AS CONTRIBUIÇÕES DE FOUCAULT PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE INFÂNCIA (S) E SEXUALIDADE (S)

Autores

Palavras-chave:

Infância. Sexualidade Infantil. Poder. Dispositivo de sexualidade. Modernidade.

Resumo

Este artigo discute, a partir de contribuições provindas do pensamento de Michel Foucault, como a infância e a sexualidade infantil têm sido fabricadas na modernidade. Tendo em vista esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em obras de referência selecionadas para análise, o que possibilitou a construção de uma discussão teórico-conceitual sobre o tema. Tal estudo permitiu constatar que a criança e sua sexualidade são produzidas como objetos da ciência moderna, em especial dos discursos médico, psicológico e pedagógico, que se propõem a normatizar ações para conduzir as condutas infantis. Nesse contexto, o corpo da criança é capturado pelos saberes emergentes, na tentativa de torná-lo produtivo e docilizado. Para isso, as instituições familiares e escolares realizam um papel primordial como porta vozes de tais saberes, assumindo um papel de vigilantes e produtores da infância moderna.

Palavras-chave: Infância. Sexualidade Infantil. Poder. Dispositivo de sexualidade. Modernidade.

FOUCAULT’S CONTRIBUTIONS TO A DISCUSSION ON CHILDHOOD (DREN) AND SEXUALITY

This article discusses, based on contributions from Michel Foucault’s thought, the way childhood and infantile sexuality have been produced in modern times. In view of this objective, a bibliographic research was carried out on reference works selected for analysis, which enabled the construction of a theoretical-conceptual discussion on the theme. This study allowed us to verify that children and their sexuality are produced as objects of modern science, especially medical, psychological and pedagogical discourses, which aim to standardize actions to conduct children’s behaviors. In this context, the child’s body is captured by emerging knowledge, in an attempt to make it productive and docile. To this end, family and school institutions play a primary role as spokespeople for such knowledge, assuming the role of watchmen and producers of modern childhood.

Keywords: Childhood. Child Sexuality. Power. Sexuality device. Modernity.

LAS CONTRIBUCIONES DE FOUCAULT A UNA DISCUSIÓN SOBRE LA INFANCIA Y LA SEXUALIDAD

Este artículo analiza, a partir de las aportaciones del pensamiento de Michel Foucault, la forma en que se han fabricado la niñez y la sexualidad infantil en los tiempos modernos. En vista de este objetivo, se llevó a cabo una investigación bibliográfica sobre obras de referencia seleccionadas para el análisis, que permitió la construcción de una discusión teórico-conceptual sobre el tema. Este estudio permitió constatar que los niños y su sexualidad se producen como objetos de la ciencia moderna, especialmente discursos médicos, psicológicos y pedagógicos, que tienen como objetivo estandarizar acciones para la conducta de los niños. En este contexto, el cuerpo del niño es capturado por el conocimiento emergente, en un intento de hacerlo productivo y dócil. Para ello, las instituciones familiares y escolares juegan un papel primordial como portavoces de dicho conocimiento, asumiendo el papel de vigilantes y productores de la infancia moderna.

Palabras clave: Infancia. Sexualidad infantil. Poder. Dispositivo de sexualidad. Modernidad.

 

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Biografia do Autor

Ana Carolina Stakonski, Escola Estadual Normal José Bonifácio. Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa.

Mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2019). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2017). Atualmente é professora da Escola Estadual Normal José Bonifácio e professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa. Suas pesquisas estão direcionadas para as áreas de Educação, Literatura Infantil e Infância(s).

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul


Ivone Maria Mendes Silva – Pós-doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Psicologia pela mesma universidade. Professora adjunta IV da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cências Humanas e no Programa de  Pós-Graduação Profissional em Educação, além dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Filosofia e Ciências Sociais.

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

Stakonski, A. C., & Silva, I. M. M. (2022). AS CONTRIBUIÇÕES DE FOUCAULT PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE INFÂNCIA (S) E SEXUALIDADE (S). Cadernos De Pesquisa, 29(1), 197–214. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/16020