O ENSINO DE MATEMÁTICA NO RN: entre o MEB e a USAID (1950-1960)

Autores

  • Arlete de Jesus Brito Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP
  • Marlucia Menezes de Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal-RN
  • Márcia Maria Alves de Assis Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Natal-RN

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n1p207-224

Palavras-chave:

Acordos MEB, USAID, Educação de Base, Movimento de Natal/RN, Escolas Radiofônicas, Ensino de Matemática,

Resumo

Na década de 1940, a constatação, pela Arquidiocese de Natal, dos problemas sociais vividos pelos migrantes rurais, no meio urbano, fez com que parcela do clero empreendesse ações que visavam um amplo trabalho educativo junto às populações rurais. Esse trabalho tomou formas diversas: desde a criação de Centros Sociais e Missões Rurais ambulantes, até ações mais permanentes, como a criação da Missão Rural de Educação do Agreste e das Escolas Radiofônicas. O Movimento de Educação de Base-MEB foi desenvolvido nesse contexto. Esse Movimento possuía objetivos e currículo voltados às necessidades daquelas populações rurais e tais objetivos refletiam-se no ensino de Matemática. Naquela época, no Brasil, o ensino de Matemática estava sendo modificado sob a orientação de movimentos internacionais, como o da Matemática Moderna - MMM. O MMM foi divulgado, em nosso país, principalmente por projetos apoiados pelos acordos MEC/USAID, que priorizaram a formação de professores. Porém, no MEB, a Matemática continuou a ser ensinada a partir das necessidades provindas das situações de trabalho vivenciadas pelos alunos. Essas diferentes formas de ensinar a Matemática existiram simultaneamente em atividades educacionais desenvolvidas no Rio Grande do Norte. Este artigo realiza um estudo histórico comparativo entre essas duas ações educativas, identificando aspectos mais próximos à educação popular, no ensino do MEB, e aspectos salvacionistas da educação na forma mais tradicional do ensino.

THE TEACHING OF MATHEMATICS IN THE RN: between the MEB and  the USAID (1950-1960)

Abstract: In the 1940s, the confirmation by the Archdiocese of Natal of the social problems experienced by rural migrants in urban areas. So, some members of the clergy took actions that aimed educational work  the rural populations. This work took the form of the most diverse, since the creation of Social Centers and Rural Missions, until more permanent actions, such as the creation of Missão Rural de Educação do Agreste and Schools   Radiofônicas.  The basic education movement-MEB was developed in this context. This movement had goals and curriculum geared from the needy of those rural populations and these goals was reflected in the teaching of mathematics. At that times, in Brazil, the teaching of mathematics has been modified under the guidance of international movements, such as the New Mathematics - MMM. The MMM was discloved, in our country, by agreements between MEC and USAID that prioritized the formation of teachers.  However, in the MEB, the teaching of mathematics has taught from the needy of student’s working situations. These different ways of teaching mathematics existed simultaneously in educational activities developed in the RN. This article conducts a  historical comparative study between these two educational actions, identifying aspects closer to popular education, in teaching of the MEB, and aspects salvationist of education  in form more traditional teaching.

Keywords: MEB/USAID Agreements.  Basic Education. Natal Movement. Schools  Radiofônicas. Mathematics Teaching.

LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS EN RN: entre el MEB y la USAID (1950-1960)

Resumen: En la década de 1940, la Arquidiócesis de Natal de los problemas sociales vividos por los migrantes rurales, en el entorno urbano hizo con que parte del clero emprendiera acciones que visaba un amplio trabajo educativo junto a las poblaciones rurales. Este trabajo tomó formas diversas, desde la creación de centros sociales y las Misiones Rurales y acciones más permanentes, como la creación de la Missão Rural de Educação do Agreste e das Escolas Radiofônicas.  El movimiento de la educación básica- MEB se desarrolló en este contexto. Ese movimiento tenía objetivos y currículo orientados a las necesidades de las poblaciones rurales y estos objetivos se reflejan en la enseñanza de las matemáticas. En aquel momento, en Brasil, la enseñanza de las matemáticas se modificó bajo la orientación de los movimientos internacionales, como el Matemáticas Modernas -MMM. El MMM se lanzó, en nuestro país, especialmente por medio de proyectos apoyados por el MEC y USAID, acuerdos que priorizaban la formación de profesores.  Sin embargo, en el MEB, se la matemática continuó siendo enseñada a partir de problemas emergidos de situaciones de trabajo vivenciadas por los estudiantes. Estas diferentes formas de enseñanza de las matemáticas coexistieron en las actividades educativas desarrolladas en RN. Este artículo realiza un estudio histórico comparativo entre estas dos acciones educativas. Identificando aspectos más cerca de la popular la educación, la enseñanza de la MEB y aspectos de la educación en salvacioncita más tradicional de enseñanza.

Palabras clave: Acuerdos de la MEB/ USAID. Educación básica. Movimiento de Natal/RN. Las escuelas de radiodifusión. Enseñanza de las matemáticas.

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Publicado

2019-03-29

Como Citar

BRITO, Arlete de Jesus; PAIVA, Marlucia Menezes de; ASSIS, Márcia Maria Alves de.
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO RN: entre o MEB e a USAID (1950-1960)
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 1, p. 207–224, 29 Mar 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos