GUIAS DE ORIENTAÇÃO PARA PAIS E/OU CUIDADORES CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA 1ª INFÂNCIA: opiniões sobre os benefícios

Autores

  • Silvana Maria Moura da Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n2.p.67-82

Palavras-chave:

Deficiência visual. Primeira infância. Orientações. Estimulação. Benefícios. Família.

Resumo

Os pais e/ou cuidadores são as pessoas que cuidam, interagem e mantêm vínculo afetivo com as criançascom deficiência visual na 1ª infância. São os principais responsáveis por oportunidades estimuladoras, masnem sempre estão preparados para estimular o brincar de maneira eficiente, por essa razão esta pesquisa analisouos benefícios proporcionados pelos guias de orientação às crianças com deficiência visual na 1ª infância, aos seuspais e/ou cuidadores quando aplicados com elas nos ambientes familiares por esses genitores. Participaram doestudo seis crianças com deficiência visual que estavam na 1ª infância e nove pais e/ou cuidadores dessas crianças.Foram aplicados testes de acuidade visual e da sensibilidade aos contrastes que mostraram a melhora daacuidade visual e a sensibilidade ao contraste, em alguns casos; em outros casos, houve a aquisição de habilidadesde locomoção e equilíbrio dinâmico, o aumento da percepção luminosa, a redução do nistagmo e dos movimentosestereotipados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com pais e/ou cuidadores que destacaram algunsbenefícios gerados às crianças, após a aplicação das orientações, tais como: o aumento da movimentação, amelhora da acuidade visual, a busca e preensão de objetos utilizando a visão. O estudo revelou também que, paraos pais e/ou cuidadores, os benefícios compreenderam desde a importância de saber lidar com as crianças, até aimportância de saberem utilizar brinquedos de cores fortes e com contrastes, para estimulação visual e preensãoda criança. A pesquisa apontou que as orientações minimizaram atrasos no desenvolvimento motor e visual dascrianças, beneficiando a independência e a autonomia delas. Além disso, mostrou que os pais e/ou cuidadores sentiram-se instrumentalizados apromover avanços no desenvolvimento infantil, a conhecerem as potencialidades dassuas crianças, as peculiaridades do desenvolvimento delas, além de reconhecerem a importância da estimulaçãodestas crianças para a independência e a autonomia infantil delas.

Palavras-chave: Deficiência visual. Primeira infância. Orientações. Estimulação. Benefícios. Família.

 

GUIDELINE FOR PARENTS AND/OR CARERS OF CHILDREN WITH VISUAL IMPAIRMENTIN EARLY CHILDHOOD: opinions about the benefits

Abstract: Parents and / or caregivers are people who care, interact and maintains an affective bond with childrenwith visual impairment in childhood 1st. They are primarily responsible for stimulating opportunities, but are not alwaysprepared to stimulate play efficiently, therefore this research examined the benefits provided by the guides oforientation to children with visual impairment in the 1st childhood, their parents and / or caregivers when applied bythese parents in family environments. The participants were six children with visual impairments who were in childhood1st and nine parents and / or caregivers these childrens. Visual acuity and contrast sensitivity tests showedimprovement in visual acuity and contrast sensitivity, when were applied in some cases; in other cases, there acquiringskills of movement and dynamic equilibrium, the increase in light perception, the reduction of nystagmus andstereotyped moviments. Semi-structured interviews were conducted with parents and / or caregivers that highlightedsome benefits to children, after application of the guidelines, such as: increased handling, improvement of visualacuity, search and hold of the objects using vision.The study also revealed that for the parents and / or caregivers,the benefits were in the sense of relating to children and to know the importance of using strong colors and toys withcontrastes for hold visual stimulation.The survey indicated that the guidelines minimizes delays in motor and visualdevelopment of children, benefiting the independence and autonomy of them. Moreover, it showed that parents and/ or caregivers felt exploited to promote advances in child development to know the potential of their children, the peculiaritiesof their development and acknowledgment the importance of incentive of these children for independenceand autonomy.

Keywords: Visual disabilities. Early childhood. Guidelines. Incentive. Benefits. Family.

 

GUÍAS DE ORIENTACIÓN PARA PADRES Y/O CUIDADORES DE NIÑOS CONDÉFICIT VISUAL EN LA 1ª INFANCIA: opiniones sobre los beneficios

Resumen: Los padres y / o cuidadores son personas que se preocupan, interactúan y mantienen un vínculo afectivocon los niños con discapacidad visual en la primera infancia. En este contexto, son los principales responsablesde la estimulación de las oportunidades, pero no siempre están preparados para estimular el juego de maneraeficiente, por lo tanto, esta investigación examinó los beneficios proporcionados por las guías de orientación paraniños con discapacidad visual en la primera infancia, de sus padres y / o cuidadores cuando se aplica a ellos porestos padres en ambientes familiares. Los participantes fueron seis niños con impedimentos visuales que estabanen primera nueve hijos y los padres y / o cuidadores de estos niños. En la pesquisa fueran aplicados pruebas de laagudeza visual y sensibilidad a los contrastes que mostrarán una mejoría en la agudeza visual y la sensibilidad alcontraste en algunos casos; en otros casos, hubo la adquisición de habilidades de movimiento y equilibrio dinámico,el aumento de la percepción de la luz, la reducción del nistagmo y de los comportamientos estereotipados. Hubo lasentrevistas semiestructuradas con los padres y / o cuidadores que destacaron algunos beneficios generados en losniños, después de la aplicación de las directrices, tales como: aumento de los movimientos, mejora de la agudezavisual, buscar y mantenga de los objetos utilizando la visión. El estudio también reveló que, para los padres y / ocuidadores, con los beneficios se dieron cuenta de la importancia de saber cómo tratar con los niños hasta quesepan la importancia de utilizar los juguetes con colores fuertes y contrastes para la estimulación visual y retencióninfantil. La encuesta indicó que las directrices minimizan los retrasos en el desarrollo motor y visual de los niños, enbeneficio de la independencia y autonomía de los mismos. Además, se mostró que los padres y / o cuidadores sesentían instrumentalizados para promover avances en el desarrollo del niño, a conocer el potencial de sus hijos, laspeculiaridades de su desarrollo, y reconocer la importancia de la estimulación de estos niños por la independenciay autonomía infantil de ellos.

Palabras clave: Discapacidad visual. Primera infancia. Orientaciones. Estimulación. Beneficios. Familia.

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Biografia do Autor

Silvana Maria Moura da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui Pós-Doutorado pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (2009). Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994). Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA (1987). Professora Associada Nível III do Departamento de Educação Física da UFMA. Professora e Orientadora no Mestrado em Educação da UFMA. Atua nos seguintes temas: Brinquedoteca Hospitalar, Educação Física Hospitalar (Terapia para Enfermos Especiais), Educação Física Adaptada, Primeira infância, Estimulação Precoce, Deficiência Visual.

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui Formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, surdocegueira, deficiência visual, deficiência mental, deficiência múltipla e educação de surdos.

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Publicado

2014-06-26

Como Citar

SILVA, Silvana Maria Moura da; COSTA, Maria da Piedade Resende da.
GUIAS DE ORIENTAÇÃO PARA PAIS E/OU CUIDADORES CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA 1ª INFÂNCIA: opiniões sobre os benefícios
. Cadernos de Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 67–82, 26 Jun 2014Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos