JUVENTUDE E CIDADANIA NO CONTEXTO DO PROJOVEM URBANO: repercussões na vida dos egressos

Autores

  • Edinólia Portela Gondim Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Lélia Cristina Silveira de Moraes Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n1.p.101-112

Palavras-chave:

ProJovem. Cidadania. Jovens egressos. Avaliação.

Resumo

Trata-se de um estudo comparativo com enfoque qualitativo, em que se discute as repercussões do ProJovem, enquanto política socioeducativa, na vida de jovens egressos desse programa a partir das finalidades ou dimensões que o estruturam. Apresenta como pergunta principal: Qual a diferença provocada pelo ProJovem na vida dos egressos desse programa, que residem em São Luís-MA? O trabalho
é fundamentado à luz do pensamento de Arendt (1992; 2007), Arroyo (2007), Silva (2008), Arretche, (2001) e Minayo (2005). Situa-se o ProJovem como uma política para juventude, discutindo-a em sua concepção e aportes teóricos. Pesquisa realizada no ano de 2010 com 154 sujeitos, sendo 74 egressos do programa e 80 não ingressantes, com idades, histórias e residências em contextos similares aos dos jovens egressos. Utilizou-se grupos focais e um grupo de controle como técnica e estratégia de pesquisa. Os resultados da pesquisa revelam que, a despeito das inúmeras variáveis contextuais, o ProJovem provocou diferença na vida dos egressos ludovicenses, apontando como aspecto mais acentuado a continuação dos estudos. Contudo, no referente à cidadania, o programa não a contemplou plenamente, embora tenha contribuído, em alguns casos, para reduzir o estado de vulnerabilidade dos beneficiários.

PALAVRAS-CHAVE: ProJovem. Cidadania. Jovens egressos. Avaliação.


YOUTH AND CITIZENSHIP IN THE CONTEXT OF URBAN PROJOVEM: repercussions in the life of graduates

ABSTRACT: This is a comparative study with qualitative approach, in which we discuss the repercussions of ProJovem while socio-educational policy in the lives of young graduates from this program and from the objectives or dimensions that structure it. It presents as a main question: What is the difference caused by ProJovem in the lives of graduates of this program that live in São Luís- MA? This work is based on the thoughts of Arendt (1992,2007), Arroyo (2007), Silva (2008), Arretche (2001) and Minayo (2005). ProJovem is known as a policy for young people, discussing it in its conception and theoretical aspects as well. This research was done in 2010 with 154 persons: 74 graduates from the program and 80  non graduates. Both students had in common their ages, stories and residences in similar context of the graduates. Focal group and control group were used as a technique and a research strategy. The results achieved from the research reveal that despite the numerous contextual variables, ProJovem caused a significant difference in the graduated students from São Luís. As a further and meaningful aspect, we point out that they continued their educational studies. However, regarding to citizenship, the program was not contemplated fully, even though, it has contributed in some cases to reduce the beneficiaries’ vulnerability status.

KEYWORDS: ProJovem. Citizenship. Young graduates. Evaluation.


JUVENTUD Y CIUDADANIA EN EL CONTEXTO DEL PROJOVEM URBANO: repercusiones en la vida de los egresos

RESUMEN: Se trata de un estudio comparativo con enfoque cualitativo, en que se discute las repercusiones
del ProJovem como política socioeducativa, en la vida de jóvenes egresos de ese programa a partir de las finalidades o dimensiones que lo estructuran. Presenta como pregunta principal: ¿Cuál la diferencia provocada por el ProJovem en la vida de los egresos de ese programa que residen en la ciudad de São Luís? El trabajo es fundamentado a la luz del pensamiento de Arendt (1992; 2007), Arroyo (2007), Silva (2008), Arretche, (2011) y Minayo (2005). Se sitúa el ProJovem como una política para juventud, discutiéndola
en su concepción y aportes teóricos. Investigación realizada en el año de 2010 con 154 sujetos, siendo 74 egresos del programa y 80 no ingresantes, con edades, historias y residencias en contextos similares a los de los jóvenes egresos. Se utilizó grupos focales y un grupo de control como técnica y estrategia de investigación. Los resultados de la investigación revelan que, con respeto de las innúmeras variables contextuales, el ProJovem provoque diferencia en la vida de los egresos de la ciudad de São Luís “ludovicenses”, apuntando como aspecto más acentuado la continuación de los estudios. Sin embargo, con lo que se refiere a la ciudadanía, el programa no la contempló plenamente, por más que haya contribuido, en algunos casos, para reducir el estado de vulnerabilidad de los beneficiarios.

PALABRAS CLAVE: ProJovem. Ciudadanía. Jóvenes egresos. Evaluación.

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Biografia do Autor

Edinólia Portela Gondim, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pedagoga Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia com estudos em Juventude, Cidadania e Avaliação de Políticas. Professora Adjunta do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão, atuando nas áreas de Formação do Educador e Educação de Jovens e Adultos com ênfase nos fundamentos e na política. Membro do grupo de pesquisa: Escola Trabalho e Formação Docente PPPG/UFMA. Coordenadora do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior-CEMES/UFMA, Assessora Pedagógica do Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial no Estado do Maranhão, Parecerista ad hoc da Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade da Universidade Federal da Bahia.

Lélia Cristina Silveira de Moraes, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2001) e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Maranhão, com atuação na graduação e pós-graduação em educação. Integra o fórum de editores de periódicos da área da educação. É editora da Revista Educação e Emancipação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA. Tem experiência na Área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, competências, educação profissional de nível técnico, formação docente, educação de jovens e adultos, gestão de sistemas educacionais e política educacional.

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Publicado

2014-08-31

Como Citar

GONDIM, Edinólia Portela; MORAES, Lélia Cristina Silveira de.
JUVENTUDE E CIDADANIA NO CONTEXTO DO PROJOVEM URBANO: repercussões na vida dos egressos
. Cadernos de Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 101–112, 31 Ago 2014Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos