PROTAGONISMO INFANTIL, DESAFIOS ÉTICOS E METODOLÓGICOS NA PESQUISA COM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p227-242Palavras-chave:
Pesquisa com crianças. Culturas da infância. Protagonismo infantil.Resumo
Este artigo focaliza o protagonismo infantil, desafios éticos e metodológicos no desenvolvimento de pesquisa com a participação de crianças da Educação Infantil. Como aporte teórico tem-se os estudos da sociologia
da infância (CORSARO, 2011; SARMENTO, 2003; QVORTRUP, 2011), compreendendo a criança como ator social, historicamente situado, que nas interações com seus pares e com o contexto social produz culturas. Destaca-
se a necessidade do pesquisador estar, constantemente, buscando estratégias éticas e metodológicas que possibilitem compreender o modo como as crianças narram, significam e recriam suas experiências junto aos pares,
proporcionando visibilidade às culturas da infância, produzidas pelas diferentes formas de protagonismos infantis.
Palavras-chave: Pesquisa com crianças. Culturas da infância. Protagonismo infantil.
CHILDREN AS PROTAGONISTS, ETHICAL AND METHODOLOGICAL CHALLENGE IN RESEARCHING
Abstract: This article focuses on children acting as protagonists and on the ethical and methodological challenges during the development of the research that had the participation of kids from a primary school. As theoretical
support, studies concerning the Sociology of Childhood (CORSARO, 2011; SARMENTO, 2003; QVORTRUP, 2011) were chosen, which understand children as social actors, historically situated, and who produce culture when interacting with their peers. It is highlighted that the researcher needs to be constantly searching for ethical and methodological strategies to better understand how kids narrate, give meaning and recreate the experiences with their peers giving visibility to the cultures of childhood produced by their different acts as protagonists.
Keywords: Research with children. Childhood cultures. Children as Protagonists.
PROTAGONISMO INFANTIL, RETOS ÉTICOS Y METODOLÓGICOS EN LA INVESTIGACIÓN CON NIÑOS
Resumen: Este artículo enfoca el protagonismo infantil, retos éticos y metodológicos en el desarrollo de la investigación con la participación de niños de la Educación Infantil. Se tienen como aporte teórico los estudios de
sociología de la infancia (CORSARO, 2011; SARMENTO, 2003; OVORTRUP, 2011), comprendiendo al niño como actor social, históricamente situado, que produce culturas en la interacciones con sus pares y con el medio social.
Se destaca la necesidad constante por parte del investigador de estar buscando estrategias éticas y metodológicas que posibiliten comprender la manera como los niños narran, significan y recrean sus experiencias junto con sus pares, proporcionando visibilidad a las culturas de la infancia, producidas por las diferentes formas de protagonismos infantiles.
Palabras clave: Investigación con niños. Culturas de la infancia. Protagonismo infantil.
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