A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA/CE
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n1.p.59-74Palavras-chave:
Trabalho e educação. Parceria público/privado. Políticas educacionais.Resumo
Esse artigo é parte da tese de doutorado cujo objetivo foi investigar a produção da atividade de estudocomo proceO estudo trata sobre as relações que se estabelecem entre o Trabalho e a Educação no contexto dasociedade dominada pelo capital, e as implicações destas relações no âmbito das instituições educacionais. Temcomo fonte empírica dez (10) escolas da rede pública estadual do Ceará, localizadas no município de Fortaleza, queassumem o compromisso de atender às determinações do Instituto Unibanco em nome da gestão eficiente, participativae com foco nos resultados positivos, por meio do Programa Jovem do Futuro. Trata-se de uma pesquisacom abordagem qualitativa, que utilizou como instrumentos, documentos e entrevistas semiestruturadas com professoresgestores das escolas e estudantes. Concluiu que as parcerias com os institutos privados e outros órgãosexternos às escolas reforçam e consolidam a relação entre trabalho e educação, no que diz respeito à lógica domercado e da meritocracia, ou seja, do trabalho estranhado.
Palavras-chave: Trabalho e educação. Parceria público/privado. Políticas educacionais.
THE RELATIONSHIP BETWEEN WORK AND EDUCATION AND THE IMPLICATIONSIN THE PUBLIC SCHOOLS OF FORTALEZA/CE
Abstract: The study deals with the relationships established between Labor and Education in the context of societydominated by capital, and the implications of these relationships within the educational institutions. The workhas like empirical source ten (10) schools in the public state of Ceará, located in Fortaleza, who commit to meetingcertain requirements of Instituto Unibanco in the name of efficient management, participatory and focused onpositive result through the Programa Jovem do Futuro. This is a research with qualitative approach, which used asinstruments, documents and semi-structured interviews with managers school teachers and students. Concludedthat partnerships of private institutes and of other external agencies with schools reinforce and consolidate the relationshipbetween work and education, with regard to the logico of the market and meritocracy, that is, the estrangedwork.
Keywords: Work and Education; Public / private partnership. Educational policies.
LA RELACIÓN ENTRE EL TRABAJO Y LA EDUCACIÓN Y LAS CONSECUENCIASEN EL CONTEXTO DE LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE FORTALEZA/CE
Resumen: El estudio se ocupa de las relaciones que se establecen entre el Trabajo y la Educación en el contextode la sociedad dominada por el capital, y las implicaciones de estas relaciones dentro de las instituciones educativas.Su fuente empírica son diez (10) escuelas públicas de Ceará, que se encuentra en Fortaleza, que se comprometena cumplir con ciertos requisitos del Instituto Unibanco en el nombre de eficiente, participativa y centrada en losresultados positivos a través del Programa Joven del Futuro. Se trata de una investigación con enfoque cualitativo,que utiliza como instrumentos, documentos y entrevistas semi estructuradas con profesores de las escuelas, los gerentesy los estudiantes. Concluyeron que las asociaciones con los institutos privados y otros organismos externos alas escuelas refuerzan y consolidan la relación entre el trabajo y la educación, con respecto a la lógica del mercadoy la meritocracia, es decir, el trabajo enajenado.
Palabras clave: Trabajo y educación. Asociación público/privado. Políticas educación.
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