Vulnerabilidade social e a exclusão digital no contexto do ensino remoto em escolas públicas de Ituiutaba/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.50

Palavras-chave:

Ensino remoto, exclusão digital, vulnerabilidade social

Resumo

A pesquisa teve como objetivo refletir sobre o ensino remoto emergencial na conjuntura da crise sanitária decorrente da Covid-19 no que concerne à vulnerabilidade social e à relação com a exclusão digital de alunos/as de três escolas públicas no município de Ituiutaba/MG nos anos de 2020 e 2021. Tal objetivo teve como ponto de partida demonstrar disparidades sociais existentes no Brasil, bem como as relacionadas à questão do acesso aos insumos tecnológicos e à falta de conhecimento sobre o uso pedagógico destes que, por sua vez, leva à invisibilidade de muitos alunos/as que ficam excluído/as das possibilidades de uso das tecnologias. Diante do exposto, o trabalho partiu da seguinte questão norteadora: de que forma o ensino remoto contribuiu para o aumento da exclusão digital de alunos em situação de vulnerabilidade social de escolas públicas no município de Ituiutaba/MG? Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, documental e empírico. Os resultados apontam que a oferta do ensino remoto no município de Ituiutaba agravou o problema de exclusão de alunos em situação de vulnerabilidade visto que grande parte deles não tinha acesso à rede de internet, condições socioeconômicas para acesso às tecnologias digitais e tampouco
conhecimento pedagógico para utilizá-las, o que ampliou as desigualdades educacionais para esse público. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klívia de Cássia Silva Nunes, Universidade Federal Uberlândia

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2000). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Professora de graduação da Universidade Federal Uberlândia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo/UFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação e Marxismo/UFT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação no Campo. Atua nos seguintes temas: Políticas Públicas para Educação, Teorias Pedagógicas, Práticas Educacionais e Escolas Multisseriadas.

Raquel Aparecida Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), mestrado em Educação com pesquisa na linha de políticas e gestão da educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2007) e doutorado em Educação, com pesquisa na linha de politicas e gestão da educação pela Universidade de Brasília (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, atuando no curso de Pedagogia e Licenciaturas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas linhas: políticas e gestão da educação; estágio supervisionado, didática, formação de professor, educação superior, EaD, educação e tecnologias.

Referências

ALMEIDA, Lília Bilati de et al. O retrato da exclusão digital na sociedade brasileira. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. vol. 2, nº 1, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.

org/articulo.oa?id=203219589005. Acesso em: 18 de jan. 2023.

BRASIL. Pesquisa revela dados sobre tecnologias nas escolas. 2021. Disponível em: https://www.

gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/pesquisa-revela-dados-sobre-tecnologias-nas-

-escolas. Acesso em: 10 de jan. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica 2023 : resumo técnico [recurso eletrônico] – Brasília : Inep, 2023. Disponível em: https://

www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/mec-e-inep-divulgam-resultados-do-censo-

-escolar-2023. Acessado em: 08 de jul. 2024.

BRASIL. Portal do MEC. Bolsonaro assina projeto que regulamenta educação domiciliar Portal de

notícia do Mec. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/educacao-domiciliar.

Acesso em: 10 de jan. 2023.

COSTA, Marco Aurélio et al. Vulnerabilidade Social no BRASIL: conceitos, métodos e primeiros

resultados para municípios e regiões. Texto para discussão / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Rio de Janeiro: Ipea, 2018.

CGI.br, Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa TIC Domicílios 2019. Disponível em: https://

cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 28 de fev. de 2024.

FILIPPE, Marina. Abismo digital: só 20% dos brasileiros têm internet de qualidade.Revista Exame.

de marco de 2022. Disponível em: https://exame.com/esg/abismo-digital-so-20-dos-brasileiros-

-tem-internet-de-qualidade/. Acesso em 20 mar. 2024.

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Perda de aprendizado no Brasil durante a pandemia de covid-19 e o

avanço da desigualdade educacional. São Paulo; 2020. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/

storage/materials/e828oun5zDAh6bqCMcplmqKz1VsD5Tr3jTgecYXd.pdf. Acesso em: 18 de jan. 2023.

FONSECA, Anna Cristina Cardozo da. Portal QEdu: um estudo de caso. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Franca, 22 a 24 de

setembro de 2014. Disponível em: https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/-planejamentoeanalisedepoliticaspublicas/isippedes/anna-cristina-cardozo-da-fonseca.pdf. Acesso em: 25 de jan. 2024.

GARCIA, Tânia Cristina Meira, et al. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. Cadernos de Ensino Mediados por TIC. Natal, SEDIS/UFRN, 2020. Disponível em:

https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/29767/1/ENSINO%20REMOTO%20EMERGENCIAL_proposta_de_design_organizacao_aulas.pdf. Acesso em: 10 de dez. 2023.

