O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VIDA DE UM ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL: um estudo de caso

Autores

  • Marcos Vinicius Francisco Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).
  • Camélia Santina Murgo Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n1p55-69

Palavras-chave:

Ato infracional. Educação escolar. Adolescente.

Resumo

 

Desenvolveu-se esta pesquisa em uma escola de Ensino Fundamental e Médio de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Assumiu-se como objetivo analisar o papel da educação escolar na vida de um adolescente autor de ato infracional que cumpriu medida socioeducativa de internação. Neste estudo de caso, assumiu-se como referencial a Teoria Histórico-Cultural que tem como base epistemológica o Materialismo Histórico-Dialético. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com o adolescente, análise de seu desempenho escolar e grupos focais com seus professores e a coordenadora da escola. No que tange à inserção escolar do adolescente, constatou-se um movimento de ambivalência com relação às instituições por onde ele passou. Nesse processo, reconhece-se a importância da escola atual, que ao recebê-lo, após o período de internação adotou uma postura de acolhida, assumindo a dimensão afetiva como central na relação professor-aluno. A dinâmica institucional foi positiva ao fazer com que o adolescente se sentisse confiante e percebesse a necessidade de terminar os estudos, almejando obter futura inserção profissional e o ingresso na universidade.

Palavras-chave: Ato infracional. Educação escolar. Adolescente.


THE EDUCATION ROLE IN THE LIFE OF A TEENAGER WHO IS AUTHOR OF AN INFRACTIONAL ACT: a case study

Abstract: This research was developed in an elementary and high education school in a country town of São Paulo State. It is assumed as objective to analyze the role of school education in the life of a teenager who has committed an infractional act and has fulfilled the socio-educational measure of internment. In this case study, it was assumed as reference the Historical-Cultural Theory whose epistemological basis is the Historical-Dialectical Materialism. Were carried out semi-structured interviews with the teen, analysis of his school performance and focus groups with his teachers and the school coordinator. Regarding the school insertion of the adolescent, it was found an ambivalence movement in relation to the institutions where he went. In this process, it is recognized the importance of the current school, which when received him after the internment period, adopted an attitude of welcome, assuming the affective dimension as central in the teacher-student relationship. The institutional dynamic was positive by making the teen feel confident and realize the need to finish school, aiming to obtain future occupational integration and entry into the university.

Keywords: Infractional Act. Scholar education. Teenager.

 

EL PAPEL DE LA EDUCACIÓN EN LA VIDA DE UN ADOLESCENTE QUE COMETE UNA INFRACCIÓN: un estudio de caso

Resumen: Esta investigación se desarrolló en una escuela de primaria y secundaria en una ciudad en el estado de Sao Paulo. Se asume como objetivo analizar el papel de la educación en la vida de un adolescente que cometió un acto de infracción y que ha cumplido medida socioeducativa de internamiento. En este estudio de caso, se asumió como referencia la Teoría Histórico-Cultural cuya base epistemológico es el Materialismo Histórico y Dialéctico. Hubo entrevistas semiestructuradas con el adolescente, el análisis del rendimiento escolar y grupos de discusión con sus profesores y el coordinador de la escuela. Com respecto a la inserción escolar de lo adolescente, se observó un movimiento de ambivalencia con relación a las instituciones donde estudió. En el proceso, se reconoce la importancia de la escuela actual, en recibirlo después del período de internamiento; la escuela adoptó una actitud de bienvenida, teniendo la dimensión afectiva como elemento central de la relación profesor-alumno. La dinámica institucional fue positiva, el adolescente ha sentido confianza a darse cuenta de la necesidad de terminar la escuela, con el objetivo de obtener una futura integración profesional además de la entrada en la universidad.

Palabras clave: Ley infracional. Educación escolar. Adolescente.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Francisco, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Formado no curso de Licenciatura Plena em Educação Física da FCT/UNESP. Mestre e Doutor (financiamento da FAPESP) em Educação pela mesma instituição. Seus estudos e pesquisas têm ênfase em Educação e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: bullying escolar; políticas educacionais de combate à violência escolar; populações expostas a fatores de exclusão e vulnerabilidade social e Educação Física escolar, a partir dos referenciais teóricos da Teoria Histórico-Cultural e da Abordagem Crítico-Superadora (base epistemológica o Materialismo Histórico-Dialético). 

 

Camélia Santina Murgo, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).


Graduação e licenciatura em Psicóloga pela Universidade do Sagrado Coração, Mestrado em Psicologia Escolar e Doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-doutoramento em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. É docente e Coordenadora do Programa de Pesquisa e Iniciação Cientifica do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste Paulista. Tem experiência na área de Orientação Profissional,e Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: testes psicológicos, orientação profissional, psicologia positiva em contextos educativos, autoeficácia docente, bem-estar subjetivo de professores

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

Francisco, M. V., & Murgo, C. S. (2017). O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VIDA DE UM ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL: um estudo de caso. Cadernos De Pesquisa, 24(1), 55–69. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n1p55-69

Edição

Seção

Artigos