trust functions is the responsibility of the executive power, thus ruling against the democratic election of candidates for this position. Intending to verify the decisions made by the local government in the face of the STF ruling, we conducted a document research analysis in which we identified electronic media reports of opposite actions by the State Education Department and local municipalities.  The results indicate uncertainties in the continuity of the election for public school principals as an instrument of democratic management. Which in turn can interrupt or weaken the historical participation processes of the school community in choosing school principals in the state of Mato Grosso and their respective municipalities, deepening conservative educational policies that have been the focus of the government of that second decade of the XXI century .

Keywords: Democratic management. Election of school principals. Mato Grosso.

GESTIÓN DEMOCRÁTICA EN EL ESTADO DE MATO GROSSO: conquista amenazada por la implantación de políticas educacionales conservadoras

Resumen

En tal artículo objetivamos presentar y problematizar la gestión escolar democrática en la red estatal y en las diferentes municipalidades del estado de Mato Grosso, decurrente de la decisión favorable a la inconstitucionalidad de la elección para directores de unidades de enseñanza , proferida por el Supremo Tribunal Federal  (STF), en noviembre de 2019. El principio, puesto en el inciso IV, del artículo 237 de la Constitución del estado, fue declarado inconstitucional  por razones de la mayoría de los ministros entender que la indicación para funciones de confianza es de competencia directa  de los ejecutivos estatales y municipales. Intentando verificar las decisiones de los gobernantes  frente a las deliberaciones del STF, realizamos una investigación documental en los archivos electrónicos reportajes que trajeron acciones de la Secretaría de Educación y Cultura del Estado de Mato Grosso y de las Secretarías Municipales de Educación del estado,  después que supieron de la manifestación del Supremo Tribunal Federal. Los resultados indican incertidumbres en la continuidad de la elección como instrumento de la gestión democrática, pudiendo interrumpir o enflaquecer procesos de participaciones histórica de la comunidad escolar en elegir dirigentes escolares en el estado de Mato Grosso y en sus respectivos municipios, profundizando políticas educacionales conservadoras que han sido la tónica del gobierno de esa segunda década del siglo XXI.

Palabras-clave: Gestión Democrática. Elección de Directores. Mato Grosso.

 

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Biografia do Autor

Cassia Domiciano, Universidade Federal do Paraná

Professora do Departalmento de Planejamento e Administração Escolar (Deplae) do setor de Educação da Universidade Federal do Paraná.

Márcia Cossetin, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Professora do Departamento de Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Rondonópolis.

Nádia Drabach, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IF-SP) e Unicamp-SP

Professora do Instituto Federal de São Paulo (IF-SP) e colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

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Publicado

2021-01-07

Como Citar

DOMICIANO, Cassia; COSSETIN, Márcia; DRABACH, Nádia.
GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ESTADO DE MATO GROSSO: conquista ameaçada pela implantação de políticas educacionais conservadoras
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 95–115, 7 Jan 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 30 abr 2024.