GÉNERO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA INTERACÇÃO MÃES-FILHOS COM PERTURBAÇÕES NEURÓTICAS NO PERÍODO ETÁRIO 7 – 10 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n1p225-245Palavras-chave:
género, etariedade, orientação educacional, perturbação neurótica,Resumo
O género é a identificação sociocultural da pessoa, cuja especificidade diferencial é pré-definida pela pertença corporal a determinado sexo.Objectivo da investigação: estabelecer especificidades diferenciais nos estilos e orientações educacionais das mães no processo de interacção com as crianças padecentes de perturbações neuróticas do escalão etário 7 – 10 anos em conformidade com o seu género sexual de pertença. Participantes: 99 mães de crianças que sofrem de perturbações neuróticas (66 do sexo masculino e 33 do sexo feminino) e 60 mães de crianças saudáveis (30 do sexo masculino e 30 do sexo feminino).Instrumentos metodológicos: Questionário PARI (Parent Attitude Research Instrument) e entrevista clínico-psicológica. Conclusões: Existem diferenças específicas nos estilos e orientações educacionais que as mães adoptam com os filhos (as) do escalão etário 7 – 10 anos, padecentes de perturbação neurótica, conforme pertencem ao género masculino ou feminino.As diferenças educacionais são em maior quantidade nas mães das crianças do género feminino do que nas do género masculino, quando comparadas com as mães de crianças saudáveis. Os desvios nos estilos e orientações educacionais implementados pelas mães na interacção com as crianças que sofrem de perturbação neurótica são por excesso no género masculino e por defeito no género feminino.
GENDER AND EDUCATIONAL ORIENTATION IN THE INTERACTION OF MOTHER-CHILDREN WITH NEUROTIC DISTURBATIONS IN THE AGE PERIOD 7 - 10 YEARS
Abstract
Gender is a socio-cultural identity of the person whose differential specificity is pre-defined by the body belongs to a particular sex.Research Objective: To establish differential characteristics in styles and educational orientations of mothers in the interaction process with children suffering from neurotic disorders of the age group 7-10 years in accordance with their sexual gender belonging. Participants: 99 mothers of children who suffer from neurotic disorders (66 male and 33 female) and 60 mothers of healthy children (30 male and 30 female). Methodological tools: PARI Questionnaire Parent Attitude Research Instrument and clinical and psychological interview. Conclusions: There are specific differences in styles and educational orientations that mothers adopt with the children of the age group 7 - 10 years, who suffer from neurotic disturbance as belonging to the male or female gender. Educational differences are in greater quantities in mothers of children female gender than in male gender, when compared with mothers of healthy children. Deviations in styles and educational orientations implemented by mothers in interaction with children suffering from neurotic disorder are in excess in males and in females by default.
Keywords: gender; age; educational orientation; neurotic disorder.
GÉNERO Y ORIENTACIÓN EDUCACIONAL EN LA INTERACCIÓN MADRE-HIJOS CON PERTURBACIONES NEURÓTICAS EN EL PERÍODO ETARIO 7 - 10 AÑOS
Resumen
El género es la identificación sociocultural de la persona, cuya especificidad diferencial es pre-definida por la pertenencia corporal a determinado sexo. Objetivo de la investigación: establecer especificidades diferenciales en los estilos y orientaciones educativas de las madres en el proceso de interacción con los niños que padecen de perturbaciones neuróticas del grupo de edad de 7 a 10 años conforme a su género sexual de pertenencia.
Participantes: 99 madres de niños que sufren de trastornos neuróticos (66 varones y 33 mujeres) y 60 madres de niños sanos (30 varones y 30 mujeres). Instrumentos metodológicos: Cuestionario PARI (Parent Attitude Research Instrument) y entrevista clínico-psicológica. Conclusiones: Existen diferencias específicas en los estilos y orientaciones educativas que las madres adoptan con los hijos del grupo de edad de 7 a 10 años, que padecen de perturbación neurótica, según pertenecen al género masculino o femenino. Las diferencias educativas son en mayor cantidad en las madres de los niños del género femenino que en las del género masculino, en comparación con las madres de niños sanos. Las desviaciones en los estilos y orientaciones educativas implementadas por las madres en la interacción con los niños que sufren de perturbación neurótica son por exceso en el género masculino y por defecto en el género femenino.
Palabras clave: género; etariedade; orientación educativa; perturbación neurótica.
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