A CAPES E A REGULAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n3.p.87-99Palavras-chave:
Formação de Professores. Educação Básica. Regulação de Política Educacional.Resumo
Este artigo tem como foco principal a formação de professores que no âmbito da política educacional no Brasil se destaca como uma condição para enfrentar os vários problemas que afetam a Educação Básica. Mostra que nesse empreendimento a CAPES assume papel de relevo ao ser chamada pelo MEC para coordenar a estruturação de um sistema nacional de formação de professores, subsidiando-o na formulação de políticas e em atividades de suporte para a formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica. Analisa que a política empreendida, a partir de então, expressa em vários programas e cursos de formação, apresenta alguns pontos que a identificam e, também, a afastam de princípios defendidos pelos movimentos de educadores empenhados por uma formação de qualidade e de relevância social. O artigo aponta que as ações empreendidas no âmbito da política em curso regulada pela CAPES, apesar dos problemas que as atravessam, buscam responder à demanda de formação inicial e continuada de expressivo contingente de professores, notadamente em algumas regiões do País.
Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Básica. Regulação de Política Educacional.
CAPES AND THE REGULATION OF TEACHERS TRAINING FROM BASIC EDUCATION
Abstract: This article has as main focus teacher training that in the scope of educational policy in Brazil standsout as a condition for facing the various problems that affect the Basic Education. This shows that in this assetCAPES assumes a prominent role when it is called by MEC to coordinate the structure of national teacher trainingsystem, supporting it in policy-making and support activities for initial and continuous training of professionalfrom basic education. It analyzes that the undertaken policy, thereafter, expresses in various programs and trainingcourses, and presents some points that identify and also depart it from those principles defended by movements ofcommitted educators with a training of quality and social relevance. The article points that the undertaken actionsin the scope of ongoing policy regulated by CAPES despite the problems they go through, seek to respond for initialand continuous training of significant contingent of teachers, especially in some regions of the country.
Keywords: Teacher Training. Basic Education. Educational Policy Regulation.
LA CAPES Y LA REGLAMENTACIÓN DE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADODE LA EDUCACIÓN BÁSICA
Resumen: Este artículo tiene como foco principal la formación de profesorado que en el ámbito de la política educacionalen Brasil se destaca como una condición para enfrentar los varios problemas que afectan la EducaciónBásica. Muestra que en ese emprendimiento la CAPES (Coordinación de Perfeccionamiento de Personal) asumeun papel destacado al ser llamada por el Ministerio de la Educación (MEC) para coordinar la estructuración de unsistema nacional de formación del profesorado, subsidiándola en las formulaciones de políticas y en actividadesde soporte para la formación inicial y continuada de profesionales de la Educación Básica. Analiza que la políticaemprendida, a partir de entonces, expresa en varios programas y cursos de formación, presenta algunos puntosque la identifican y, también, la alejan de principios defendidos por los movimientos de educadores empeñados poruna formación de calidad y de relevancia social. El artículo apunta que las acciones emprendidas en el ámbito dela política en curso regulada por la CAPES, a pesar de los problemas que las atraviesan, buscan responder a la demandade formación inicial y continuada de expresivo contingente de profesores, visiblemente en algunas regionesdel País.
Palabras clave: Formación del Profesorado. Educación Básica. Reglamentación de la Política Educacional.
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