DO CORPO À CORPOREIDADE: uma possibilidade educativa

Autores

  • Vickele Sobreira Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Vilma Lení Nista-Piccolo Universidade de Sorocaba (UNISO)
  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n3p68-77

Palavras-chave:

Corporeidade. Corpo. Educação.

Resumo

O corpo máquina que ultrapassa seus limites e não respeita seu ritmo face às necessidades vigentes na sociedade contemporânea, é, nesse texto, analisado à luz dos estudos da corporeidade. A Educação é concebida como meio pelo qual nos tornamos cognitivamente aptos para viver socialmente. As premissas que relacionam educação/corporeidade, aqui expostas, têm a intenção de propor mudanças na visão de um corpo estático, por um corpo ativo, dinâmico, mutável que se expressa e se manifesta em sua corporeidade. Educar numa perspectiva da corporeidade significa promover relações homem/mundo/sociedade/cultura. A educação pode ser o caminho para o ser humano dar mais sentido à vida. A ideia é que se possa perceber o corpo que expressa sua inteligibilidade, revelando a busca de sua transcendência.

Palavras-chave: Corporeidade. Corpo. Educação.

 

FROM BODY TO CORPOREALITY: an educational possibility

Abstract: The body machine that goes beyond its limits and does not respect its rhythm in the light of current needs in contemporary society is, in this text, analyzed in accordance with corporeality studies. Education is conceived as a means by which we become cognitively able to live socially. The assumptions relating education/corporeality , here exposed , aim at proposing changes in the vision of a static body, for an active, dynamic, changeable body, which is expressed and manifested in its corporeality . Educating in a corporeality perspective means promoting relations between man / world / society / culture. Education might be the way for humans to give more meaning to life. The idea presented is to allow realization of the body that expresses its intelligibility, revealing the search for its transcendence.

Keywords: Corporeality. Body. Education.

 

DEL CUERPO A LA CORPOREIDAD: una posibilidad educativa

Resumen: El cuerpo máquina ultrapasa sus límites y no respecta su ritmo delante a las necesidades vigentes en la sociedad contemporánea es, en este texto, analizado a la luz de los estudios de la corporeidad. La educación es concebida como medio por lo cual nos convertimos cognitivamente aptos a vivir socialmente. Las premisas que relacionan educación/ corporeidad, aquí expuestas, tienen la intención de proponer cambios en la visión de un cuerpo estático, por un cuerpo activo, dinámico, mutable que se expresa y se manifiesta en su corporeidad. Educar en una perspectiva de la corporeidad significa promover relaciones hombre/ mundo/ sociedad/ cultura. La educación puede ser el camino para el ser humano dar más sentido a la vida. La idea presentada es percibir el cuerpo que expresa su inteligibilidad, relevando la busca de su transcendencia.

Palabras clave: Corporeidad. Cuerpo. Educación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vickele Sobreira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professora Mestre da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Uberlândia, MG - Brasil.

Vilma Lení Nista-Piccolo, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Professora Doutora da Universidade de Sorocaba (UNISO).

Sorocaba, SP – Brasil.

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Professor Doutor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Uberaba, MG – Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

SOBREIRA, Vickele; NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; MOREIRA, Wagner Wey.
DO CORPO À CORPOREIDADE: uma possibilidade educativa
. Cadernos de Pesquisa, v. 23, n. 3, p. 68–77, 31 Dez 2016 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5799. Acesso em: 18 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos