O QUE PODE UMA DOCÊNCIA MENOR?

Autores

  • Angélica Vier Munhoz Centro Universitário UNIVATES
  • Fabiane Olegário Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n1.p.59-66

Palavras-chave:

Docência. Modelos. Diferença. Escola.

Resumo

O texto busca compreender a docência na contemporaneidade e os efeitos da visão empreendedora no espaço escolar, refletindo e dissertando sobre o tema. Ser empreendedor emerge como um discurso de verdade no mundo contemporâneo e institui um modelo ideal de docência a ser alcançado. Para isso, é necessário assumir riscos, ter ideias criativas, estar em constante formação, trabalhar em equipe, ser capaz de inovar, mostrar flexibilidade e ser proativo. De que modo o professor vem constituindo a sua prática pedagógica em meio a esses discursos? Quais as chances de resistência? Como escapar? Como produzir uma docência que recusa os modelos e afirma a diferença, ainda que haja sempre capturas? Enfim, o que pode uma docência que se deixa ser afetada pelos fluxos menores?

PALAVRAS-CHAVE: Docência. Modelos. Diferença. Escola.


WHAT CAN MINOR TEACHING DO?

ABSTRACT: This paper aims at understanding teachers in contemporaneity and the effects of an entrepreneurial
view on the school setting by reflecting and dissertating on this theme. Being an entrepreneur has both emerged as a discourse of truth in the contemporary world and instituted an ideal teaching model to be achieved. For this purpose, it is necessary to take risks, have creative ideas, be constantly educated, work in a team, be able to innovate, show flexibility and be proactive. How have teachers constituted their pedagogical practice among those discourses? What are their chances of resistance? How to escape? How to produce teachers that refuse models and affirm the difference, despite the existence of captures? Ultimately, what can teachers that let themselves be affected by minor flows do?

KEYWORDS: Teachers. Models. Difference. School.


¿QUÉ PUEDE HACER LA ENSEÑANZA MENOR?

RESUMEN: El texto busca comprender la docencia en la contemporaneidad y los efectos de la visión emprendedora
en la escuela, reflejando y disertando acerca del tema. Ser un emprendedor surge como un discurso de verdad en el mundo contemporáneo y establece un modelo ideal de docencia a alcanzarse. Para esto, es necesario tomar riesgos, tener ideas creativas, estar en constante capacitación, trabajar en equipo, ser capaz de innovar, demonstrar flexibilidad y pro actividad. ¿Cómo el profesor ha constituido su práctica pedagógica en medio a estos discursos?¿Cuáles son las posibilidades de resistencia?¿Cómo escapar?
Cómo producir una docencia que rechaza los modelos y afirma la diferencia, aunque haya existido siempre capturas? De este modo ¿qué poder tiene una docencia que se afecta por los flujos menores?

PALABRAS CLAVE: Docencia. Modelos. Diferencia. Escuela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Vier Munhoz, Centro Universitário UNIVATES

Possui graduação em Pedagogia pela PUCRS; especialização em Psicopedagogia Institucional pela UNISC; mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009 - Capes 6), com bolsa sanduiche Capes na Université Paris VIII (Vincennes Saint Denis), Departements de Arts, Philosophie et Esthétique. É professora titular do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas e do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino - Centro Universitário UNIVATES. Atua na área de educação com ênfase em estudos do currículo, pedagogias e diferenças, pensamento e aprendizagem, Filosofia da diferença.

Fabiane Olegário, Centro Universitário UNIVATES

Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul, bolsista da Capes durante o curso. Graduada em Pedagogia e Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Univates. Atuou na Educação Básica com a educação infantil e com as séries iniciais. Experiência na gestão escolar, como coordenadora pedagógica da Escola Pública. Tem interesse na filosofia da diferença de Gilles Deleuze, Michel Foucault e Friedrich Nietzsche, para pensar a Escola e as implicações históricas implicadas na constituição do sujeito. Coordena e participa de um grupo de estudos "O que pode a Educação?" vinculado ao Projeto de Extensão: Formação Pedagógica e Pensamento Nômade do curso de Pedagogia do Centro Universitário Univates, para acadêmicos dos cursos das Licenciaturas, Psicologia, egressos e professores da rede pública e privada de ensino. Professora da rede pública estadual. Atualmente trabalha no setor pedagógico da 3ª Coordenadoria Regional de Educação. Docente no curso de Pedagogia do Centro Universitário Univates. Coordenadora do Subprojeto Pedagogia PIBID ( Programa Institucional de Bolsas a Iniciação a Docência) no Centro Universitário Univates. Orientadora de TCC ( Trabalho de Conclusão de Curso) no curso de Pós-graduação Latu Sensu Orientação e Supervisão Escolar e Psicopedagogia Institucional da Aupex.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

MUNHOZ, Angélica Vier; OLEGÁRIO, Fabiane.
O QUE PODE UMA DOCÊNCIA MENOR?
. Cadernos de Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 59–66, 31 Ago 2014Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)