EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E DIVERSIDADE CULTURAL: das concepções aos aprendizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2-2020-06

Palavras-chave:

Educação, Democracia, Diversidade Culltural,

Resumo

Este artigo analisa os principais aprendizados que o componente curricular Educação e Diversidade Cultural possibilitou aos estudantes do 3º Período do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba, sobretudo no que diz respeito às concepções de gênero e sexualidade. A estratégia metodológica utilizada foi a abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. O material empírico foi produzido a partir de relatos extraídos da avaliação final realizada pelos estudantes. Os resultados evidenciaram como aprendizados a desconstrução de uma visão biologicista de gênero e de visões religiosas que naturalizam e essencializam as desigualdades de gênero. Quanto a sexualidade, os aprendizados incluem os muitos modos de vivê-la, o seu caráter transitório, a não identificação de gênero com comportamento sexual e a quebra de preconceitos em torno das identidades sexuais não hétero. De modo geral, os conteúdos estudados e debatidos em sala de aula foram reconhecidos como pertinentes ao universo escolar  e  cruciais ao processo educativo, ao trato pedagógico das diversidades e ao aprofundamento da democracia.

Palavras-chave: Educação. Democracia. Diversidade Cultural.

EDUCATION, DEMOCRACY AND CULTURAL DIVERSITY: from conceptions to learning

Abstract

This article analyzes the main learning that the curricular component Education and Cultural Diversity made possible to the students of the 3rd Pedagogy Period Degree of Paraíba Federal University, especially with regard to conceptions of gender and sexuality. The methodological strategy used was the qualitative, exploratory and descriptive approach. The empirical material was produced from reports extracted from the final evaluation carried out by the students. The results evidenced the deconstruction of a biologicist view of gender and religious views that naturalize and essentialise gender inequalities. For the sexuality, learning includes the many ways of living it, its transitory character, the non-identification of gender with sexual behavior and the breaking of prejudices around non-heterosexual sexual identities. In general, the contents studied and debated in the classroom were recognized as pertinent to the school universe and crucial to the educational process, the pedagogical treatment of diversity and the deepening of democracy.

Keywords: Education. Democracy. Cultural Diversity.

 EDUCACIÓN, DEMOCRACIA Y DIVERSIDAD CULTURAL: de las concepciones a los aprendizajes

Resumen

Este artículo analiza los principales aprendizajes que el componente curricular Educación y Diversidad Cultural posibilitó a los estudiantes del 3º Período del Curso de Licenciatura en Pedagogía, de la Universidad Federal de Paraíba, sobre todo en lo que se refiere a las concepciones de género y sexualidad. La estrategia metodológica utilizada fue el enfoque cualitativo, del tipo exploratorio y descriptivo. El material empírico fue producido a partir de relatos extraídos de la evaluación final realizada por los estudiantes. Los resultados evidenciaron como aprendidos la deconstrucción de una visión biologicista de género y de visiones religiosas que naturalizan y esencializan las desigualdades de género. En cuanto a la sexualidad, los aprendizajes incluyen los muchos modos de vivirla, su carácter transitorio, la no identificación de género con comportamiento sexual y la quiebra de prejuicios en torno a las identidades sexuales no hetero. En general, los contenidos estudiados y debatidos en el aula fueron reconocidos como pertinentes al universo escolar y cruciales al proceso educativo, al trato pedagógico de las diversidades ya la profundización de la democracia

Palabras clave: Educación. Democracia. Diversidad cultural.

 


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Biografia do Autor

Aloirmar José da Silva

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes, na Linha de Pesquisa Gestão de Projetos e Tecnologias Emergentes, pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Gestão e Orientação Educacional pela FIAVEC; Especialização em Diálogo das Religiões pela FAJE. Graduação em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória; Graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário Católico de Vitória; Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Mauá - DF. Tem experiência profissional com a docência no Ensino Superior e com a Gestão Escolar na Educação Básica, atuando como Analista Educacional e como Gestor Escolar em diferentes estados brasileiros. Tem assessorado diversas Instituições Educacionais nos seguintes temas: Eficácia e Gestão Escolar; BNCC e Ensino Médio; Educação, Democracia e Direitos Humanos. É Pesquisador da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências - RIEV.

Edna Gusmão de Goés Brennand

Doutora em Sociologia – Université Paris I Panthéon Sorbonne. Realizou Pós-Doutorado na Université Catholique de Louvain-UCL, Bélgica (2005) e na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT -Portugal (2012). É professora do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da  Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGE/UFPB, do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes-PPGOA-UFPB e Coordenadora da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências - RIEV.

Maria da Luz Olegário

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É professora do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da  UFPB, do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes-PPGOA-UFPB, do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Campina Grande e Pesquisadora da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências - RIEV.

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Publicado

2021-04-05

Como Citar

SILVA, Aloirmar José da; BRENNAND, Edna Gusmão de Goés; OLEGÁRIO, Maria da Luz.
EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E DIVERSIDADE CULTURAL: das concepções aos aprendizados
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 2, 5 Abr 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11129. Acesso em: 13 nov 2024.

Edição

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Artigos