ESTADO DO CONHECIMENTO DA EAD NO NORTE E NORDESTE COM BASE NOS TRABALHOS DO EPENN

Auteurs-es

  • Marluce Torquato Lima Gonçalves Universidade Estadual do Ceará (UECE), Tauá - Ceará
  • João Batista Carvalho Nunes Universidade Estadual do Ceará (UECE) Fortaleza - Ceará
  • Amanda Nobre de Aguiar Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza - Ceará

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n1p107-124

Mots-clés :

Pesquisa Educacional, Educação a Distância, EPENN,

Résumé

O estado do conhecimento compreende o levantamento e a análise da produção acadêmica em determinada área, limitada a um tipo de publicação, de modo a oferecer um panorama dos principais aspectos investigados em períodos e lugares distintos. Este estudo tem como objetivo analisar a produção científica do Norte e Nordeste na área da Educação a Distância (EaD), com foco nas publicações do Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN). Adotou-se o paradigma construtivista e, como método, a pesquisa documental. Foram analisados 66 de um total de 4.018 trabalhos publicados como “Comunicação Oral” nas edições do EPENN de 2009 a 2014. Os resultados revelaram, entre outros aspectos, o número ainda reduzido de trabalhos sobre EaD nesse evento ao se comparar com a expansão da área no Brasil, assim como a necessidade de maior atenção dos pesquisadores quanto à qualidade dos trabalhos científicos apresentados.

 STATE OF KNOWLEDGE OF EAD IN NORTH AND NORTHEAST BASED ON THE WORKS OF EPENN

Abstract: The state of knowledge comprises the survey and analysis of academic production in a given area, limited to one type of publication, to offer an overview of the main aspects investigated in different period and places. This study aims to analyze the scientific production in the North and Northeast on Distance Education (DE), with a focus on publications of the Educational Research Meeting of the North and Northeast (EPENN). The constructivist paradigm was adopted and, as a method, the documentary research. 66 of 4,018 works published as “Oral Communication” in EPENN editions 2009-2014 were analyzed. The results revealed, among other aspect, the still small number of studies on distance education in this event when compared with the expansion of the area in Brazil, as well as the need for greater attention from researchers about the quality of scientific works presented.

Keywords: Educational Research. Distance Education. EPENN.

ESTADO DEL CONOCIMIENTO DE LA EAD EN EL NORTE Y NORDESTE CON BASE EN LOS TRABAJOS DEL EPENN

Resumen: El estado del conocimiento comprende el estudio y análisis de la producción académica en un área determinada, limitado a un tipo de publicación, de modo a ofrecer una visión general de los principales aspectos investigados en tiempos y lugares diferentes. Este estudio tiene como objetivo analizar la producción científica en el Norte y Nordeste en el área de Educación a Distancia (EAD), con un enfoque en las publicaciones del Encuentro de Investigación Educativa del Norte y Nordeste (EPENN). Se adoptó el paradigma constructivista y, como método, la investigación documental. Se analizaron 66 de un total de 4.018 obras publicadas como “Comunicación Oral” en las ediciones del EPENN de 2009 hasta 2014. Los resultados mostraron, entre otras cosas, el aún pequeño número de estudios sobre la educación a distancia en ese evento en comparación con la expansión del área en Brasil, así como la necesidad de una mayor atención por parte de los investigadores acerca de la calidad de los trabajos científicos presentados.

Palabras clave: Investigación Educativa. Educación a Distancia. EPENN.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2019-03-29

Comment citer

GONÇALVES, Marluce Torquato Lima; NUNES, João Batista Carvalho; AGUIAR, Amanda Nobre de.
ESTADO DO CONHECIMENTO DA EAD NO NORTE E NORDESTE COM BASE NOS TRABALHOS DO EPENN
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 1, p. 107–124, 29 mars 2019 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11100. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos