JOGOS POPULARES: pesquisa sociocultural e importância lúdica para o desenvolvimento infantil

Autores

  • Laila Fernanda de Souza Avelar Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Lúcia Helena Teixeira Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

Este estudo tem como objetivo inferir a importância e a influência dos jogos populares no desenvolvimento infantil dentro do contexto sociocultural. Consistiu em uma pesquisa de campo e bibliográfica de cunho quanti-qualitativo. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário semiestruturado aos participantes de 7 a 15 anos do Projeto Sonho de Aline do Município de São José de Ribamar-MA. Constatamos que os Jogos Populares ainda se mantêm presentes entre as crianças e satisfazem sua maioria em virtude da grande diversidade cultural que apresenta, e pela capacidade de desenvolver potencialidades através da ludicidade.

Palavras-chave: Lúdico. Jogos. Jogos populares.

Abstract

This study aims to infer the importance and influence of popular games on child development within the socio-cultural context. It consisted of a field survey and literature of quantitative and qualitative stamp. Data collection was performed by applying a semi-structured questionnaire to participants from 7 to 15 years old of the Project Aline's Dream in São José de Ribamar, MA. It was found that Popular Games is still present among children and satisfies the majority mostly because of the great cultural diversity and by the capacity to develop potentialities through playfulness.

Keywords: Playful. Games. Popular games.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-28

Como Citar

AVELAR, Laila Fernanda de Souza; TEIXEIRA, Lúcia Helena.
JOGOS POPULARES: pesquisa sociocultural e importância lúdica para o desenvolvimento infantil
. Cadernos de Pesquisa, v. 16, n. 3, 28 Jul 2010 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/124. Acesso em: 18 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)