A BNC-FORMAÇÃO

o projeto de formação por competência dos docentes pós-golpe Jurídicoinstitucional de 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.16

Palavras-chave:

Trabalho docente, Formação de professores, BNC-Formação

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a proposta de formação profi ssional da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Para tanto, parte-se de um estudo de natureza qualitativa, a partir de uma discussão fundamentada teoricamente. O texto faz uma análise crítica dessa proposta, bem como tensiona as competências que a balizam. No Brasil, após o Golpe de 2016, o campo educacional tem sofrido profundas mudanças, emergindo, assim, uma tentativa de desconstrução da valorização simbólica do professor perante a sociedade. As instituições formativas e os professores passaram a sofrer perseguições, há ocorrências de uma série de medidas que restringem o direito à educação pública e de precariedade do trabalho do professor, além do descaso com o financiamento da Educação Básica (o Fundeb), do desinvestimento em estratégias para alcançar as metas do Plano Nacional de Educação e a aprovação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Na mesma esteira, ocorreu a revogação impositiva da Resolução CNE/CP No 2/2015 e a aprovação da Resolução CNE/CP No 2/2019, que define a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a BNC-Formação. Este estudo aponta que, para cumprir com o alinhamento da BNCC da Educação Básica e da BNC-Formação, se minimiza a sólida formação teórica no campo dos fundamentos da educação e se maximizam os conteúdos da Educação Básica, dando, assim, importância a uma visão técnica e instrumental do ensino.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Jacarezinho, Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPE). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho Docente (GEPTRADO).

Priscila Gabriele da Luz Kailer, Faculdade de Arapoti (FATI)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora na Faculdade de Arapoti (FATI). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho Docente (GEPTRADO)

Susana Soares Tozetto, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Araraquara. Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEPG. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho Docente (GEPTRADO).

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Martinez, F. W. M., Kailer, P. G. da L., & Tozetto, S. S. (2022). A BNC-FORMAÇÃO: o projeto de formação por competência dos docentes pós-golpe Jurídicoinstitucional de 2016. Cadernos De Pesquisa, 29(1), 357–378. https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.16