Repercussões formativas decorrentes do Residência Pedagógica para o desenvolvimento profissional docente em Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.45

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, desenvolvimento profissional docente, Educação Física escolar, trabalho pedagógico

Resumo

Trata-se de um estudo cujo objetivo foi verificar implicações formativas do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física em meio ao exercício da docência. A pesquisa, de natureza qualitativa e enfoque narrativo, contou com a participação de seis preceptores(as) atuantes na edição 2022/2024 do Programa. Para reunir os dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas orientadas por um tópico-guia. Em relação ao método, empregou-se a triangulação como perspectiva analítica. Constatou-se que o PRP contribuiu de modo significativo para o desenvolvimento profissional dos(as) docentes entrevistados(as). Superação de fragilidades formativas, desenvolvimento de reflexões epistemológicas e abertura a reelaborações no plano didático-metodológico possibilitaram-lhes (re) pensar a organização do trabalho pedagógico no âmbito da Educação Física escolar. Em outra direção, a finalização do Programa mostrou-se um obstáculo à continuidade das ações desenvolvidas e seus ciclos
temporais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Tüxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras

Graduado em Educação Física e Pedagogia, especialista em Pedagogia do Movimento, com Mestrado e Doutorado em Educação Escolar pela FCLAr-Unesp. No momento desenvolve estágio de Pós-Doutoramento em Educação junto a Faculdade de Educação da Unicamp. Realiza pesquisas com enfoques epistemológicos ao abrigo dos seguintes eixos temáticos: Formação e Desenvolvimento Profissional Docente; Teoria do Jogo, Memória (social) e Constituição da Cultura Lúdica; Infância(s) e Educação Infantil; e Pesquisas Históricas em Educação/Educação Física. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA) atua como docente no Departamento de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Educação da mesma instituição. Coordena o GEFORDEF - Grupo de Estudo/Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física.

Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, Universidade Federal de Lavras

Graduado em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1996), Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco-USF (2005) e Doutorado pela Universidade de São Paulo-USP (2010). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Lavras - UFLA, no Departamento de Educação Física, bem como no Programa de Pós-Graduação Scricto Sensu do Departamento de Educação. Integra o Grupo de Pesquisa " Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente" e o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física (GEFORDEF), ambos registrados no CNPq. 

Maurício Bronzatto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Salto

Possui graduação em Letras pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada (2001), em Pedagogia pela FAC São Roque (2011) e doutorado em Educação Escolar (Linha de pesquisa: Trabalho educativo: Fundamentos Psicológicos e Educação Especial) pela UNESP Araraquara (2010). Ingressou na docência em 2004 como professor de Língua Portuguesa para alunos do Ensino Fundamental da rede pública e, de 2005 a 2011, lecionou a mesma disciplina para alunos do Ensino Médio da rede privada. Professor universitário desde 2011 em instituições privadas com atuação em cursos de Pedagogia, Psicopedagogia, Administração e Direito, atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Salto, onde coordena o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Temas Transversais. Principais disciplinas desenvolvidas no ensino superior: Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Teorias da Aprendizagem, Teorias Curriculares, Gestão Escolar, Avaliação Educacional, História da Educação, Educação e Políticas Públicas, Didática, Ética, Saberes e Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Leitura e Produção Textual. Concentra sua produção de estudos, pesquisas e artigos acadêmicos na área da Psicologia Moral.

James Dean Prando Ribeiro, Colégio Salesiano - São Carlos

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Realiza o Mestrado em Educação na mesma instituição, na condição de aluno especial.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. R. Fac. Educ., São Paulo, v.22, n.2, p. 11-42, jul./dez. 1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33577. Acesso em 05 mai. 2024.

ANDRÉ, Marli (Org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/INEP/Comped, 2006.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Ofício de Mestre – Imagens e auto-imagens (7 ªed.). Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000.

AZEVEDO, Fernanda Tüxen; CARNEIRO, Kleber Tüxen; ASSIS, Orly Zucatto Mantovani de. Implicações da escolarização para formação docente: das (im)pertinências epistemológico-didáticas às experiências relativas aos saberes geométricos. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 23, n. 48, p. 01–34, 2023. DOI: 10.31496/rpd.v23i48.1532. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1532. Acesso em: 24 jun. 2024.

AYOUB, Eliana. Reflexões sobre a Educação Física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, n. supl.4, p. 53-60, 20 dez. 2001. DOI: 10.11606/issn.2594-5904.rpef.2001.139594. Disponível em: https://revistas.usp.br/rpef/article/view/139594. Acesso em: 24 jun. 2024.

BARREYRO, Gladys Beatriz. O discurso da qualidade da educação superior e seu desdobramento em políticas globais, regionais e nacionais. 2017, Tese (Livre Docência) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

BARONE, Thomas. et al. A future for teacher education: developing a strong sense of professionalism. In: SIKULA, John P.; BUTTEY, Thomas J.; GUYTON, Edith (Orgs.). Handbook of research on teacher education. New York: Macmillan, p. 1118-1149, 1996.

BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. In: BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BETTI, Mauro. Educação física escolar: ensino e pesquisa-ação. 2ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, v. 2, n. 1 (3), janeiro-julho, p. 68-80, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 06/2018 CAPES. Programa Residência Pedagógica. Brasília: CAPES, 2018. Disponível em: http://cfp.ufcg.edu.br/portal/images/conteudo/PROGRAMA_RESIDENCIA_PEDAGOGICA/DOCUMENTOS_E_PUBLICACOES/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf. Acesso em: 20 abr. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em 2 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=164841-rcp001-20&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em 20 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resumo técnico: resultados do índice de desenvolvimento da educação básica. Brasília: Deed, 2021. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/planilhas_para_download/2019/resumo_tecnico_ideb_2019_versao_preliminar.pdf. Acesso em: 22 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES). Portaria GAB Nº 82, de 26 de abril de 2022. Dispõe sobre o regulamento do Programa Residência Pedagógica – PRP. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_Portaria_1691648_SEI_CAPES___1689649___Portaria_GAB_82.pdf. Acesso em 27 mai. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES). Portaria Nº 90, de 25 de março de 2024 [2024a]. Dispõe sobre o regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID . Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=14542. Acesso em 25 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 4, de 29 de maio de 2024 [2024b]. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=258171-rcp004-24&category_slug=junho-2024&Itemid=30192. Acesso em 20 jun. 2024.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, Campinas, ano XIX, n. 48, p. 69-88, ago. 1999. https://doi.org/10.1590/S0101-32621999000100005

CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, Vera Maria. (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 51-68.

CARNEIRO, Kleber Tüxen; ASSIS, Eliasaf Rodrigues de; BRONZATTO, Maurício. Da necessidade à negação: a percepção da crise epistemológica na educação física a partir da compreensão docente. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 24, n. 4, p. 129-142, 2016. DOI: https://doi.org/10.31501/rbcm.v24i4.

CARNEIRO, Kleber Tüxen; SILVA, Bruno Adriano Rodrigues da; REIS, Fábio Pinto Gonçalves dos. As implicações do Programa de Residência Pedagógica para formação docente: das narrativas à (re)elaboração do trabalho pedagógico no ensino da Educação Física. Educação, [S. l.], v. 46, n. 1, p. e58/ 1–33, 2021. DOI: 10.5902/1984644442561. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/42561. Acesso em: 24 jun. 2024.

CARNEIRO, Kleber Tüxen; SILVA, Bruno Adriano Rodrigues da; REIS, Fábio Pinto Gonçalves dos. Experiências formativas advindas do programa residência pedagógica em uma universidade federal mineira. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 22, n. 47, p. 01–25, 2022. DOI: 10.31496/rpd.v22i47.1439. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1439. Acesso em: 24 jun. 2024.

CARNEIRO, Kleber Tuxen; REIS, Fábio Pinto Gonçalves dos; RIBEIRO, Jean Carlos Batista. O Programa Residência Pedagógica (2022/2023) sob a percepção de egressos(as) do curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade sul-mineira: implicações e dilemas formativos. Conexões, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023018, 2023.

