FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

reflexões e ações complementares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.29

Palavras-chave:

formação de professores, ensino de matemática, parceria entre universidade e escola, anos iniciais do Ensino Fundamental, políticas públicas educacionais

Resumo

A Matemática ainda é uma área que gera desconforto à maioria dos estudantes que ingressa no curso de Licenciatura em Pedagogia, uma vez que, na escolaridade de cada um, ela normalmente é marcada por um ensino pautado na mecanização e memorização de algoritmos e fórmulas. Após cursarem as disciplinas que abordam os fundamentos e as metodologias de ensino de Matemática, essa percepção pode se alterar, na medida em que os graduandos geralmente entram em contato com propostas que defendem a construção de sentidos na aprendizagem dos conteúdos matemáticos estudados na escola. O professor em exercício, por sua vez, nem sempre tem a oportunidade de compartilhar, com seus pares, no próprio ambiente escolar, seus saberes, não-saberes, limitações e desafios referentes ao ensino de Matemática, mantendo, quando muito, um diálogo técnico sobre as exigências do currículo oficial para a elaboração de seu planejamento. Este artigo tem o propósito de apresentar os resultados de um projeto de extensão universitária que objetivou a formação conjunta de professores em exercício e estudantes de Licenciatura em Pedagogia ao longo do planejamento, do desenvolvimento e da avaliação de oficinas de Matemática destinadas a alunos do 5º ano e do 6º ano do ensino fundamental. Os estudos que defendem a proposta de articulação entre a formação inicial e a formação continuada de professores para o desenvolvimento dos saberes docentes, dentre eles os de Tarfid (2014) e de Nóvoa (2009, 2017), nortearam as ações do projeto “A Matemática pela via da ludicidade”.

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Biografia do Autor

Sueli Fanizzi, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE-UFMT/Campus Cuiabá), atuando como docente no curso de Pedagogia, no Departamento de Ensino e Organização Escolar, na área de Educação Matemática. Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área temática Ensino de Ciências e Matemática. Coordenadora do Projeto de Pesquisa A Interação nas Aulas de Matemática: da negociação de significados à construção de conhecimentos, no IE-UFMT. Coordenadora Pedagógica do Laboratório de Ensino de Ciências do IE-UFMT. Autora da Coleção Porta Aberta para o Mundo - Ciências, da Editora FTD Educação. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Educação (GEPEME), da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Parecerista em revistas da área de Educação Matemática e Formação de Professores. Foi docente da Universidade de Mogi das Cruzes (Campus Villa Lobos), de 2009 a 2017, e professora contratada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em 2016 e 2017. No mesmo período, também trabalhou como professora supervisora do Programa de Estágio Clube de Matemática, Ciências e Geografia, na mesma instituição. Atuou como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental em instituições privadas de São Paulo ao longo de 15 anos.

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

Fanizzi, S. (2022). FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: reflexões e ações complementares. Cadernos De Pesquisa, 29(2), 155–183. https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.29