INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões

Autores

  • Iran de Maria Leitão Nunes Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria Natália Pereira Ramos Universidade Aberta de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p57-66

Palavras-chave:

Integeracionalidade - Docência - Ciclo de vida profissional - Coeducação

Resumo

A integeracionalidade está presente no âmbito dos espaços formais e informais de educação, notadamente nas relações entre discentes e docentes. Entretanto, no presente artigo, voltamo-nos para seu reconhecimento 
nas relações entre docentes em suas diferentes fases do ciclo de vida profissional. Partimos da compreensão do termo geração para relacionarmos a intergeracionalidade às modalidades de transmissão de saberes, em coexistência pacífica ou conflituosa, na construção identitária profissional dos/as docentes. Ancoramos-nos nas produções de Claudine Attias-Donfut (1988, 1991), Saez Carrerras (2002), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1983, 1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) e Ramos (2005, 2012, 2013). Reconhecê-la em nosso cotidiano no exercício da docência, requer desconstruirmos verdades estanques e padronizantes para nos abrirmos ao que Paulo Freire nos provocou ao longo de suas obras e de sua vida: à abertura à diversidade e alteridade, à mudança, ao diálogo, a assumimos uma postura dialógica junto aos nossos pares em tempos de vida pessoal e profissional diferentes e diversos.

Palavras-chave: Integeracionalidade - Docência - Ciclo de vida profissional - Coeducação


INTERGERATIONALITY AND TEACHING: some reflections

Abstract: Intergenerationality is present within the scope of systematic and unsystematic educational spaces., especially in relations between students and teachers. However, in this article, we turn to its recognition of relations
between teachers in different phases of their professional life cycle. We start by understanding the term generation to relate intergenerationality to the styles of knowledge transmission, in peaceful or conflictive coexistence, in professional identity construction of teachers. Our base is in the productions of Claudine Attias-Donfut (1988), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) and Ramos (2014). Recognizing it in our daily teaching practice requires deconstruction of watertight and staunch truths in order to open ourselves up to what Paulo Freire has provoked throughout his works and his life: to dialogue, take a dialogical stance with our peers at differentl and diverse times in personal and professional liveslife.

Keywords: Intergenerationality. Teaching. Professional life cycle. Coeducation.

 


INTERGENERACIONALIDAD Y DOCENCIA: algunas reflexiones

Resumen: La integeracionalidad está presente en el ámbito de las áreas sistemáticas y no sistemáticas de educación, especialmente en las relaciones entre los estudiantes y profesores. Sin embargo, en este artículo, nos dirigimos a su reconocimiento en las relaciones entre los profesores de las diferentes fases del ciclo de vida profesional. Partimos de la comprensión del término generación para relacionar la integeracionalidad a las modalidades transmisión de saberes, en coexistencia pacífica o conflictiva, en la construcción de identidad profesional de los/ las docentes. Nos anclamos en las producciones de Claudine Attias-Donfut (1988), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) y Ramos (2014). Reconocerla en nuestra vida diaria, en la profesión docente, requiere que se deconstruya verdades cerradas y padronizantes para que se abra a lo que Paulo Freire provocó a lo largo de sus obras y su vida: al diálogo, a asumir un enfoque dialógico con nuestros pares en el tiempo la vida personal y profesional diferente y diversa.

Palabras clave: Integeracionalidad. Docencia. Ciclo de Vida Profesional. Coeducación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iran de Maria Leitão Nunes, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora Doutora da Universidade Federal do Maranhão.

Maria Natália Pereira Ramos, Universidade Aberta de Lisboa.

Professora Doutora da Universidade Aberta de Lisboa.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

Nunes, I. de M. L., & Ramos, M. N. P. (2017). INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões. Cadernos De Pesquisa, 23, 57–66. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p57-66

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5