CHARLOT, Bernard. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista da FAEEBA - Educação da Contemporaneidade. Salvador, v.17. n.30, p. 17-31. jul/dez 2008. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v17.n30

CHIZZOTTI, Antonio. A PESQUISA QUALITATIVA EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: EVOLUÇÃO E DESAFIOS. Revista Portuguesa de Educação, ano/vol. 16, número 002. Universidade do Minho Braga - Portugal, p. 221-236, 2003. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37416210"https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37416210. Acesso em: 24 jun. 2024.

COUTO, Ângela Maria Pinto. A Formação Inicial de Professores do Ensino Básico e a Geometria: Um estudo de dois casos. 2015. 395 f. Tese (Doutorado em Educação) - Departamento de Ciências da Educação e do Patrimônio, Universidade Portucalense, Porto, 2015.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. tradução Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CUNHA, Luiz Antônio. Desenvolvimento desigual e combinado no ensino superior estado e mercado. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, p. 795-817, out. 2004. https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000300008"https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000300008. Acesso em: 24 jun. 2024.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: questões e reflexões. Araras, SP: Topázio, 1999.

DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: Os desafios da aprendizagem permanente. Porto/PT: Porto Editora, 2001.

DELEUZE, Gilles. Espinosa – filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

DEMO, Pedro. Aprender bem/mal. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

DENZIN, Norman K. LINCOLN, Yvonna S. Handbook of qualitative research. 2. ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2000.

FARIA, Juliana Batista; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. R. Educ. Públ., Cuiabá , v. 28, n. 68, p. 333-356, maio 2019. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S223820972019000200333&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 24 jun. 2024. https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8393.

FERREIRA, Maria Angélica Martins; CARNEIRO, Kleber Tüxen. A (im)pertinência da avaliação da aprendizagem no processo de escolarização docente: entre o não mais e o ainda não. Devir Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e–708, 2023. DOI: 10.30905/rde.v7i1.708. Disponível em: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/708. Acesso em: 24 jun. 2024.

FLORES, Maria Assunção. Algumas Reflexões em Torno da Formação Inicial de Professores. Educação, v. 33, n. 3, 19 dez. 2010. [S. l.], v. 33, n. 3, 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8074. Acesso em: 24 jun. 2024.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Entre a lógica da formação e a lógica das práticas: a mediação dos saberes pedagógicos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 109-126, Apr. 2008. https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000100008. Acesso em: 24 jun. 2024.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, Paulo. “Política e educação”. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira. Em torno de uma educação menor: variáveis e variações. In: BRITO, Maria dos Remédios de; GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira. Filosofias da diferença e educação. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

GODTSFRIEDT, Jonas. CICLOS DE VIDA PROFISSIONAL NA CARREIRA DOCENTE: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Corpoconsciência, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 9-17, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3870.Acesso em: 25 jun. 2024.

GOMES, Romeu et al. Organização, processamento, análise e interpretação de dados: o desafio da triangulação. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Edinilsa Ramos de (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, p. 185-221, 2010.

GUSKEY, Thomas R. Evaluating professional development. Thousand Oaks: Corwin Press, 2000.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: Nóvoa, Antônio (Org.). Vida de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. IDEB por município. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2019/resultados/relatorio_de_resultados_do_saeb_2019_volume_3.pdf.

JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. A formação continuada de professores em centros e museus de ciências no Brasil. 2006. 302 f. Tese (Doutorado em educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

KIMURA, Patrícia Rodrigues de Oliveira et al. Caminhos da formação e profissionalização docente no Brasil: desafios e perspectivas na contemporaneidade. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 20, n. 1, p. 9-23, jan./jun. 2012. https://doi.org/10.17058/rea.v20i1.2547. Acesso em: 24 jun. 2024.

LELIS, Isabel Alice. Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico? Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, p. 43-58, abr. 2001. https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100004"https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100004. Acesso em: 24 jun. 2024.

LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 159, p. 38–62, 2016. https://doi.org/10.1590/198053143572. Acesso em: 24 jun. 2024.

LORTIE, Dan C. Schoolteacher: a sociological study. University of Chicago press, 1975.

LÜDKE, Hermengarda Alves Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 6ª ed. São Paulo: EPU, 1986.

LUDKE, Hermengarda Alves Menga; BOING, Luiz Alberto. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1159-1180, dez. 2004. https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000400005"https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000400005. Acesso em: 24 jun. 2024.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista Brasileira de Educação, 14(40), 95-106, 2009a. http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/130/217"http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/130/217. Acesso em: 24 jun. 2024.

MARCELO, Carlos. O conhecimento profissional do professor: formação e desenvolvimento profissional. 6ª ed. Porto: Porto Editora, 2009b.

MARIN, Alda Junqueira. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. In: Marin, Alda Junqueira. Textos de Alda Junqueira Marin, professora [recurso eletrônico]. - 1. ed. - Araraquara: Junqueira & Marin, 2019.

MARTINS, Cristina. O Desenvolvimento Profissional de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: contributos da participação num programa de formação continua em matemática. 606 f. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Lisboa-PT, 2011.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física, currículo e cultura. Editora Phorte. 2009.

NÓVOA, António. (org.). Profissão Professor. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 1995.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 2000.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. https://doi.org/10.1590/198053144843. Acesso em: 24 jun. 2024.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, n. spe_1, p. 17-35, 2010. https://www.scielo.br/j/er/a/8KJhphGKx8FRDKFHWkN6Yhs/. Acesso em: 24 jun. 2024.

PEREIRA, Álex Sousa; REIS, Fábio Pinto Gonçalves dos; CARNEIRO, Kleber Tüxen. OS SABERES RELATIVOS ÀS LUTAS/ARTES MARCIAIS NOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTRE AUSÊNCIAS E (IN)CONSISTÊNCIAS. Revista Didática Sistêmica, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 15–30, 2023. DOI: 10.14295/rds.v25i1.14949. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14949. Acesso em: 24 jun. 2024.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. In PIMENTA, Selma Garrido (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2008, p. 15-34.

PRIOSTE, Cláudia. Hipóteses docentes sobre o fracasso escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, e220336, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022020000100551&lng=en&nrm=iso. Acesso em 25 jun. 2024.

SACHS, Judyth. Aprender para melhorar ou melhorar a aprendizagem: o dilema do desenvolvimento profissional contínuo dos professores. In: FLORES, Maria; SIMÃO, Ana Margarida (Orgs.). Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores: contextos e perspectivas. Mangualde: Edições Pedago, 2009. p. 99-118.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández, LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SCHÖN, Donald Alan. La formación de profissionales reflexivos: hacia un nuevo diseño e la enseñanza y el aprendizage en las professiones. Barcelona: Paidós, 1987.

SOUZA, Maristela da Silva. Didática da Educação Física Escolar e o Processo Lógico de Apreensão do Saber. Movimento, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 181–199, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.3578. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3578. Acesso em: 26 jun. 2024.

SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de; MELO, Carlos Ian Bezerra de; PONTELLO, Luiza Santos; SILVA NETA, Maria de Lourdes da. A (re) constituição da identidade profissional de futuros professores de matemática no contexto da residência pedagógica. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, n. 4, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/58188. Acesso em: 24 jun. 2024.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , n. 13, p. 05-24, 2000. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000100002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 25 jun. 2024.

VALLE, Ione. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista brasileira de estudos pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 216, p. 178-187, mai./ ago., 2006. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.87i216.792

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 10ª ed. São Paulo: Libertad, 2002.

Downloads

Publicado

2024-09-17

Como Citar

CARNEIRO, Kleber Tüxen; REIS, Fábio Pinto Gonçalves dos; BRONZATTO, Maurício; RIBEIRO, James Dean Prando.
Repercussões formativas decorrentes do Residência Pedagógica para o desenvolvimento profissional docente em Educação Física
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–29, 17 Set 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23542. Acesso em: 19 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos