PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

  • Leila Adriana Baptaglin Universidade Federal da Santa Maria - UFSM
  • Doris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal da Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n2.p.52-66

Palavras-chave:

Aprendizagem da Docência. Educação Profissional. Cursos Técnicos. Narrativa Sociocultural.

Resumo

Este estudo objetiva aprofundar a discussão da cultura escolar como uma dimensão da aprendizagemda docência dos professores que trabalham nos cursos de Ensino Médio Integrado. A metodologia utilizada é denatureza qualitativa, com abordagem narrativa sociocultural. Tomamos por base, para a discussão da narrativa socioculturalos estudos de Vygotski (1995, 2003, 2007). Para a discussão da aprendizagem da docência nos cursostécnicos de Ensino Médio integrado utilizamos os estudos de Forquin (1993) e Julia (2001). Nesta perspectiva, apartir da análise das narrativas docentes evidenciamos as dimensões da cultura escolar e da cultura docente comoconstituintes da Aprendizagem da docência. Neste ensaio procuramos aprofundar as discussões relativas à culturaescolar destacando seus eixos articuladores e elementos categoriais. Assim, é possível constatar, com base nasnarrativas, a existência de um habitus docente na cultura do professor que está constantemente problematizando ereorganizando a cultura escolar, consolidando a aprendizagem da docência.

Palavras-chave: Aprendizagem da Docência. Educação Profissional. Cursos Técnicos. Narrativa Sociocultural.

 

INVESTIGATIVE PATHWAYS LEARNING ABOUT TEACHING IN INTEGRATEDSECONDARY EDUCATION

Abstract: This issue aims to deepen the discussion of school culture as a dimension of teachers’ learning thatwork in integrated high school courses. The methodology is qualitative in nature with sociocultural narrative approach.We take a basis for discussion about sociocultural narrative, based on Vygotsky’s studies (1995, 2003,2007). For a discussion of learning in teaching technical courses in high school we used integrated studies Forquin(1993) and Julia (2001). In this perspective, from the narratives teachers evidenced dimensions of school culture andteaching culture as a constituent of Learning of teaching. In this essay we seek to deepen discussions on schoolculture emphasizing their axes articulators and categorical elements Thus, it can be understood throught the studyof the narratives the existence of a teacher habitus in the culture of the teacher who is constantly questioning andrearranging the school culture, consolidating the learning of teaching.

Keywords: Learning of teaching. Vocational Education. Technical courses. Sociocultural narrative.

 

PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DEL APRENDIZAJE DE LA DOCENCIAEN LA ENSEÑANZA MEDIA INTEGRADA

Resumen: Este estudio objetiva profundizar la discusión de la cultura escolar como una dimensión del aprendizajede la docencia de los profesores que trabajan en los cursos de enseñanza media integrada. La metodología utilizadaes de naturaleza cualitativa con abordaje narrativa sociocultural. Tomamos por base, para la discusión de la narrativasociocultural los estudios de Vygotski (1995, 2003, 2007). Para la discusión del aprendizaje de la docencia enlos cursos técnicos de enseñanza media integrada utilizamos los estudios de Forquin (1993) y Julia (2001). En estaperspectiva, a partir del análisis de las narrativas docentes evidenciamos las dimensiones de la cultura escolar yde la cultura docente como constituyentes del Aprendizaje de la Docencia. En este ensayo procuramos profundizarlas discusiones relativas a la cultura escolar destacando sus ejes articuladores y elementos categoriales. Así, esposible constatar, con base en las narrativas, la existencia de un habitus docente en la cultura del profesor que estáconstantemente problematizando y reorganizando la cultura escolar, consolidando el aprendizaje de la docencia.

Palabras clave: Aprendizaje de la Docencia. Educación Profesional. Cursos Técnicos. Narrativa Sociocultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal da Santa Maria - UFSM

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM (2011-2014). Mestre em Educação e, Mestre em Patrimônio Cultural ambos pela UFSM (2008-2010). Especialista em Gestão Educacional-UFSM (2007-2008). Graduada em Desenho e Plásticas- Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), Graduada em Desenho e Plásticas-Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Professora/pesquisadora Auxiliar 40hs DE do Curso de Artes Visuais/Licenciatura da UFRR. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Patrimonio Histórico, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, artes visuais, currículo, arte- educação e cultura.

 

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal da Santa Maria - UFSM

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), Especialista em Psicopedagogia Terapêutica pelo Centro de Estudos Médicos e Psicopedagógicos de Porto Alegre (1989), Mestrado em Educação (1995) e Doutorado em Educação (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A sua experiência em pesquisa é evidenciada a partir do estudo de temáticas como: formação inicial e continuada de professores, aprendizagem docente, construção do conhecimento pedagógico compartilhado, conhecimento compartilhado, leitura e escrita em diferentes níveis de ensino, cultura escrita na infância e na EJA, alfabetização, pedagogia universitária, professoralidade, gestão educacional entre outros temas no campo da formação para a docência.

Downloads

Publicado

2014-06-26

Como Citar

BAPTAGLIN, Leila Adriana; BOLZAN, Doris Pires Vargas.
PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
. Cadernos de Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 52–66, 26 Jun 2014Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 7 mai 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)