POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA: experiência formativa em Belém-Pará
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p289-314Palavras-chave:
Formação de Professores, Professor reflexivo, Prática PedagógicaResumo
Este artigo apresenta reflexões sobre uma experiência de proposta de curso vinculada a uma política nacional de formação de professores, tomando por base duas categorias: reflexões sobre a formação de professores e a prática pedagógica; aprendizagens proporcionadas pelo curso de formação continuada de professores. As categorias são oriundas da análise das falas de egressas do curso mediante sessões de grupo focal. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo, sustentada por uma abordagem qualitativa (MINAYO, 2008) e enfoque dialético (FRIGOTTO, 2010). A pesquisa foi realizada com egressas do curso de especialização em docência na Educação Infantil, no município de Belém, sendo este o locus da pesquisa. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento bibliográfico; leitura e consulta de documentos e Grupo Focal (SEVERINO, 2007; GATTI, 2005). Para a sistematização e análise dos dados, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). O referencial teórico utilizado foi pautado em estudiosos sobre a Educação Infantil e a Formação de Professores. Identificou-se que o curso de especialização configurou-se como um espaço privilegiado para estudos, pesquisas e aprofundamento teórico-metodológico, já que o estudo e a problematização das realidades de trabalho foram pontos fundantes para exercitar a atitude reflexiva e as aprendizagens contribuíram para (re)significar suas práticas.
Palavras-chave: Formação de Professores. Professor reflexivo. Prática Pedagógica.
NATIONAL POLICY FOR CONTINUING EDUCATION: training experience in Belém-Pará
Abstract
This article presents reflections on a course proposal experience linked to a national teacher education policy, based on two categories: reflections on teacher education and pedagogical practice; learning provided by the continuing education course for teachers. The categories come from the analysis of the speeches of the course's graduates through focus group sessions. It is characterized as a field research, supported by a qualitative approach (MINAYO, 2008) and a dialectical approach (FRIGOTTO, 2010). The research was carried out with graduates of the Teaching in Early Childhood Education's specialization course, from the city of Belém, which is the locus of the research. The methodological procedures used were: bibliographic survey; reading and consulting documents and Focus Group (SEVERINO, 2007; GATTI, 2005). For the systematization and analysis of the data, the content analysis technique was used (BARDIN, 2011). The theoretical framework used was based on scholars on Early Childhood Education and Teacher Education. It was identified that the specialization course was configured as a privileged spot for studies, research and theoretical-methodological deepening, since the study and problematization of work realities were fundamental points to exercise the reflexive attitude and the learning contributed to ( re) signify your practices.
Keywords: Teacher Education. Reflective teacher. Pedagogical Practice.
POLÍTICA NACIONAL DE FORMACIÓN CONTINUA: experiencia Formativa En Belém-Pará
Resumen
Este artículocpresenta reflexión sobre una experiencia de proposta de curso vinculada a una política nacional de formación docente, a partir de dos categorías: reflexiones sobre la formación y práctica pedagógica del profesorado; aprendizaje proporcionado por el curso de educación continua para profesores. Las categorías se derivan del análisis de los discursos de los egresados del curso a través de sesiones de focus grup. Se caracteriza por ser una investigación de campo, sustentada en un enfoque cualitativo (MINAYO, 2008) y un enfoque dialéctico (FRIGOTO, 2010). La investigación se realizó con egresados del curso de especialización en docencia en Educación Infantil, en la ciudad de Belém, que es el lugar de la investigación. Los procedimientos metodológicos utilizados fueron: levantamiento bibliográfico; lectura y consulta de documentos y Focus Grup (SEVERINO, 2007, GATTI, 2005). Para la sistematización e análisis de los dados se utilizó la técnica de análisis de contenido (BARDIN, 2011). El marco teórico utilizado se báso en estudiosos de Educación Infantil y Formación Docente. Se identificó que el curso de especialización se configuró como un espacio privilegiado para los estudios, la investigación y la profundización teórico-metodológica, ya que el estudio y proplematización de las realidades laborales fueron puntos fundamentales para ejercitar la actitud reflexiva y los aprendizajes aportados a (re) signifique sus práctica.
Palabras clave: Formación del profesorado. Maestra reflexiva. Práctica pedagógica.
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