Ser professora de crianças no acampamento Chesf: um estudo a partir das memórias docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.9

Palavras-chave:

chesf, educação de crianças, memórias, professoras

Resumo

O presente artigo busca compreender a partir das memórias de professoras que atuaram com crianças nas escolas do Acampamento Chesf, entre 1949 a 1985, a composição dos seus respectivos perfis e a visão que resguardam sobre a significância do trabalho exercido como professoras da Companhia. A partir da metodologia qualitativa com enfoque da História Oral, utilizamos como fontes as memórias de doze professoras que trabalharam nas escolas da Chesf com crianças na faixa etária de quatro a quatorze anos, inseridas nas turmas de jardins e ensino primário. Os dados revelam que as professoras eram todas mulheres pela concepção que a figura feminina seria fundamental para uma formação humanista de cuidados, livre de conflitos. Atuar na empresa consistia em alcançar benefícios econômicos e sociais, oportunizando independência e participação nos setores do Acampamento. O perfil docente se caracterizava por mulheres com conhecimentos históricos, científicos e culturais centrais para constituição do sujeito chesfiano.

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Biografia do Autor

Laíse Soares Lima, Universidade do Estado da Bahia

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/ Campus do Sertão). No presente, é professora substituta no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia - Campus VIII/ Paulo Afonso. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Colegiado de Pedagogia e Integrante do grupo de pesquisa FORPEC - Formação de Professores, Educação e Contemporaneidade. Possui experiência na área de pesquisa em Educação, principalmente com publicações e estudos nos seguintes temas: História Social da Infância; Infância e Educação; Estágio Supervisionado; Formação de Professores e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil.

Silvana Aparecida Bretas, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, pesquisa, indissociabilidade, história, historicidade e educação, ciência, cientificidade, pesquisa e educação, filosofia da educação, ensino superior, pesquisa e formação docente.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

LIMA, Laíse Soares; BRETAS, Silvana Aparecida.
Ser professora de crianças no acampamento Chesf: um estudo a partir das memórias docentes
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–28, 28 Jun 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/21689. Acesso em: 19 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos