PRÁTICAS DOCENTES INCLUSIVAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM CONTEXTOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n3p198-225Palavras-chave:
Prática docente, Inclusão escolar, Deficiência intelectualResumo
Esse estudo teve como objetivo geral investigar as práticas docentes de professores de alunos com deficiência intelectual na escola regular. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, com delineamento da pesquisa-ação. O estudo foi realizado em duas escolas públicas da rede municipal de Teresina (PI) e desenvolvido com seis participantes, professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, que atuavam na classe comum. Foram utilizados como procedimentos metodológicos diagnóstico dos conhecimentos prévios das professoras; sessões de estudo denominadas encontros de estudo; e observação. Para a produção das informações utilizamos a estratégia casos de ensino e, como instrumentos, o questionário e o diário de campo. Os resultados evidenciaram que as professoras não conseguiam organizar e implementar práticas diferenciadas da proposta curricular do ano escolar que o aluno estava frequentando. Elas utilizavam com os alunos com deficiência intelectual, atividades distanciadas do currículo da turma, que eram mais simples e mais fáceis. A falta de formação específica para trabalhar com alunos PAEE foi o elemento que mais se destacou como dificuldade, na fala das professoras, realçado pelo sentimento de despreparo para o trabalho.
Palavras-chave: Prática docente. Inclusão escolar. Deficiência intelectual
INCLUSIVE TEACHING PRACTICES FOR STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES IN SCHOOL CONTEXTS
Abstract
This study had as a general objective to investigate the teaching practices of teachers whose students have intellectual disability in regular school. It is a research of qualitative nature with delineation of the action research. The study was carried out in two public schools from the Municipal Network in Teresina (PI) and developed with six participants, tearchers from early years of elementary school who worked in the common class. As methodological procedures, it was used the diagnosis of the previous knowledge of the teachers; study sessions denominated study meetings; and observation. For information production, we have used the strategy teaching cases and, as tools, the questionnaire and the field diary. The results highlighted that the teachers could not organize and implement differentiated practices from the curricular proposal of the school year when the student was attending. They used activities distanced from the class’ curriculum which were simpler and easier with students with intellectual disability. The lack of specific training to work with students from Target Group Students in Especial Education (PAEE) was the most highlighted element as a difficulty in the comment of the teachers, outlined by the feeling of unpreparedness for work.
Keywords: Teaching practice. School inclusion. Intellectual disability
PRÁCTICAS DE ENSEÑANZA INCLUSIVAS PARA ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD INTELECTUAL EN CONTEXTOS ESCOLARES
Resumen
Este estudio tuvo como objetivo investigar las prácticas de enseñanza de los profesores de alumnos con discapacidad intelectual en la escuela regular. Se trata de una investigación cualitativa, con delineamiento de investigación-acción. El estudio se realizó en dos escuelas públicas de la red municipal de Teresina (PI) y se desarrolló con seis participantes, maestros de los años iniciales de la escuela primaria, que actuaban en la clase común. Se utilizaron procedimientos metodológicos diagnóstico de los conocimientos previos de las maestras; sesiones de estudio denominadas encuentros de estudio; y observación. Para la producción de las informaciones, utilizamos la estrategia casos de enseñanza y, como instrumentos, el cuestionario y el diario de campo. Los resultados evidenciaron que las maestras no consiguieron organizar e implementar prácticas diferenciadas de la propuesta curricular del año escolar al que el alumno estaba frecuentando. Ellas usaban con estudiantes con discapacidades intelectuales, actividades alejadas del currículo de la clase, que eran más simples y fáciles. La falta de formación específica para trabajar con alumnos PAEE fue el elemento que más se destacó como dificultad, en el discurso de las maestras, resaltado por el sentimiento de falta de preparación para el trabajo.
Palabras clave: Práctica docente. Inclusión escolar. Discapacidad intelectual
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