LÚDICO: aprender de forma prazerosa

Autores

  • Alcione Maria de Sá Cavalcante Araújo Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

No processo de ensino-aprendizagem as atividades lúdicas ajudam a construir uma práxis emancipadora e integradora, ao tornarem-se um instrumento de aprendizagem que favorece a aquisição do conhecimento em perspectivas e dimensões que perpassam o desenvolvimento do educando. O lúdico é uma estratégia insubstituível para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades operatórias, além disso, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos educacionais. É fundamental que o processo de ensino-aprendizagem seja melhorado de forma efetiva. Porém destina-se como objetivo maior abrir espaços para reflexão acerca da utilização do lúdico na aprendizagem de língua portuguesa, no sentido de investigar quais os fatores que interferem na aprendizagem, e, portanto, a visão que os professores têm em relação a função do lúdico no contexto escolar. Para atingir o objetivo proposto da pesquisa e valorizar o ensino-aprendizagem, observouse a luz de teóricos, que a utilização do lúdico desperta o interesse para aprendizagem, possibilitando o acesso a situações sistemáticas, dinâmicas e contextualizadas na vida do aluno.

Palavras-chave: Lúdico. Ensino. Língua portuguesa.



LEISURE: learn in a pleasant way

Abstract: In the process of teaching and learning recreational activities help build an inclusive and liberating praxis, as they become a learning tool that favors the acquisition of knowledge in perspectives and dimensions that pervade the development of the student. The playful is an indispensable strategy to be used as a stimulus in the construction of human knowledge and progression of various operational skills, besides that, it is an important tool for personal advancement and achievement of educational goals. It is essential that the teaching-learning process is improved effectively. However the intended primary goal is to open spaces for reflection on the use of playful learning Portuguese language, in order to investigate the factors that interfere with learning, and therefore the view that teachers have in relation to the role of play in the school context. To achieve the proposed objective of the research and enhance the teaching and learning process, it was observed under the light of theorists, that the use of recreational activities arises the interest for learning, enabling access to systematic situations, dynamic and contextualized in the student's life.

Keywords: Leisure. Teaching. Portuguese language.



TIEMPO LIBRE: de una forma amena de aprender

Resumen: En el proceso de enseñanza y aprendizaje de actividades de juego ludico ayudará a construir una praxis incluyente y liberadora, para convertirse en una herramienta de aprendizaje que faborece la adquisición de conocimientos y perspectivas de las dimensiones que subyacen en el desarrollo del estudiante. Lo ludico es una estrategia indispensable para ser utilizado como un estímulo en la construcción del conocimiento humano y la progresión de diferentes habilidades tecnicas, además, es una herramienta importante para el desarrollo personal y el logro de metas educativas. Es esencial que el proceso de enseñanza-aprendizaje sea mejorado de forma eficaz. Sin embargo el objetivo principal y la intención es abrir espacios de reflexión sobre el uso de aprendizaje lúdico en la lengua portuguesa, con el fin sentido de investigar cuales son los factores que interfieren con el aprendizaje, y por lo tanto la opinión de que los profesores tienen una relación con la función lúdica en el contexto escolar. Para lograr el objetivo propuesto de la investigación y mejorar la enseñanza y el aprendizaje, se observa a la luz de la teoría, que el uso de lo ludico despierta el interés por el aprendizaje, permitiendo el acceso a las situaciones sistemáticas, dinámicas y contextualizadas en la vida de un estudiante.

Palabras clave: Tiempo libre. Educación. Lengua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcione Maria de Sá Cavalcante Araújo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora da rede estadual, Floresta - PE, graduação em LETRAS, Especialização em Língua Inglesa pela UPE Campus
Petrolina, Especialização em Língua Portuguesa pelo CESVASF, Mestranda em Psicanálise na Educação pela UNIDERC / ISEF.

Publicado

2013-01-23

Como Citar

ARAÚJO, Alcione Maria de Sá Cavalcante.
LÚDICO: aprender de forma prazerosa
. Cadernos de Pesquisa, v. 19, n. 3, 23 Jan 2013 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1150. Acesso em: 12 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos