DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: disputas conceituais e políticas educacionais no Brasil

Autores

  • Maíra Gomes de Souza da Rocha Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu e Duque de Caxias
  • Márcia Denise Pletsch Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n1.p.112-125

Palavras-chave:

Deficiência múltipla. Políticas educacionais. Educação Especial.

Resumo

O artigo discute as abordagens conceituais sobre a deficiência múltipla e expõe as características e especificidades apresentadas no desenvolvimento individual e social de sujeitos que tenham esta deficiência. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, salienta-se, entre outros aspectos, a multiplicidade de fatores que podem contribuir para a ocorrência da deficiência múltipla, bem como a diversidade de condições que pode apresentar. Evidenciou-se a falta de consenso entre os teóricos da área educacional sobre o conceito adequado a ser empregado para descrever a deficiência múltipla e suas características. Igualmente, o estudo mostrou a escassez de pesquisas empíricas na literatura nacional e internacional sobre os processos de ensino e aprendizagem desses sujeitos. Por fim, ilustra a invisibilidade e a falta de propostas pedagógicas nas políticas públicas em educação no Brasil.

Palavras-chave: Deficiência múltipla. Políticas educacionais. Educação Especial.

 

MULTIPLE DISABILITIES: conceptual disputes and educational policies in Brazil

Abstract: The article discusses the conceptual approaches to multiple disabilities and exposes the features and specificities presented in individual and social development of individuals who have this deficiency. Based on literature and documents researches, it was found, among other aspects, the multiplicity of factors that may contribute to the occurrence of multiple disabilities, as well as the diversity of conditions that may present. The search result revealed a lack of consensus among educational theorists about the concept used to describe multiple disabilities and their characteristics. Also, the study showed the lack of empirical research on national and international literature about the processes of teaching and learning of these individuals. Finally, illustrates the invisibility and lack of pedagogical proposals in public policy in education in Brazil.

Keywords: Multiple disabilities. Educational policies. Special Education.

 

DISCAPACIDADES MÚLTIPLES: conflictos conceptuales y políticas educativas en Brasil

 

 

 

Resumen: El artículo analiza los enfoques conceptuales de la discapacidad múltiple y expone las características y especificidades que se presentan en el desarrollo individual y social de las personas que tienen esta deficiencia. Basado en la investigación bibliográfica y documental, sobresale, entre otras cosas, la multiplicidad de factores que pueden contribuir a la aparición de discapacidades múltiples, así como la variedad de condiciones que pueden presentar. Revelada la falta de consenso entre los teóricos de la área educativa a respecto del concepto adecuado para ser utilizado para describir múltiples discapacidades y sus características. Además, el estudio mostró que la falta de investigación empírica en la literatura nacional y internacional sobre los procesos de enseñanza y aprendizaje de estas asignaturas. Por último, ilustra la invisibilidad y la falta de propuestas pedagógicas sobre las políticas públicas en educación en Brasil.

Palabras clave: Discapacidades múltiples. Políticas educativas. Educación Especial.



 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Gomes de Souza da Rocha, Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu e Duque de Caxias

Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora da rede municipal de Duque de Caxias assim como da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu. Atua no Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais.

Márcia Denise Pletsch, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutora em Educação, com Mestrado em Educação e Especialização em Altas Habilidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Educação Especial, com Habilitação em Deficiência Mental, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Downloads

Publicado

2015-04-29

Como Citar

Rocha, M. G. de S. da, & Pletsch, M. D. (2015). DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: disputas conceituais e políticas educacionais no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 22(1), 112–125. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n1.p.112-125

Edição

Seção

Artigo de Revisão