GEMAQUE, Adrimauro. A pandemia agravou a desigualdade de renda e a pobreza no Brasil. EcoDebate, 21/05/2021. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2021/05/21/a-pandemia-agravou-a-desigualdade-de-renda-e-a-pobreza-no-brasil/. Acesso em: 18 de jan. 2023.

G1 Economia. Em 2019, Brasil tinha quase 40 milhões de pessoas sem acesso à internet, diz IBGE,

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/04/14/em-2019-brasil-tinha-quase-40-milhoes-de-pessoas-sem-acesso-a-internet-diz-ibge.ghtml. Acesso em: 18 de jan. 2023.

HODGES, Charles et al. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência.

Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia. 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/76704847/As_diferen%C3%A7as_entre_o_aprendizado_online_e_o_ensino_remoto_de_

emerg%C3%AAncia. Acesso em: 18 de nov. 2022. Se tratando de uma revista cientifica, necessita

de elementos como volume, numero, pagina.

ITUIUTABA. Decreto nº 9360, de 18 de março de 2020. Dispõe sobre medidas de prevenção ao contágio e contingenciamento, no âmbito do município de Ituiutaba, da pandemia de doença infecciosa viral

respiratória causada pelo agente Coronavirus COVID-19. Disponível em: https://www.ituiutaba.mg.

gov.br/temp/05012023130413arquivo_DecretoMunicipal_9360.pdf. Acesso em: 20 de out. de 2022.

ITUIUTABA. Portaria nº 182/2020. Dispõe sobre a implementação do regime especial de teletrabalho e do trabalho excepcionalmente presencial no âmbito das instituições públicas municipais de

educação para execução do regime especial de atividades não presenciais e dá outras providências. Disponível em: https://static-data.com.br/pmi/upload/educacao/portaria-n-1822020-aulas-nao-

-presenciais-covid-19.pdf. Acesso em: 23 de jul. de 2021.

MADEIRO, Carlos. Mais miséria, mais fome: dois milhões de famílias caíram na extrema pobreza

durante o governo Bolsonaro. UOL Noticias. Publicado em 26 de setembro de 2021. Disponível

em: https://noticias.uol.com.br/reportagens-especiais/mais-miseria-mais-fome/#cover. Acesso em:

de jul. de 2022.

MARCON, Karina. Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: que educação estmoms

praticando e para quem? Criar Educação. Criciúma, v. 9, nº2, Edição Especial 2020.– PPGE – UNESC

– ISSN 2317-2452. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/6047/5401.

Acesso em: 28 de abr. de 2022.

MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997.

MINAS GERAIS. Resolução SEE nº 4310/2020. Disponível em: https://www.uniapaemg.org.br/wp-content/uploads/2020/06/resoluc%CC%A7a%CC%83o-4310-de-2020.pdf. Acesso em: 20 de nov. de 2022.

MINAS GERAIS. DELIBERAÇÃO DO COMITÊ EXTRAORDINÁRIO COVID-19 Nº 1, DE 15 DE

MARÇO DE 2020. Dispõe sobre a suspensão das aulas nos estabelecimentos de ensino da rede

pública estadual.Disponível em: http://www.fazenda.mg.gov.br/coronavirus/instrumentos-normativos/DELIBERACAO-DO-COMITE-EXTRAORDINARIO-COVID-19-N-01-2020-15-de-marco-2020.

pdf Acesso em: 20 de nov. de 2022.

MINAS GERAIS. DELIBERAÇÃO DO COMITÊ EXTRAORDINÁRIO COVID-19 Nº 15, DE 20 DE

MARÇO DE 2020. Dispõe sobre a suspensão das atividades educacionais e dá outras providências.

Disponível em: http://www.fazenda.mg.gov.br/coronavirus/instrumentos-normativos/DELIBERACAO-DO-COMITE-EXTRAORDINARIO-COVID-19-N-15-DE-20-DE-MARCO-DE-2020.pdf Acesso

em: 20 de nov. de 2022.

MINAS GERAIS. DELIBERAÇÃO DO COMITÊ EXTRAORDINÁRIO COVID-19 Nº 18, DE 22 DE

MARÇO DE 2020. Disponível em: http://www.fazenda.mg.gov.br/coronavirus/instrumentos-normativos/DELIBERACAO-DO-COMITE-EXTRAORDINARIO-COVID-19-N-18-DE-22-DE-MARCO-

-DE-2020.pdf Acesso em: 20 de nov. de 2022.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. Decreto 113 de 12 de março de 2020. Declara

situação de emergência em Saúde Pública no Estado em razão de surto de doença respiratória.

