OS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR: uma visão intercultural – Brasil e Portugal

Autores

  • Thalita Cristina Prudencio Amorim Universidade Cidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0001-8270-4447
  • Fernanda Oliveira Castro Universidade Aberta de Portugal
  • Roberto Gimenez Universidade Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p231-254

Palavras-chave:

Educação, Interculturalidade, Pedagogia surda

Resumo

Este artigo apresenta resultados que integram parte de uma investigação realizada no curso de doutorado em Educação, na especialidade educação e interculturalidade da Universidade Aberta de Lisboa, Portugal e os resutados de uma pesquisa realizada em parceria com a Universidade Estadual Júlio de Mesquita – UNESP com a rede municipal de educação da cidade de São Paulo, Brasil. Considerando que ambas as investigações abordam as especificidades da pedagogia, da cultura e da língua visuoespacial dos surdos, objetivou-se compreender as vivências destes alunos no ensino superior. Deste modo, compreender as emergências de tais cenários constituiu-se como objetivo central desta parceria, que emergiu da reflexão, diálogo e narrativas de 4 adultos surdos de Portugal e 4 adultos surdos do Brasil. Como resultado, foram identificados alguns  fatores que contribuem para o sucesso dos alunos surdos no ensino superior: (1) organização do trabalho pedagógico; (2) formação de tradutores e intérpretes de línguas de sinais com viés mais prático, baseado na formação por competências e não somente em aspectos téoricos e conceituais; (3)  compreender o ambiente universitário para além da sala de aula, favorecendo o protagonismo do aluno surdo em todo o ambiente acadêmico e (4) preconizar uma mediação facilitadora da autonomia do aluno surdo na construção de conhecimento, favorecendo às interações sociais e pedagógicas e promovendo  um processo educacional mais claro, justo e equitativo.

Palavras-chave:educação especial. cultura surda. ensino superior. Inclusão. Interculturalidade

DEAF PEOPLE IN HIGHER EDUCATION:an intercultural view- Brazil and Portugal

Abstract: 

This paper presents results that are part of a research carried out in the doctorate course in Education, in the specialty education and interculturality of the Open University of Lisbon, Portugal and the results of a research conducted in partnership with the State University Júlio de Mesquita - UNESP with municipal education network of the city of São Paulo, Brazil. Considering that both investigations address the specificities of deaf pedagogy, culture and visuospatial language, the objective was to understand the experiences of these students in higher education. Thus, understanding the emergencies of such scenarios was the central objective of this partnership, which emerged from the reflection, dialogue and narratives of 4 deaf adults from Portugal and 4 deaf adults from Brazil. As a result, some factors that contribute to the success of deaf students in higher education were identified: (1) organization of pedagogical work; (2) training of more practical biased sign language translators and interpreters, based on skills training and not just theoretical and conceptual aspects; (3) understand the university environment beyond the classroom, favoring the role of deaf students throughout the academic environment and (4) advocate a facilitating mediation of deaf student autonomy in the construction of knowledge, favoring social and pedagogical interactions and promoting a clearer, fairer and more equitable educational process.

Keywords: special education. deaf culture. higher education.  Inclusion. interculturality.

Los sordos en la enseñanza superior:una visión intercultural - Brasil y Portugal

Resumen

Este artículo presenta los resultados que forman parte de una investigación realizada en el curso de doctorado en Educación, en la educación especializada y la interculturalidad de la Universidad Abierta de Lisboa, Portugal, y los resultados de una investigación realizada en colaboración con la Universidad Estatal Júlio de Mesquita - UNESP con Red municipal de educación de la ciudad de São Paulo, Brasil. Teniendo en cuenta que ambas investigaciones abordan las especificidades de la pedagogía sorda, la cultura y el lenguaje visoespacial, el objetivo era comprender las experiencias de estos estudiantes en la educación superior. Por lo tanto, comprender las emergencias de tales escenarios fue el objetivo central de esta asociación, que surgió de la reflexión, el diálogo y las narraciones de 4 adultos sordos de Portugal y 4 adultos sordos de Brasil. Como resultado, se identificaron algunos factores que contribuyen al éxito de los estudiantes sordos en la educación superior: (1) organización del trabajo pedagógico; (2) capacitación de traductores e intérpretes de lenguaje de señas sesgados más prácticos, basados en la capacitación y no solo en aspectos teóricos y conceptuales; (3) comprender el entorno universitario más allá del aula, favoreciendo el papel de los estudiantes sordos en todo el entorno académico y (4) abogar por una mediación facilitadora de la autonomía de los estudiantes sordos en la construcción del conocimiento, favoreciendo las interacciones sociales y pedagógicas y Promover un proceso educativo más claro, más justo y más equitativo.

Palabras clave: educación especial. cultura sorda. enseñanza superior. Inclusión. interculturalidad

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Biografia do Autor

Thalita Cristina Prudencio Amorim, Universidade Cidade de São Paulo

Mestranda em Educação pelo programa de Pós graduação da Universidade Cidade de São Paulo. Assistente técnico educacional e Professora de educação especial com ênfase em deficiência auditiva/surdez do município de São Paulo/Brasil.

Fernanda Oliveira Castro, Universidade Aberta de Portugal

Doutora no curso de Educação na especialidade Educação e Interculturalidade da Universidade Aberta, mestre em supervisão pedagógica e educadora especializada em educação especial nas áreas da deficiência auditiva e deficiência intelectual em Lisboa/Portugal.

Roberto Gimenez, Universidade Cidade de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade de São Paulo. Pesquisador; professor e orientador do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

AMORIM, Thalita Cristina Prudencio; CASTRO, Fernanda Oliveira; GIMENEZ, Roberto.
OS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR: uma visão intercultural – Brasil e Portugal
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 4, p. 231–254, 29 Dez 2020 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12655. Acesso em: 17 nov 2024.