POLÍTICAS PARA PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES NO GOVERNO TEMER (2016-2018):

ALINHAMENTO COM O BANCO MUNDIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.73

Palavras-chave:

políticas educacionais, profissionalização dos professores, Banco Mundial, governo Michel Temer

Resumo

O artigo objetiva analisar a interferência do Banco Mundial (BM) nas políticas para profissionalização dos professores e as reformas educacionais no governo de Michel Miguel Elias Temer Lulia (Temer). O recorte temporal abrange os anos de 2016 a 2018 e o referencial teórico se ancora na contextualização crítica e histórica da problemática investigada, a partir de uma análise bibliográfica e documental. Busca-se elucidar quais foram as recomendações do BM para as políticas de profissionalização dos professores e reforma educacional no governo Temer. Os resultados apontaram que as recomendações do BM direcionaram para efetivação de políticas educacionais pautadas no gerencialismo de mercado, intensificadas por ajustes estruturais neoliberais.

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Biografia do Autor

Erika Ramos Januario, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda pela Universidade Estadual de Maringá.

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) e do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de estudos e pesquisas em políticas educacionais, gestão e financiamento da educação (GEPEFI/CNPq).

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Publicado

2024-05-26

Como Citar

JANUARIO, Erika Ramos; MOREIRA, Jani Alves da Silva.
POLÍTICAS PARA PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES NO GOVERNO TEMER (2016-2018): : ALINHAMENTO COM O BANCO MUNDIAL
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 4, p. 401–426, 26 Mai 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13812. Acesso em: 22 jul 2024.