Belo Horizonte, 2020.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Planos de Estudos Tutorados,

Disponível em: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/pets. Acesso em: 30 de nov. de 2020.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Resolução see nº 4310/2020: dispõe sobre

normas para a oferta de regime especial de atividades não presenciais. Cidade Administrativa:

abr.2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1g63RVYRMcGoYXQwnf35_Igup-X1axZBt/view. Acesso em: 03 de jan. de 2024.

MOREIRA, José António Marques et al. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020.

Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/9756/1/2020_Transitando%20de%20

um%20ensino%20remoto%20emergencial%20para%20uma%20educa%c3%a7%c3%a3o%20digital%20em%20rede%2c%20em%20tempos%20de%20pandemia.pdf. Acesso em: 20 de nov. de 2022.

NASCIMENTO, Paulo Meyer e et al. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Nota Técnica. IPEA / Diretoria de Estudos e Políticas Sociais, nº 88, agosto de 2020. Disponível

em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10228/1/NT_88_Disoc_AcesDomInternEnsinoRemoPandemia.pdf. Acesso em: 18 de jan. 2024.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; PEREIRA JUNIOR, Edmilson Antônio. Trabalho docente em tempos

de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 719-735, set./dez. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52006/2/trabalhodocenteemtemposdepandemia.pdf Acesso em: 20 de fev. 2024.

PEIXOTO, Joana; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. Tensões que marcam a inclusão digital por meio da educação no contexto de políticas neoliberais. Educativa. Goiânia, v. 20, n. 3, p.

-526, set./dez. 2017.

PWC/INSTITUTO LOCOMOTIVA. Abismo digital no Brasil. Disponível em: https://www.pwc.com.br/pt/estudos/preocupacoes-ceos/mais-temas/2022/o-abismo-digital-no-brasil.html. Acesso em: 3 de set. de 2022.

QEDU. ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR BIAS FORTES. Disponível em: https://novo.qedu.

org.br/escola/31196568-ee-governador-bias-fortes. Acesso em: 05 jan. de 2023.

QEDU. ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ALVARO BRANDAO DE ANDRADE. Disponível em:

https://novo.qedu.org.br/escola/31196657-ee-professor-alvaro-brandao-de-andrade/. Acesso em:

jan. de 2023.

QEDU. ESCOLA MUNICIPAL AURELIANO JOAQUIM DA SILVA. Disponível em: https://novo.qedu.

org.br/escola/31260011-escola-municipal-aureliano-joaquim-da-silva/ Acesso em: 05 jan. de 2023.

REGO, Walquiria Leão; PINZANI, Alessandro. Pobreza e cidadania. Módulo I. Curso de Especialização em Educação, pobreza e desigualdade social. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em: http://

catalogo.egpbf.mec.gov.br/. Acesso em: 25 out. de 2016.

RONDINI, Carina Alexandra; DUARTE, Cláudia dos Santos. PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO

REMOTO EMERGENCIAL: mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas - Educação, 10(1). Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57. Acesso em: 20 de jan. De 2023.

SAVIANI, Demerval. Como avançar? Desafios teóricos e políticos da pedagogia histórico–crítica

hoje. In: PASQUALINI, Juliana Campregher; TEIXEIRA, Lucas André; AGUDO, Marcela de Moraes

(Orgs.). Pedagogia histórico-crítica: legado e perspectivas (p. 235-255). Uberlândia, MG: Navegando Publicações, 2018.

UNICEF. 70% das crianças com 10 anos de idade encontram-se agora em situação de pobreza de

aprendizagem, incapazes de ler e compreender um texto simples. 2022. Disponível em: https://www.

unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/70-por-cento-das-criancas-com-10-anos-de-idade-encontram-se-agora-em-situacao-de-pobreza-de-aprendizagem. Acesso em: 18 de jan. de 2023.

UNICEF. Crianças de 6 a 10 anos são as mais afetadas pela exclusão escolar na pandemia, alertam UNICEF e Cenpec Educação. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/criancas-de-6-10-anos-sao-mais-afetadas-pela-exclusao-escolar-na-pandemia. Acessado em: 18 de jan. 2023.

UNICEF Brasil, Cenpec Educação. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil - Um alerta sobre os impactos da pandemia da covid-19 na Educação, abril de 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/

brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf. Acesso em: 16 de jan. de 2023.

XIMENES, Daniel de Aquino. Vulnerabilidade social. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade et al. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.

Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/vulnerabilidade-social/. Acesso em: 3 de jul. de 2022.

Downloads

Publicado

2024-09-17

Como Citar

NUNES, Klívia de Cássia Silva; SOUZA, Raquel Aparecida.
Vulnerabilidade social e a exclusão digital no contexto do ensino remoto em escolas públicas de Ituiutaba/MG
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–28, 17 Set 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23780. Acesso em: 19 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos