EDUCAÇÃO E PRÁXIS EMANCIPATÓRIA EM ADORNO

Autores

  • Jorge Antônio Soares Leão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
  • Michelle Freitas Teixeira Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

Análise da relação entre educação e práxis emancipatória, enquanto elemento fundamental da crítica adorniana ao modelo educacional vigente, na sociedade capitalista. Para isso, o pensador alemão pretende desconstruir o aparelho ideológico da indústria cultural e seus mecanismos de controle sociais, culturais e políticos. Somente a partir de uma práxis, isto é, de um movimento dialético entre teoria e prática, é possível realizar-se historicamente o que para Adorno constitui-se em experiência filosófica para uma consolidada formação cultural. Apresenta-se também o papel desempenhado pela experiência do pensar enquanto fundamento da práxis educativa, a fim de que se tenha como processo de educação e esclarecimento voltados para a construção de uma sociedade emancipada e de uma consciência autônoma, capaz de realizar historicamente uma educação rumo à emancipação.
Palavras-chave: Adorno. Práxis. Formação cultural.

ABSTRACT

This paper aims to present the relation between education and emancipatory praxis, as a fundamental element of Adornian criticism to the current educational model in the capitalist society. For that, the German thinker intends to deconstruct the ideological apparatus of cultural industry and its mechanisms of social, cultural and political control. Only from a praxis, that is to say, from a dialectical movement between theory and practice, it is possible to be historically accomplished, which for Adorno is a philosophical experience for a consolidated cultural formation. This paper also presents the role played by the experience of thinking while a ground of educational praxis, so that we may have as an educational process and enlightenment directed to the construction of an emancipated society and of an autonomous consciousness, able to accomplish historically an education towards emancipation.
Keywords: Adorno. Praxis. Cultural education.

RESUMEN

El artículo presenta la relación entre educación y praxis emancipadora, como elemento fundamental de la crítica adorniana al modelo educacional vigente en la sociedad capitalista. Para eso, el pensador alemán pretende desconstruir el aparato ideológico de la industria cultural y sus mecanismos de control sociales, culturales y políticos. Solamente a partir de una praxis, o sea, de un movimiento dialéctico entre teoría y práctica, es posible realizarse históricamente lo que para Adorno se constituye en experiencia filosófica para una consolidada formación cultural. Se presenta también el papel que desempeña la experiencia del pensar como fundamento de la praxis educativa, a fin de que se lo obtenga como proceso de educación y esclarecimiento orientados a la construcción de una sociedad emancipada y de una conciencia
autónoma, capaz de realizar históricamente una educación rumbo a la emancipación.
Palabras-clave: Adorno. Praxis. Formación cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Antônio Soares Leão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, desenvolve pesquisas na área do ensino de filosofia por meio da arte, no contexto da educação profissional. É estudante do mestrado em Educação da UFMA, e desenvolve um projeto de pesquisa intitulado FILOSOFIA COM ARTE, e atualmente é coordenador do CINE FILOSÓFICO, atividade aberta à comunidade que acontece semanalmente no Campus Monte Castelo - IFMA.

Michelle Freitas Teixeira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pedagoga, mestranda do Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política, História, Educação e Cultura do Campo - NEPHECC/UFMA. Atuou como educadora no II Projeto de Formação de Educadoras e Educadores do Campo do Estado do Maranhão, fruto da parceria PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA. Atualmente desenvolve a pesquisa intitulada Educação do campo e formação de educadores: a experiência do PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA.

Downloads

Publicado

2010-09-28

Como Citar

LEÃO, Jorge Antônio Soares; TEIXEIRA, Michelle Freitas.
EDUCAÇÃO E PRÁXIS EMANCIPATÓRIA EM ADORNO
. Cadernos de Pesquisa, v. 17, n. 1, 28 Set 2010Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos