CULTURAS POPULARES

uma visita aos cantos de trabalho como resistência ao apagamento da vida

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DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.70

Mots-clés :

Cultura, Cultura popular, Cantos de trabalho, Puxada de rede, Processos educativos

Résumé

Este texto aborda os cantos de trabalho como manifestações de cultura popular, procurando destacar o caráter comunitário e colaborativo presente nestas práticas, que podem servir de inspiração para a construção de uma educação como prática de liberdade (FREIRE, 1999) e de uma existência guiada pela busca da emancipação humana. O artigo versa sobre a potência destes modos de ser e estar no mundo como forma de resistência ao apagamento da vida, que é promovido pela lógica do capitalismo neoliberal. Toma como eixo central a atividade da Puxada de Rede da pesca do xaréu, que acontecia originalmente na região de Santo Amaro, na Bahia, e era realizada coletivamente pelos negros recém libertos da escravidão e hoje está presente em apresentações de grupos de capoeira.

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Eduarda Gava Caciatori, Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Educação pelo PPGEd-So - Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCar, na Linha de Pesquisa Educação, Comunidade e Movimentos Sociais. Possui graduação em Educação Artística pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (2012). Integrante do Núcleo de Estudos de Gênero, Diferenças e Sexualidades - NEGDS, na Universidade Federal de São Carlos. Principais áreas de trabalho e temas de pesquisa são relacionados à Arte-Educação, Cultura Popular e Educação Popular.

 

Dulcinéia de Fátima Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA- Campus São Luís ). Vinculada ao Departamento de Educação II da UFMA e ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd - UFSCar Campus Sorocaba) Pós Doutorado em Cultura Popular junto à Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Eixos temáticos: Educação, Cultura e políticas de subjetivação, Educação popular, Cultura Popular e processos educativos; Educação de Jovens e Adultos, Educação como prática da liberdade.

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Publié-e

2022-12-22

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CACIATORI, Eduarda Gava; FERREIRA, Dulcinéia de Fátima.
CULTURAS POPULARES: uma visita aos cantos de trabalho como resistência ao apagamento da vida
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 4, p. 351–374, 22 déc. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/16307. Acesso em: 24 nov. 2024.