O PIBID NO BOJO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Josiane Lopes Medeiros Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Luciene Lima de Assis Pires Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n2.p.37-51

Palavras-chave:

PIBID. Políticas Educacionais. Formação de Professores. PNE.

Resumo

Este trabalho aborda as políticas educacionais para a formação de professores no Brasil desde o finaldo século XX, mais precisamente na década de 1990, verificando a propositura para a formação de professores.Em especial, analisam-se as implicações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) paraa formação docente. Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica e análise de legislações como a Constituição daRepública Federativa do Brasil; LDB nº 9.394/1996; Lei nº 10.172/2001; Plano de Desenvolvimento da Educação(PDE)/2007; Decreto nº Lei 6.094/2007; Plano de Ações Articuladas/2007 e o PIBID bem como o aporte teóricode Freitas (2002); Imbernón (2004); Saviani (2008, 2009, 2010) e Sheibe (2002). Verificou-se que as leis que regulamentama formação de professores no Brasil constituem processos de mudanças e descontinuidade, o PIBIDé compreendido pelas políticas públicas como forma de valorização docente e iniciativa para a formação inicial econtinuada, porém, a análise crítica é imprescindível à qualidade das ações, principalmente das ações educativas.Sendo assim, é importante uma avaliação atenta do PIBID e sua articulação com a valorização dos profissionais daeducação e proposição de novos rumos para a Educação Básica.

Palavras-chave: PIBID. Políticas Educacionais. Formação de Professores. PNE.

 

THE PIBID WITHIN THE SCOPE OF EDUCATIONAL POLICIES ON TEACHERTRAINING

Abstract: This paper discusses the educational policies for teacher training in Brazil since the late twentiethcentury, more precisely in the 1990s,analysing for the training of teachers. We analyze, in particular, the implicationsof the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship (Pibid) for teacher training. To do this, we performeda literature review and analysis of laws such as the Constitution of the Federative Republic of Brazil; LDB (BrazilianEducation Basic Tenets Law) 9.394/1996; Law 10.172/2001; Education Development Plan (PDE)/2007; Decree-law6.094/2007; Articulated Actions Plan/2007 and Pibid, as well as the theoretical bases of Freitas (2002); Imbernón(2004); Saviani (2008, 2009, 2010) e Sheibe (2002). It was found that the laws regulating the training of teachers inBrazil express processes of change and discontinuity, the Pibid is an public policy understood as a way of teacherappreciation and initiative for an education inicial and continuing; however, critical analysis is essential to the qualityof actions, mainly the educational actions. Therefore, it is important to assess carefully the Pibid as a whole and itsarticulation with the enhancement of the educational professionals, and propose new directions for basic education.

Keywords: Pibid. Educational policies. Teacher training. PNE.

 

EL PIBID EN EL CENTRO DE LAS POLÍTICAS EDUCACIONALES DE LA FORMACIÓNDE LOS PROFESORES

Resumen: Este trabajo aborda las políticas educacionales que contribuyen a la formación de los profesores enBrasil desde el final del siglo XX, más precisamente en la década de 1990, investigando la proposición en relación ala formación de profesores. En particular, se analiza las implicaciones del Programa Institucional de Beca a la Iniciaciónde la Docencia (PIBID) en la formación docente. Para tanto, se realizó una revisión bibliográfica y se ha hechoun análisis de leyes como: la Constitución de la República Federativa de Brasil; LDB 9.394/1996; Ley 10.172/2001;Plan de Desarrollo de la Educación (PDE)/2007; Decreto Ley 6.094/2007; Plan de Acciones Articuladas/2007 y elPIBID, habiendo tenido como contribución teórica: Freitas (2002); Imbernón (2004); Saviani (2008, 2009, 2010) ySheibe (2002). Se ha comprobado que las leyes que regulan la formación de los profesores en Brasil constituyenprocesos de cambios sin continuidad, el PIBID es comprendido por las políticas públicas como una manera devalorización docente y también una iniciativa para la formación inicial y continúa, sin embargo, un análisis críticoes imprescindible a la cualidad de las acciones, principalmente las acciones educativas. Así siendo, es importanteuna evaluación muy atenta del PIBID en su totalidad, especialmente su articulación respecto a la valorización delos profesionales de la educación así como su proposición en la dirección de los nuevos rumbos a la EducaciónBásica (en Brasil).

Palabras clave: PIBID. Políticas Educacionales. Formación de los Profesores. PNE

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Lopes Medeiros, Universidade Federal de Goiás - UFG

Mestranda em Educação pela UFG - Câmpus Jataí GO, possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade de Rio Verde, especialização em Psicopedagogia pelas FIJ - Faculdades Integradas de Jacarepaguá - RJ. Membro do Programa de Formação Continuada de Professores, membro da Comissão de Estágio de Cursos de Licenciatura, membro da Comissão dos Projetos Pedagógicos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do Câmpus Rio Verde e membro da Comissão Permanente de Assistência ao Educando.

Luciene Lima de Assis Pires, Universidade Federal de Goiás - UFG

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2005). Coordenadora operacional do DINTER em Educação entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e a Universidade Federal de Goiás e Coordenadora da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, no IFGCampus Jataí.

Downloads

Publicado

2014-06-26

Como Citar

MEDEIROS, Josiane Lopes; PIRES, Luciene Lima de Assis.
O PIBID NO BOJO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
. Cadernos de Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 37–51, 26 Jun 2014 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2571. Acesso em: 22 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos