APRENDER E ENSINAR GEOGRAFIA MEDIADA POR UMA JORNADA GEOGRÁFICA LITORÂNEA

Autores

  • Alexandre Vítor de Lima Fonsêca Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Karen Sheron Bezerra Fonsêca
  • Kenneth Sebastian Bezerra Fonsêca

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n3p113-122

Palavras-chave:

Recurso didático. Trilhas. Linguagens. Ensino. Geografia.

Resumo

  

O presente artigo reflete sobre a prática de ensino e o uso de uma trilha, denominada Jornada Geográfica Litorânea, como recurso didático voltado ao ensino - aprendizagem de Geografia. O objetivo geral é resgatar a importância de se andar pelas praias, igarapés, mangues, caminhos, ruas, vielas, becos e avenidas das cidades litorâneas, percebendo-se as paisagens e discutindo-se com os discentes os itinerários trilhados no seu dia a dia como, por exemplo, o percurso casa-escola-casa, casa-igarapé-casa ou ainda casa-praia-casa, entre outros percursos, com trajetos pré-determinados e cartografados anteriormente. Para tanto, utiliza-se como metodologia o estudo do meio onde se busca discutir as trilhas como recurso didático em função de sua importância para o estudo geográfico, a partir do espaço vivido, e para a compreensão da realidade do ambiente fora da sala de aula, o que aguça a curiosidade em indagar os porquês dos fatos estudados, além de estimular a articulação entre teoria e prática em um processo dialético permanente, enfatizando os elementos da paisagem como procedimentos metodológicos e explorando os dados obtidos em campo através das linguagens gráfica, fotográfica, cartográfica e textual. Com os resultados alcançados, intenciona-se, sistematizar as linguagens e utiliza-la em sala de aula durante o ano letivo, com o intuito de valorizar a identidade cultural do educando associada ao lugar, por meio da percepção dos elementos da paisagem natural e humanizada, identificadas na interface continente/oceano.

Palavas-chave: Recurso didático. Trilhas. Linguagens. Ensino. Geografia.


LEARNING AND TEACHING GEOGRAPHY MEASURED BY A GEOGRAPHIC DAY

ABSTRACT: This article reflect on the practice of teaching and the use of a track called Geographical Coastal Day, as a pedagogical resource to teaching and learning Geography. The main objective is to restore the importance of walking on the beaches, streams, wetlands, roads, streets, lanes, alleys and avenues of coastal towns, understanding the landscapes and discussing with the students the itinerary routes in their day to day as, for example, the route home from to school, and school to home: home to creek and creek to home; or house to the beach and beach to home, among other routes, with predetermined and previously mapped paths. In order to achieve this, the environment study was the methodology in which we discuss the tracks as a teaching resource in the light of their importance for the study of geographical space from the living space, and the understanding of environmental reality outside the classroom, which excites the curiosity to ask the reasons of the studied facts, besides stimulating the relationship between theory and practice in a permanent dialectical process, emphasizing the landscape elements as instruments and exploring the data obtained in the field through the graphical, photographic, cartographic and textual languages. With the achieved results, it is intended to systematize those languages and use them in the classroom during the school year, in order to enhance the cultural identity of the student associated with the place, through the perception of landscape elements, identified in the continent/ocean interface.

Keywords: Teaching resource. Trails. Languages. Education. Geography.


APRENDER Y ENSEÑAR GEOGRAFIA MEDIADA POR UNA JORNADA GEOGRÁFICA LITORAL

RESUMEN: El presente artículo refleja sobre la práctica de enseñanza y el uso de una senda, denominada Jornada Geográfica Litoral, como recurso vuelto a la enseñanza-aprendizaje de Geografía. El objetivo general rescatar la importancia caminar por las palayas, arroyos y manglares, caminos, calles, callejón, calleja y avenidas de las ciudades del litoral, buscando los paisajes y discutiendo con los alumnos los itinerarios hechos diariamente como por ejemplo, el recurrido casa- escuela-casa, casa arroyo-casa o aún casa-playa-casa, entre otros recurridos, como trayectos pre determinados y cartografiados anteriormente. Por lo tanto, se utiliza como metodologia estúdio del médio donde se busca discutir las sendas como recurso didáctico en función de la importancia de estas para el estudio del espacio geográfico, a partir del espacio vivido, y para la comprensión de la realidad del ambiente fuera del espacio del aula, lo que estimula la curiosidad en investigar los porqués de los hechos estudiados, además de estimular la articulación entre teoría y práctica en un proceso dialéctico permanente, enfatizando los elementos del paisaje como procedimientos metodológicos y explotando los datos obtenidos en el campo a través de los lenguajes gráficos, fotográfico, cartográfica y textual. Com los resultados alcanzado se pretende sistematizar. Se busca, por fin, sistematizar esos lenguajes y utilizarla en el aula en las clases durante todo el año, con la intención de valorar la identidad cultural de los alumnos asociado a su lugar de origen a través de la percepción de los elementos del paisaje, natural y humanizada identificados en la interface continente/océano.

Palabas-clave: Recurso didáctico. Sendas. Lenguajes. Enseñanza, Geografía.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Vítor de Lima Fonsêca, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2013), Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2004), Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1995), Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência em Topografia, Cartografia Geral, Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Cartografia Escolar e Prática de Ensino de Geografia.

Karen Sheron Bezerra Fonsêca

Professora Doutora de Geografia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Timon. E-mail: 

Kenneth Sebastian Bezerra Fonsêca

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, atuou como aluno pesquisador no grupo de pesquisa Cultura Cientifica e Produção do Conhecimento Educacional. Atualmente exerce função de como Coordenador de Tutores pela Rede e-Tec Brasil e atua como pedagogo na coordenação de projetos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Técnologia, Campus São Luís -Maracanã. E-mail: 

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

FONSÊCA, Alexandre Vítor de Lima; FONSÊCA, Karen Sheron Bezerra; FONSÊCA, Kenneth Sebastian Bezerra.
APRENDER E ENSINAR GEOGRAFIA MEDIADA POR UMA JORNADA GEOGRÁFICA LITORÂNEA
. Cadernos de Pesquisa, v. 23, n. 3, p. 113–122, 31 Dez 2016Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 24 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos