CONDIÇÕES E MODOS DE PARTICIPAÇÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n2p58-72Palavras-chave:
Educação Especial. Políticas de Educação Inclusiva. Práticas Escolares. Trabalho Pedagógico. Deficiência Múltipla.Resumo
Tomando como base os princípios teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial a gênese social e o caráter mediado das funções psicológicas, esse artigo tem como objetivo problematizar as condições, os modos de participação e as possibilidades de inserção de um aluno com deficiência múltipla nas práticas escolares de uma escola de ensino fundamental. Inserido em um projeto coletivo de pesquisa, cuja inspiração era o enfoque metodológico da etnografia e da análise microgenética, o trabalho de campo foi desenvolvido ao longo de 2 anos, junto a um aluno com deficiência múltipla. Para registro da pesquisa de campo foram utilizados diário de campo e videogravações. As nossas análises evidenciaram a precariedade das condições sociais e institucionais para sustentar a participação do aluno com deficiência múltipla nas práticas educacionais. Em contraponto, quando diante de situações que potencializaram a mediação pedagógica, se explicitaram possibilidades de participação desse aluno no contexto escolar, mesmo que distantes do esperado para um aluno de quinto ano. O argumento que asseguramos a partir dessas discussões é que as condições escolares incidem na produção das relações de ensino e se tornam condição de desenvolvimento humano. Portanto, em defesa da educação dos alunos com deficiência sob a responsabilidade do Estado, faz-se imprescindível rever as diretrizes políticas de Educação Básica e Especial tendo como suporte a forma como essas vêm se materializando no cotidiano das escolas brasileiras, a fim de viabilizar o pleno desenvolvimento humano da pessoa com deficiência.
Palavras-chave: Educação Especial. Políticas de Educação Inclusiva. Práticas Escolares. Trabalho Pedagógico. Deficiência Múltipla.
CONDITIONS AND MODES OF PARTICIPATION OF A STUDENT WITH MULTIPLE DISABILITIES IN THE ELEMENTARY SCHOOL ROUTINE
Abstract: Using theoretical and methodological principles of a historical-cultural perspective of human development, particularly, social genesis and the mediated character of psychological functions, this article analyzes the conditions, modes of participation and the possibilities of integration of a student with multiple disabilities in the educational practices of an elementary school. Inserted into a collective research project that had, as its inspiration, the methodology of ethnography and microgenetic analysis, this field work experience was developed during a period of two years with a student with multiple disabilities. To register the field experience we used a field journal and video recordings. Our analyses showed the precariousness of social and institutional conditions in sustaining participation of a student with multiple disabilities in educational practices. In contrast, when faced with situations where there was a greater effectiveness of pedagogical mediation, there were possibilities for the student to participate in the educational context, even if the student’s performance was distant from what is expected of a fifth grader. The argument that we put forth from these discussions is that educational conditions affects the production of educational relationships and become a condition for human development. Therefore, in defense of education for students with multiple disabilities under the responsibility of the State, it is necessary to rethink the political guidelines of primary, secondary and special needs education, basing oneself on the way this has materialized in the day to day routine of Brazilian schools so that the full human development of people with multiple disabilities can be enabled.
Keywords: Special education. Policies for inclusive education. Educational practices. Pedagogical work. Multiple deficiencie.
CONDICIONES Y FORMAS DE PARTICIPACIÓN DE UN ALUMNO CON CAPACIDADES ESPECIALES EN EL COTIDIANO ESCOLAR DE LA EDUCACIÓN PRIMARIA
Resumen: Este artículo tiene como objetivo problematizar las condiciones, las formas de participación y las posibilidades de inserción de un alumno con capacidades especiales en las prácticas escolares de una escuela de Educación Primaria, sobre la base de los principios teórico-metodológicos de la perspectiva histórico-cultural del desarrollo humano, especialmente la génesis social y el carácter mediado por las funciones psicológicas. Situado dentro de un proyecto colectivo de investigación, cuya inspiración fue el enfoque metodológico de la etnografía y del análisis microgenético, el trabajo de campo fue desarrollado a lo largo de dos años junto a un alumno con capacidades especiales. Para registrar la investigación de campo, se utilizó un diario de campo y grabaciones de vídeo. Los análisis realizados evidenciaron la precariedad de las condiciones sociales e institucionales para mantener la participación del alumno con capacidades especiales en las prácticas educacionales. En cambio, frente a situaciones que potencializan la mediación pedagógica se percibieron posibilidades de participación de ese alumno en el contexto escolar, aunque lejos de lo esperado para un alumno de quinto grado. El argumento que se plantea a partir de esas discusiones es que las condiciones escolares inciden en la producción de las relaciones de la enseñanza y se tornan una condición del desarrollo humano. Por lo tanto, en defensa de la educación de los alumnos con capacidades especiales bajo la responsabilidad del gobierno, se hace imprescindible revisar las directrices políticas de la Educación Básica y Especial, basándose en la forma de cómo estas se materializan en el cotidiano de las escuelas brasileñas, con el objetivo de permitir el pleno desarrollo humano de personas con capacidades especiales.
Palabras clave: Educación Especial. Políticas de Educación Inclusiva. Prácticas Escolares. Trabajo Pedagógico. Capacidades Especiales.
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