O CONHECIMENTO DE PROFESSORES SOBRE A ORIENTAÇÃO DO ESTUDANTE NA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p87-105Palavras-chave:
Teoria de Galperin, Orientação, Conhecimento docente,Resumo
Na Teoria Histórico-Cultural, considerando as contribuições de P. Ya. Galperin, a qualidade da orientação elaborada pelo estudante relativa às ações realizadas para aprender de forma ativa, criativa e autorregulada tem uma função essencial nesse processo, tornando relevante o conhecimento dos docentes sobre tal aspecto. Neste estudo, objetivou-se caracterizar o conhecimento de professores das áreas de ciências da natureza e da matemática acerca desse tipo de orientação. Para atingir o referido objetivo, foi utilizada uma prova pedagógica composta por questões abertas, cujas respostas foram analisadas segundo a Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da pesquisa mostraram um desconhecimento dos professores sobre o que é e a importância que tem a orientação das ações elaboradas pelos estudantes como sujeitos ativos de suas aprendizagens, e, em especial, sobre as funções de planejamento e regulação dessas ações, tão necessárias à aprendizagem consciente, segundo a Teoria Histórico-Cultural. Dessa forma, evidencia-se a importância desse conhecimento para a docência, sendo relevante a sua discussão na formação de professores.
Palavras-chave: Teoria de Galperin. Orientação. Conhecimento docente.
TEACHER KNOWLEDGE ABOUT STUDENT ORIENTATION IN LEARNING
Abstract
In Historical-Cultural Theory, considering the contributions of P. Ya. Galperin, the quality of the student's orientation regarding the actions taken to actively, creatively and self-regulate learning plays an essential role in this process, making relevant the knowledge about this aspect. In this study, the objective was to characterize the knowledge of teachers in the areas of natural sciences and mathematics about this type of orientation. . To achieve this goal, a pedagogical test composed of open questions was applied, and responses were analyzed according to Bardin's Content Analysis Technique (2011). The results show that teachers are not aware of the importance of the actions taken by students as active subjects of their learning process, and especially of the planning and regulation functions of these actions that are necessary for conscious learning, according to the Historical-Cultural Theory.. Thus, the importance of this knowledge for teaching is evident, and its discussion in teacher education is relevant.
Keywords: Galperin's Theory. Learning orientation. Teachers' knowledge.
EL CONOCIMIENTO DE PROFESORES SOBRE LA ORIENTACIÓN DEL ESTUDIANTE EN EL APRENDIZAJE
Resumen
En la Teoría Histórico-Cultural, considerando las contribuciones de P. Ya. Galperin, la calidad de la orientación elaborada por el estudiante relativo a las acciones realizadas para aprender de forma activa, creativa y autorregulada tiene una función esencial en ese proceso, haciendo relevante el conocimiento por parte de los profesores sobre ese aspecto. En este estudio, se objetivó caracterizar el conocimiento de profesores de las áreas de ciencias de la naturaleza y de las matemáticas acerca de ese tipo de orientación. Para alcanzar ese objetivo, se utilizó una prueba pedagógica compuesta por cuestiones abiertas, cuyas respuestas fueron analizadas según la Técnica de Análisis de Contenido de Bardin (2011). Los resultados de la investigación mostraron un desconocimiento de los profesores sobre lo que es y la importancia que tiene la orientación de las acciones elaboradas por los estudiantes como sujetos activos de sus aprendizajes, y en especial sobre las funciones de planificación y regulación de esas acciones tan necesarias para aprendizaje consciente, según la Teoría Histórico-Cultural. De esta forma, se evidencia la importancia de ese conocimiento para la docencia, siendo relevante su discusión en la formación de profesores.
Palabras clave: Teoría de Galperin. Orientación. Conocimiento docente.
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