História do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.41

Palavras-chave:

História da enfermagem, educação em enfermagem, programas de graduação em enfermagem

Resumo

O estudo aborda a criação e implementação do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão em Imperatriz, Maranhão, proposto em 2006 para atender às necessidades dos profissionais na região. Utilizando uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete docentes, oito ex-alunos e um diretor da época. A análise dos dados revelou várias dificuldades na implantação do curso, incluindo falta de recursos estruturais e docentes, resultando em limitações de espaço e problemas no ensino teórico e prático nos primeiros anos. No entanto, os entrevistados reconhecem a importância do curso e seu impacto positivo na saúde local, regional e nacional. Apesar das adversidades iniciais, destacam-se os avanços conquistados, como um corpo docente qualificado e instalações adequadas. Os relatos coletados permitiram reconstruir a história do curso e evidenciaram a determinação de todos os envolvidos em superar os desafios e fortalecer sua identidade. Assim, a atual trajetória do curso reflete a perseverança na busca pela excelência e consolidação na área da saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda Marinho Silva Mendonça, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Curso de Enfermagem, Centro de Ciências de Imperatriz, Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, MA, Brasil.

Maria Neyrian de Fátima Fernandes, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Doutora. Professora. Curso de Enfermagem, Centro de Ciências de Imperatriz, Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, MA, Brasil. 

Marcela de Oliveira Feitosa, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Doutora. Professora. Curso de Enfermagem, Centro de Ciências de Imperatriz, Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, MA, Brasil.

Francisca Jacinta Feitoza de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Doutora. Professora. Curso de Enfermagem, Centro de Ciências de Imperatriz, Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, MA, Brasil.  

Referências

ANDRADE, Késia. Campus de Imperatriz forma 50 estudantes no primeiro semestre de 2011. 2011. Disponível em: https://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=11129. Acesso em: 30 out. 2011.

ASSUNÇÃO, Rosângela; OLIVEIRA, Ana Paula Rocha. Docentes em luta: a greve de docentes da UESPI em 2016. Vozes, Pretérito & Devir: Revista de história da UESPI, v. 11, n. 2, p. 237-252, 2020. Disponível em: http://revistavozes.uespi.br/ojs/index.php/revistavozes/article/view/283. Acesso em 13 set. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Almedina, 2015.

BRASIL; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial da União, p. 37-37, 2001.

CARDOSO, Fátima Aparecida; DYTZ, Jane Lynn Garrison. Criação e consolidação do curso de enfermagem na universidade de Brasília: uma história de tutela (1975-1986). Escola Anna Nery, v. 12, p. 251-257, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/jzFcm5y5hSK5NGrx7K8dkxD/?lang=pt&format=html. Acesso em: 12 nov. 2022.

DUARTE, Ana Paula Ramos Silva; VASCONCELOS, Maria Viviane Lisboa; SILVA, Sóstenes Ericson Vicente. A trajetória curricular da graduação em Enfermagem no Brasil. Revista Electronica de investigação e desenvolvimento, v. 1, n. 7, 2017. Disponível em: http://www.reid.ucm.ac.mz/index.php/reid/article/view/120. Acesso em: 12 nov. 2022.

ESTEVES, Larissa Sapucaia Ferreira, et al. Supervised internship in undergraduate education in nursing: integrative review. Revista brasileira de enfermagem, v. 71, p. 1740–1750, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0340. Acesso em: 26 abr. 2024.

FERREIRA, Paula Barreto; SURIANO, Maria Lúcia Fernandez; DOMENICO, Edvane Birelo Lopes. Contribuição da extensão universitária na formação de graduandos em Enfermagem. Revista Ciência em Extensão, v. 14, n. 3, p. 31-49, 2018. Disponível em: http://200.145.6.170/index.php/revista_proex/article/view/1874. Acesso em: 08 nov. 2022.

GEOVANINI, Telma et al. História da enfermagem: versöes e interpretaçöes. In: História da enfermagem: versöes e interpretações, 1995. p. 205-205. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-155928. Acesso em: 02 nov. 2022.

GIL, Meiriane Martins; BEZERRA, Rosana Mendes; DE ALMEIDA, Flávia Ferreira. A importância da utilização de laboratórios no curso de enfermagem. CIPEEX, v. 2, p. 1674-1680, 2018. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/CIPEEX/article/view/2752. Acesso em 13 set. 2022.

GUIRALDELLI, Reginaldo. Contribuições metodológicas da história oral para a pesquisa em serviço social. História oral, 13 de setembro de 2013. Disponível em: http://www.historiaoral.org.br/resources/anais/4/1369004525_ARQUIVO_CONTRIBUICOESMETODOLOGICASDAHISTORIAORALPARAAPESQUISAEMSS.pdf. Acesso em: 25 nov. 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Diretoria de Pesquisas. Coordenação de População e Indicadores Sociais. 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ma/imperatriz.html. Acesso em: 25 out. 2022.

KARIMI, Hosein; ALAVI, Negin Masoudi. Florence Nightingale: The Mother of Nursing. Nursing and Midwifery Studies, v. 4, n. 2, p. 29475, 27 jun. 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4557413/. Acesso em: 26 abr. 2024.

MARRAN, Ana Lúcia; LIMA, Paulo Gomes; BAGNATO, Maria Helena Salgado. As políticas educacionais e o estágio curricular supervisionado no curso de graduação em enfermagem. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v.13 n.1, p.89-108, jan/abr. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00025. Acesso em 27 set. 2022.

MOZZATO, Anelise Rebelato; GRZYBOVSKI, Denize. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, p. 731-747, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/YDnWhSkP3tzfXdb9YRLCPjn/?lang=pt. Acesso em: 12 nov. 2022.

NÚCLEO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CAMPUS DE IMPERATRIZ. Imperatriz, MA, c2016. Disponível em: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/iiKMAjTIhKtHXt8.pdf. Acesso em: 28 nov. 2022

PIRES, Polyane Alves. História: a motivação do aprender que vem da falta do saber. 2020. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de História, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021. Diponível em: http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2723/1/Polyane%20Alves%20Pires%20-%20Artigo.pdf. Acesso em: 04 out. 2022.

PADILHA, Maria Itayra Coelho de Souza; MANCIA, Joel Rolim. Florence Nightingale e as irmãs de caridade: revisitando a história. Revista brasileira de enfermagem, v. 58, p. 723-726, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/ssxh6MfGXgHZxVDpBYTjX9v/abstract/?lang=pt. Acesso em 11 set. 2022.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E TECNOLOGIA. PPGST/ CCIM. Maranhão, Imperatriz, MA, c2017. Dísponível em: https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/programa/apresentacao_stricto.jsf?lc=pt_BR&idPrograma=1461. Acesso em: 28 nov. 2022

RAFAEL, Eremita Val; LIMA, Rafael de Abreu; LOPES, Maria Lucia Holanda. Produção científica do Curso de Enfermagem da UFMA: 1986 a 2018. 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufma.br:8080/jspui/handle/123456789/994. Acesso em: 15 set. 2022.

SANTOS, Regina Maria dos et al. Circunstâncias de criação do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas: um estudo preliminar. Hist. enferm., Rev. eletronica, p. 69-94, 2010. Disponível em: http://www.here.abennacional.org.br/here/n1vol1ano1_artigo5.pdf. Acesso em 12 set. 2022.

SANTOS, Wender Ferreira; CRUZ, Keila Cristianne Trindade; FAUSTINO, Andréa Mathes. Curso de enfermagem da Universidade de Brasília: trajetória (1975-2015). História da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), v. 11, n. 2, p. 1-14, 2020. Disponível em: http://here.abennacional.org.br/here/v11/n2/a1.pdf. Acesso em 12 set. 2022.

SÁTYRO, Natália; SOARES, Serguei. A Infra-Estrutura das Escolas Brasileiras de Ensino Fundamental: Um Estudo com Base nos Censos Escolares de 1997 a 2005 . Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA, 2007. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/300/465. Acesso em: 14 nov. 2022.

SILVA, Aandressa Hennig; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de Conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, Campina Grande, v. 16, n. 2, p. 01-14, jan./jun. 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/230850796.pdf. Acesso em: 25 nov. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA). Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem de Imperatriz-MA. Maranhão, 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA). Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem de Imperatriz-MA. Maranhão, 2009.

VAZ, Francisca Lumara da Costa Dias; SILVA, Rosilda. Enfermagem maranhense: um recorte histórico. Hist. enferm., Rev. eletronica, p. 95-111, 2013. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-26794. Acesso em: 21 out. 2022.

Downloads

Publicado

2024-09-17

Como Citar

MENDONÇA, Brenda Marinho Silva; FERNANDES, Maria Neyrian de Fátima; FEITOSA, Marcela de Oliveira; OLIVEIRA, Francisca Jacinta Feitoza de.
História do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–23, 17 Set 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23480. Acesso em: 19 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos