ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: uma experiência poética
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n1p125-147Palavras-chave:
Poesia, Estética da Recepção, Educação sensível,Resumo
O presente artigo levanta questões acerca a escolarização da poesia, refletindo ações que esvaziam o texto literário de seus sentidos e comprometem sua fruição estética. A partir da recepção de alunos da 4º totalidade da EJA e do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede estadual de Belém do Pará, apresentamos como a poesia a partir das teorias que fundamentam a Estética da Recepção pode contribuir para uma Educação Sensível. Utilizamos como escopo teórico os escritos de Jorge Larrosa (2017) sobre experiência, Umberto Eco (2001) e Hans Robert Jauss (1979) sobre Estética da Recepção, Magda Soares (1999) sobre escolarização da leitura, Octavio Paz (2012) sobre poesia e Paul Zumthor (2014) sobre performance e leitura.
AESTHETICS OF RECEPTION: a poetic experience
Abstract: This article raises questions about the schooling of poetry, reflecting actions that empty the literary text from its senses and compromise its aesthetics enjoyment. From the reception of the 4th totality of EJA and 6th grade of Elementary School students from a state school in Belém do Pará, we present how poetry, based on theories that underlie Reception Aesthetics, can contribute to a Sensitive Education. We use as theoretical scope the writings of Jorge Larrosa (2017) about experience, Umberto Eco (2001) and Hans Robert Juass (1979) about Aesthetics of Reception, Magda Soares about schooling of reading, Octavio Paz (2012) about poetry and Paul Zumthor (2014) about performance and reading.
Keywords: Poetry. Reception Aesthetics. Sensitive Education.
ESTÉTICA DE LA RECEPCIÓN: una experiencia poética
Resumen: El presente artículo plantea cuestiones acerca de la escolarización de la poesía, reflejando acciones que vacían el texto literario de sus sentidos y comprometen su fruición estética. A partir de la recepción de alumnos de la 4ª totalidad de la EJA y del 6º año de la Enseñanza Fundamental de una escuela de la red estatal de Belém do Pará, presentamos cómo la poesía a partir de las teorías que fundamentan la Estética de la Recepción puede contribuir a una Educación sensible. Utilizamos como ámbito teórico los escritos de Jorge Larrosa (2017) sobre experiencia, Umberto Eco (2001) y Hans Robert Juass (1979) sobre Estética de la Recepción , Magda Soares (1999) sobre escolarización de la lectura, Octavio Paz (2012) sobre poesía y Paul Zumthor (2014) sobre performance y lectura.
Palabras clave: Poesía. Estética de la recepción. Educación sensible.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.