FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: limites e possibilidades de institucionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n4p200-216

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação profissional, Institucionalização,

Resumo

Constitui-se como objetivo deste artigo analisar os limites e possibilidades do processo de institucionalização da formação docente para a educação profissional no Brasil. Suas justificativas decorrem da necessidade de discutir e compreender questões que mostram o caráter ainda insipiente desse processo. Foram, inicialmente, apresentados o conceito de institucionalização, seus usos, dimensões e perspectivas de análise dos processos aos quais se reporta. A labiríntica e inacabada institucionalização da docência nos anos iniciais da escolarização básica no Brasil foi recuperada para evidenciar a complexidade desse processo. Para analisá-lo com respeito à formação docente para a educação profissional, seus limites e possibilidades, buscou-se interagir com quatro perspectivas de análise: a teórica, a formal, a prática e a substantiva. Essa última vista como amálgama das outras por trazer os valores fundamentais da prática pedagógica comprometida com a emancipação social.

Palavras-chave: Formação de professores. Educação profissional. Institucionalização. 

TEACHER FORMATION FOR PROFESSIONAL EDUCATION: limits and possibilities of institutionalization

Abstract

The objective of this paper is to analyze the limits and possibilities of the process of institutionalization of teacher education for professional education in Brazil. Their justifications derive from the need to discuss and understand issues that show the still incipient character of this process. Initially, the concept of institutionalization, its uses, dimensions and perspectives of analysis of the processes to which it refers were presented. The labyrinthine and unfinished institutionalization of teaching in the early years of basic schooling in Brazil was recovered to highlight the complexity of this process. To analyze it with respect to teacher education for professional education, its limits and possibilities, we sought to interact with four perspectives of analysis: the theoretical, the formal, the practical and the substantive. This last view as amalgam of others for bringing the fundamental values of pedagogical practice committed to social emancipation.

Keywords: Teacher formation. Professional education. Institutionalization.

FORMACIÓN DE PROFESORES PARA EDUCACIÓN PROFESIONAL: límites y posibilidades de institucionalización

Resumen

El objetivo de este trabajo es analizar los límites y las posibilidades del proceso de institucionalización de la formación docente para la educación profesional en Brasil. Sus justificaciones derivan de la necesidad de discutir y comprender los problemas que muestran el carácter aún incipiente de este proceso. Inicialmente, se presentó el concepto de institucionalización, sus usos, dimensiones y perspectivas de análisis de los procesos a los que se refiere. La institucionalización laberíntica e inacabada de la enseñanza en los primeros años de la educación básica en Brasil se recuperó para resaltar la complejidad de este proceso. Para analizarlo con respecto a la formación del profesorado para la educación profesional, sus límites y posibilidades, buscamos interactuar con cuatro perspectivas de análisis: el teórico, el formal, el práctico y el sustantivo. Esta última visión como amalgama de otros para traer los valores fundamentales de la práctica pedagógica comprometida con la emancipación social.

Palabras clave: Formación de profesores. Educación profesional. Institucionalización.

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Biografia do Autor

Lucília Regina de Souza Machado, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte - MG

Professora titular aposentada da UFMG (1980-2001). Nessa Universidade, concluiu a graduação em Ciências Sociais e o mestrado em Educação. O doutorado em Educação foi realizado na PUC de São Paulo. Em Paris, no Institut des Recherches sur les Sociétés Contemporaines - Iresco, realizou programa de pós-doutoramento em Sociologia do Trabalho. Atuou na Setec do Ministério da Educação na gestão técnico-pedagógica do Programa de Expansão da Educação Profissional (2003-2004). Foi membro da Comissão Assessora de Especialistas em Educação Técnico Profissional da OEI. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação (mestrado profissional) em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una, em Belo Horizonte – MG por onze anos (2008-2019).

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

MACHADO, Lucília Regina de Souza.
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: limites e possibilidades de institucionalização
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 4, p. 200–216, 20 Dez 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13061. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos