O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE): experiências gestadas em instituição de ensino da rede pública do Estado do Paraná

Autores

  • Enides de Lima Bortolini Faculdade Mater Dei. Pato Branco – PR
  • Rosana Maria Badalotti Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) http://orcid.org/0000-0003-2517-1802
  • Dunia Comerlatto Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p67-86

Palavras-chave:

Programa de Desenvolvimento Educacional, Formação Continuada, Estado do Paraná,

Resumo

As políticas públicas de formação de professores no Brasil, a partir do século XXI, têm se reestruturado e se articulado a partir de uma relação entre educação básica e superior, na busca da universalização do acesso e da qualificação da atuação docente. O objetivo deste estudo é analisar as contribuições que o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) proporciona para a formação continuada e melhoria da qualidade da educação mediante experiências gestadas em instituição de ensino da rede pública do Estado do Paraná. De cunho qualitativo, este estudo teve como lócus o Colégio Estadual João XXIII, no município de Clevelândia-PR, onde foram entrevistados 10 docentes que cursaram o referido Programa entre 2010 e 2014 e dois gestores, totalizando uma amostra de 12 sujeitos. Constata-se por meio da análise de projetos implementados, que os mesmos geraram resultados relevantes para o processo ensino-aprendizagem dos discentes, na medida em que continuam sendo aplicados na instituição escolar pesquisada.

Palavras-chave: Programa de desenvolvimento educacional. Formação continuada. Estado do Paraná.

THE EDUCATIONAL DEVELOPMENT PROGRAM (PDE): experiences in an educational institution of the public network of the State of Paraná

Abstract

Public policies of teacher formation in Brazil in the XXI century have been restructured and articulated by means of the relationship between basic and higher education seeking the universalization of access and qualification of teaching performance. The objective of this study is to analyze the contributions that the Educational Development Program (PDE) provides for the continued education and improvement of the quality of education through experiences born in a teaching institution of the public network of the State of Paraná. The research is done at the John XXIII State College, in the city of Clevelândia-PR, where we interviewed ten teachers and two managers who attended the program between 2010 and 2014, totaling 12 subjects. The implemented projects generated relevant results for students’ teaching and learning to the extend they are still in progress.

Keywords: Education development program. Continued formation. Paraná.

EL PROGRAMA DE DESARROLLO EDUCACIONAL (PDE): experiencias gestadas en institución de enseñanza de la red pública del Estado de Paraná

Resumen

El objetivo de este estudio es analizar las contribuciones que el Programa de Desarrollo Educacional (PDE) proporciona para la formación continuada y mejora de la calidad de la educación mediante experiencias gestadas en institución de enseñanza de la red pública del Estado de Paraná. En el municipio de Clevelândia-PR, donde fueron entrevistados diez docentes que cursaron el referido Programa entre 2010 y 2014, y dos gestores, totalizando una muestra de doce sujetos. Se constató a través del análisis de algunos proyectos, que los mismos generaron resultados relevantes para el proceso enseñanza-aprendizaje de los alumnos, en la medida en que continúan siendo aplicados en la institución escolar investigada.

Palabras clave: Programa desarrollo educativo. Formación continua. En el estado de Paraná

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enides de Lima Bortolini, Faculdade Mater Dei. Pato Branco – PR

Mestrado Profissional: Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Curso: Ciências Sociais e Dinâmicas Regionais- Início: 2013 - Conclusão: 2015. Especialização: Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas- Ed. Especial: Formação Generalista com ênfase em DA- Início: 2009 – Conclusão: 2009. Graduação: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Licenciatura Plena em Matemática- Início: 1998 – Conclusão: 2000. Especialização: Faculdades Reunidas de Adm. Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas- Administração Pública. Início:1997 – Conclusão: 1998. Graduação: Faculdades Reunidas de Adm. Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas- Administração. Início: 1994 – Conclusão: 1997

Rosana Maria Badalotti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (Mestrado Profissional) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Editora-chefe da Revista Grifos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento Rural. Desenvolve pesquisas nas áreas de Planejamento Urbano e Regional, Desenvolvimento Regional e Rural, com ênfase nos seguintes temas: desenvolvimento rural, regional e territorial em interface as políticas públicas e sociais; agricultura familiar, gênero; organizações e ação política na sociedade regional; educação, diversidades socioculturais e políticas educacionais.

Dunia Comerlatto, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutorado em Serviço Social pela PUC/RS (2008), Mestrado em Serviço Social pela PUC/SP (1999), Graduação em Serviço Social pela PUC/PR (1982). Docente na Unochapecó/Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais. Integra o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Processos de Gestão e Participação Social e o Núcleo de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social de Santa Catarina (NuepSuas/SC). Temas de estudo: conselhos gestores; gestão de políticas públicas; Assistência Social; Intersetorialidade; Tecnologia Social e Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2019-07-22

Como Citar

BORTOLINI, Enides de Lima; BADALOTTI, Rosana Maria; COMERLATTO, Dunia.
O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE): experiências gestadas em instituição de ensino da rede pública do Estado do Paraná
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 2, p. 67–86, 22 Jul 2019 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11880. Acesso em: 22 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos