AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL - CARACTERIZAÇÃO E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.35

Palavras-chave:

pós-graduação stricto sensu, regulação, avaliação, gestão universitária

Resumo

No Brasil, os cursos de pós-graduação são regidos por normativas que organizam sua oferta e lhes conferem reconhecimento, tendo seus processos de avaliação conduzidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O presente artigo tem como tema a avaliação da pós-graduação no Brasil. Partindo de um estudo bibliográfico e documental, o trabalho apresenta referenciais conceituais que têm ancorado os processos de avaliação da educação superior, resgate de marcos primordiais da pós-graduação brasileira, a história da avaliação da pós-graduação, e as tensões que permeiam os processos avaliativos atuais. Espera-se que este artigo possa contribuir para debates e estudos sobre a avaliação e regulação da pós-graduação stricto sensu, bem como para reflexões sobre o engajamento dos atores sociais integrantes dos programas e a corresponsabilização na construção de processos avaliativos democráticos e socialmente comprometidos.

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

Souza , A. C., Duarte, A. L. C., & Seiffert, O. M. L. B. (2022). AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL - CARACTERIZAÇÃO E PERSPECTIVAS. Cadernos De Pesquisa, 29(2), 303–322. https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.35