AVALIAÇÃO DE QUALIDADE EM LICENCIATURAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA: dois estudos de caso
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2-2020-12Palavras-chave:
Educação Superior, Avaliação, Regulação, Acreditação,Resumo
Este trabalho apresenta como objetivoidentificar semelhanças e diferenças nos processos de avaliação e acreditação entre Brasil e Colômbia. O cerne do presente estudo está ancorado no seguinte questionamento: como ocorre o processo de avaliação de cursos de Licenciatura no Brasil e na Colômbia, considerando a acreditação de cursos na Colômbia e a regulação de cursos no Brasil? A metodologia considera um estudo descritivo comparativo dos processos de regulação e acreditação em cada país, utilizando dois casos ilustrativos de cursos de Licenciatura já avaliados. Foram utilizados dados quanti-qualitativos, através da consulta as bases de dados do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), bem como doConsejo Nacional de Acreditación(CNA), seguido de entrevista semiestruturada feita com os dirigentes de cada curso. Embora se identifiquem algumas semelhanças, compreender os processos de regulação e acreditação, estudados em cada caso, proporcionou refletir sobre lógicas comuns que marcam a avaliação de qualidade.
Palavras-chave: Educação Superior. Avaliação. Regulação. Acreditação.
QUALITY ASSESSMENT IN LICENCIATURAS IN BRAZIL AND COLOMBIA: two case studies
This paper aims to identify similarities and differences in evaluation and accreditation processes between Brazil and Colombia. Question: How does the process of evaluation of undergraduate courses in Brazil and Colombia considering the accreditation of courses in Colombia and the regulation of courses in Brazil? The methodology considers a comparative descriptive study of the regulation and accreditation processes in each country, using two illustrative cases of undergraduate courses already evaluated. Quantitative-qualitative data were used, through the consultation of databases of the Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), and the e do Consejo Nacional de Acreditación (CNA), followed by semi-structured interviews with leaders of each course. Although some similarities are identified, understanding the regulatory and accreditation processes studied in each case has allowed us to reflect on common logics that mark the evaluation of quality.
Keywords: High education. Evaluation. Regulation. Accreditation
EVALUACIÓN DE CALIDAD EN LICENCIATURAS EN BRASIL Y EN COLOMBIA: dos estudios de caso
Resumen
Este trabajo tiene como objetivo identificar semejanzas y diferencias en los procesos de evaluación y acreditación entre Brasil y Colombia. Se cuestiona: ¿Cómo ocurre el proceso de evaluación de carreras de Licenciatura en Brasil y en Colombia considerando la acreditación de cursos en Colombia y la regulación de cursos en Brasil? La metodología considera un estudio descriptivo comparativo de los procesos de regulación y acreditación en cada país, utilizando dos casos ilustrativos de cursos de Licenciatura ya evaluados. Se utilizó datos cuantitativos, a través de la consulta a bases de datos del Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), y del Consejo Nacional de Acreditación (CNA), seguido de una entrevista semiestructurada hecha con dirigentes de cada carrera. Aunque se identifican algunas semejanzas, comprender los procesos de regulación y acreditación estudiados en cada caso proporcionó reflexionar sobre lógicas comunes que marcan la evaluación de calidad.
Palabras-clave: Educaciín Superior. Evaluación. Regulación. Acreditación.
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