Políticas municipais de Educação Especial em debate: o profissional de apoio escolar nos processos inclusivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.49

Palavras-chave:

profissional de apoio escolar, educação especial, atendimento educacional especializado, inclusão escolar, políticas municipais

Resumo

O tema central deste estudo é o profissional de apoio escolar previsto nas diretrizes nacionais da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva como um dos agentes de atuação nos processos escolares inclusivos. Investiga-se a regulamentação do profissional de apoio escolar nos 14 municípios que integram a Região Metropolitana da Serra Gaúcha (RMSG) no Rio Grande do Sul. A abordagem da pesquisa é qualitativa; envolveu estudos bibliográficos, documentais e de indicadores educacionais; e as análises foram construídas a partir de eixos temáticos: nomenclaturas, atribuições, formação e articulação dos profissionais de apoio com os docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Analisa-se que as nomenclaturas utilizadas para se referir a esses profissionais são diferentes em cada município; não há clareza quanto às suas atribuições e em relação à formação inicial e continuada a ser exigida como necessária ao cargo; há lacunas referentes à dimensão pedagógica envolvendo a articulação entre os profissionais especializados e de apoio escolar; observa-se uma tendência de maior contratação de profissionais de apoio escolar em vez de profissionais especializados em alguns contextos e, ainda, a ausência de ambos os profissionais nos municípios menos populosos, dificultando a consolidação das políticas municipais de Educação Especial. Faz-se necessária uma
regulamentação da identidade do profissional de apoio escolar em âmbito nacional como forma de assessoria técnica às políticas municipais de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Mross Sozo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Farroupilha

Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Farroupilha). Especialista em Educação Básica e Profissional e Licenciada em Matemática (IFRS - Campus Caxias do Sul). Professora de Educação Básica na Rede Pública do Estado do RS.

Clarissa Haas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestra em Educação (PPGEDU-UFRGS). Professora adjunta da área da Educação Especial na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU-UFRGS) e no Mestrado Profissional em Educação Básica no IFRS-Campus Farroupilha, RS. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE-UFRGS).

Referências

ATLAS SOCIOECONÔMICO. GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Demografia. Porto Alegre: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, 2022. Disponível em: https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/regiao-metropolitana-da-serra-gaucha. Acesso em: 5 abr. 2023.

BAPTISTA, Claudio Roberto. Política pública, educação especial e escolarização no Brasil. Educação e Pesquisa, v. 45, p. 01-19, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945217423. Acesso em: 3 jun. 2024.

BENTO GONÇALVES. Resolução CME nº 036, de 01 de outubro de 2015. Dispõe sobre as diretrizes para a modalidade de Educação Especial no Sistema Municipal de Ensino. Bento Gonçalves, RS: CME, 2015. Disponível em: https://bentogoncalves.atende.net/cidadao/pagina/atende.php?rot=1&aca=119&ajax=t&processo=downloadFile&file=860CE43F0F481326FBDD3DDF4ABC60F4A8434EDC&sistema=WPO&classe=UploadMidia. Acesso em: 3 jul. 2023.

BEZERRA, Giovani Ferreira. A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: a problemática do profissional de apoio à inclusão escolar como um de seus efeitos. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 26, n. 4, p. 673-688, out./dez., 2020a. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0184. Acesso em: 5 abr. 2023.

BEZERRA, Giovani Ferreira. O apoio pedagógico especializado em classe comum: o caso de Campo Grande – MS como metonímia da precarização na educação especial. Linguagens, Educação e Sociedade, n. 44, p. 186-214, 2020b. Disponível em: https://doi.org/10.26694/les.v0i44.10165. Acesso em: 5 abr. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 4 jul. 2022.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre o Direito das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, DF: Presidência da República, 2009a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 4 set. 2023.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 3 jun. 2024.

BRASIL. Decreto nº 8.368, de 02 de dezembro de 2014. Regulamenta a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília, DF: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/decreto/d8368.htm. Acesso em: 5 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 4 jun. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 5 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 5 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.683, de 19 de junho de 2018. Altera as Leis n º 13.089, de 12 de janeiro de 2015 (Estatuto da Metrópole), e 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Brasília, DF: Presidência da República, 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/Lei/L13683.htm#art1. Acesso em: 5 jun. 2023.

BRASIL. Nota Técnica nº 19, de 08 de setembro de 2010. Profissionais de apoio para alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento matriculados nas escolas comuns da rede pública de ensino. Brasília, DF: SEESP/GAB, 2010. Disponível em: https://lepedi-ufrrj.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Nota-t%C3%A9cnica-n%C2%BA.-19-Profissionais-de-apoio.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

BRASIL. Nota Técnica nº 24, de 21 de março de 2013. Orientação aos Sistemas de Ensino para a implementação da Lei nº 12.764/2012. Brasília, DF: MEC/SECADI/ DPEE, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13287-nt24-sistem-lei12764-2012&Itemid=30192. Acesso em: 20 jun. 2023.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 30, de 12 de setembro de 2000. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb030_00.pdf. Acesso em: 4 jun. 2023.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 6 jul. 2022.

BRASIL. Resolução nº 02, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF: MEC, CNE/CEB, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao2.pdf. Acesso em: 28 ago. 2023.

BRASIL. Resolução nº 04, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF: MEC, CNE/CEB, 2009b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 22 maio 2023.

CARLOS BARBOSA. Parecer nº 01, de 18 de maio de 2022. Institui normas complementares para a oferta da Educação Especial no Sistema Municipal de Ensino. Carlos Barbosa, RS: CME, 2022. Disponível em: http://www.carlosbarbosa.rs.gov.br/contents/paginas/arquivos/2023_01_02_1672667435.zip. Acesso em: 3 jul. 2023.

CAXIAS DO SUL. Resolução CME nº 35, de 30 de maio de 2017. Dispõe sobre as Diretrizes para a Educação Especial no Sistema Municipal de Ensino de Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS: CME, 2017. Disponível em: https://gcpstorage.caxias.rs.gov.br/documents/2018/04/26ca99e6-940a-4116-b1e6-6e51e9cea8d3.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

DELEVATI, Aline de Castro. A Política Nacional De Educação Especial Na Perspectiva Da Educação Inclusiva (2007-2018): desafios para a constituição de sistemas educacionais inclusivos no Brasil. 2021. 290 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, RS, 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/221552/001124940.pdf. Acesso em: 3 jun. 2024.

DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvona S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução: Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DINIZ, Débora. Modelo social da deficiência: a crítica feminista. Série Anis, Brasília, v. 28, p. 01-10, 2013. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/15250. Acesso em: 14 jan. 2024.

DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Editora Brasiliense, 2007.

FARROUPILHA. Resolução nº 04, de 10 de dezembro de 2009. Institui parâmetros para a oferta da Educação Especial no Sistema Municipal de Ensino. Farroupilha, RS: CME, 2009, p. 69-73. Disponível em: https://farroupilha.rs.gov.br/uploads/paginadinamica/33812/caderno_de_atualizacoes_normativas___2021.pdf. Acesso em: 16 jul. 2023.

FARROUPILHA. Resolução nº 02, de 22 de novembro de 2016. Altera e complementa a Resolução 04/2009, Revoga a Resolução 03/2010, estabelece normas para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e para o Atendimento Educacional Especializado, nas etapas e modalidades da Educação Básica, pertencentes ao Sistema Municipal de Educação de Farroupilha. Farroupilha, RS: CME, 2016, p. 265-275. Disponível em: https://farroupilha.rs.gov.br/uploads/paginadinamica/33812/caderno_de_atualizacoes_normativas___2021.pdf. Acesso em: 16 jul. 2023.

GARIBALDI. Resolução CME nº 02, de 19 de setembro de 2017. Estabelece normas para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e para o Atendimento Educacional Especializado, nas etapas e modalidades da Educação Básica, pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de Garibaldi. Garibaldi, RS: CME, 2017.

HAAS, Clarissa; DELEVATI, Aline de Castro. A política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva na rede municipal de Caxias do Sul, RS: processos de escolhas, decisões e alternativas. In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (Anped-Sul), 12., 2018, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2020. Disponível em: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/2/2020-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em: 14 ago. 2023.

HAAS, Clarissa. O Papel “complementar” do Atendimento Educacional Especializado (AEE): implicações para a ação pedagógica. In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED, 11., 2016, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, PR: UFPR, 2016. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/eixo22_CLARISSA-HAAS.pdf. Acesso em: 26 set. 2023.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados. [S. l.]: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados.html. Acesso em: 8 abr. 2023.

INEP. Microdados do Censo Escolar da Educação Básica. [S. l.]: INEP, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-escolar. Acesso em: 1 out. 2023.

IPÊ. Resolução CME nº 002, 06 de dezembro de 2017. Dispõe sobre as diretrizes para a Educação Especial no Sistema Municipal de Ensino de Ipê. Ipê, RS: CME, 2017.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães; REBELO, Andressa Santos; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de. Embates e disputas na política nacional de Educação Especial brasileira. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, p. 1-19, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/SVmZZLzBnrZFnyqXR9TSpYc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 9 out. 2023.

MÜLLER, Miriam Garcia. A educação especial na rede municipal de ensino de Canoas-RS: conexões entre as normativas e as práticas cotidianas. 2019. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação) ̶ Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2019. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/197101. Acesso em: 16 abr. 2023.

RIO GRANDE DO SUL. Lei Complementar nº 14.293, de 29 de agosto de 2013. Cria a Região Metropolitana da Serra Gaúcha. Porto Alegre, RS: Gabinete de Consultoria Legislativa, 2013. Disponível em: http://www.al.rs.gov.br/FileRepository/repLegisComp/Lec%20n%C2%BA%2014.293.pdf. Acesso em: 4 abr. 2023.

RIO GRANDE DO SUL. Lei Complementar nº 15.245, de 28 de dezembro de 2018. Altera a Lei Complementar nº 14.293, de 29 de agosto de 2013. Porto Alegre, RS: Gabinete de Consultoria Legislativa, 2013. Disponível em: http://www.al.rs.gov.br/FileRepository/repLegisComp/Lec%20n%C2%BA%2014.293.pdf. Acesso em: 4 abr. 2023.

RIO GRANDE DO SUL. Lei nº 15.322, de 25 de setembro de 2019. Institui a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista no Estado do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, RS: Governador do Estado, 2019. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/rs/lei-ordinaria-n-15322-2019-rio-grande-do-sul-institui-a-politica-de-atendimento-integrado-a-pessoa-com-transtornos-do-espectro-autista-no-estado-do-rio-grande-do-sul. Acesso em: 16 ago. 2023.

RIO GRANDE DO SUL. Parecer nº 001, de 23 de fevereiro de 2022. Institui normas complementares para a oferta da Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino. Rio Grande do Sul, RS: Comissão Temporária de Educação Especial, 2022. Disponível em: https://www.ceed.rs.gov.br/parecer-n-0001-2022. Acesso em: 16 ago. 2023.

SILVA, Caren Daiane da et al. Políticas Públicas de Educação Especial em um município gaúcho: o acesso ao ensino comum e a organização do Atendimento Educacional Especializado. Políticas Educativas – PolEd, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 153-166, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/128683. Acesso em: 14 dez. 2023.

SOZO, Carolina Mross; HAAS, Clarissa; RODRIGUES, Eduarda Andréia Pedron. Estatísticas educacionais da educação básica e trajetórias de estudantes com deficiência (Brasil, Rio Grande do Sul, Caxias do Sul). In: HAAS, Clarissa (org.) Cotidianos de inclusão escolar na educação básica e profissional: a acessibilidade curricular como diretriz da ação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. v. 1, p. 283-293. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/cotidianos-de-inclusao-escolar-na-educacao-basica-e-profissional-a-acessibilidade-curricular-como-diretriz-da-acao-pedagogica/. Acesso em: 6 jul. 2023.

TEIXEIRA, Lucia Helena G. Conselhos Municipais de Educação: autonomia e democratização do ensino. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 691-708, set./dez. 2004. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/v34n123/v34n123a09.pdf. Acesso em: 4 jun. 2023.

TIBYRIÇÁ, Renato Flores; MENDES, Enicéia Gonçalves. O modelo social da deficiência e as decisões do TJ/SP: análise a partir de demandas por profissional de apoio. Revista Brasileira de Educação Especial, Corumbá, v. 29, p. 01-20, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0052. Acesso em: 14 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-17

Como Citar

SOZO, Carolina Mross; HAAS, Clarissa.
Políticas municipais de Educação Especial em debate: o profissional de apoio escolar nos processos inclusivos
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–29, 17 Set 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23426. Acesso em: 19 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos