A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: uma relação de (in)consistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2-2020-04

Palavras-chave:

BNCC, Educação do/no Campo, Terra, Camponês

Resumo

No presente trabalho, teve-se como ponto de partida a Base Nacional Comum Curricular supostamente aprovada no Brasil para o Ensino Fundamental em 2017 e Ensino Médio em 2018 na sua (in) consistência com a educação do/no campo. Assim, tem como objetivo compreender a relação de (in)consistência entre a BNCC e a educação no/do campo no que se refere a realidade vivenciada pelos camponeses como condição fundamental para sua existência. A referida pesquisa foi desenvolvida com estudantes e professores da escola Estadual Malaquias Mendes da Silva, localizada no Distrito de Rajada – Petrolina-PE, pautando-se na análise quantitativa/qualitativa dos dados coletados. Com os resultados, ficou perceptível que uma Base Nacional Comum, sendo a mesma criada para guiar o ensino em todo o país, as oportunidades de aprendizagem, como propagandeadas nos meios de comunicação, não serão a mesma, uma vez que o campo tem especificidades que os diferenciam da cidade.

Palavras-chave: BNCC. Educação do/no Campo. Terra.  Camponês.

THE NATIONAL CURRICULAR COMMON BASE AND EDUCATION IN/OF THE FIELD:  a relationship of(in) consistency

 Abstract

In the present work, it had as starting point the National Curricular Common Base (Base Nacional Curricular Comum – BNCC) supposedly approved in Brazil for Elementary School, in 2017, and Secondary School, in 2018, in its (in) consistency with the education in/of the field. Thus, it aims to understand the (in) consistency relationship between BNCC and education in/of the field in what it refers to reality experienced by peasants as a fundamental condition for their existence. This research was developed with students and teachers of the state school Malaquias Mendes da Silva, located in the District of Rajada - Petrolina - PE, based on the quantitative / qualitative analysis of the data collected. With the results, it became clear that the National Curricular Common Base, being created to guide education throughout the country, the learning opportunities, as advertising in the media, will not be the same, since the field has specifics that differentiate them from the city.

Keywords: BNCC. Education in/of the Field. Earth. Peasant.

LA BASE NACIONAL COMÚN CURRICULAR Y EDUCACIÓN EN EL CAMPO:  una relación de (in) consistência

Resumen

En el presente trabajo, se tuvo como punto de partida la Base Nacional Común Curricular supuestamente aprobada en Brasil para la Enseñanza Fundamental, en 2017 y Enseñanza Media, en 2018 en su (in) consistencia con la educación del / en el campo. Así, tiene como objetivo comprender la relación de (in) consistencia entre la BNCC y la educación en el campo en el que se refiere a la realidad vivida por los campesinos como condición fundamental para su existencia. La investigación fue desarrollada con estudiantes y profesores de la escuela estatal Malaquias Mendes da Silva, ubicada en el Distrito de Rajada - Petrolina-PE, pautándose en el análisis cuantitativo / cualitativo de los datos recolectados. Con los resultados, se percibió que una Base Nacional Común, siendo la misma creada para guiar la enseñanza en todo el país, las oportunidades de aprendizaje, como propagandas en los medios de comunicación, no serán la misma, una vez que el campo tiene especificidades que los diferencian de la ciudad.

Palabras clave: BNCC. Educación del / en el Campo. Tierra. Campesino.

 

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Biografia do Autor

Raimunda Aurea Dias de Sousa, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

É Licenciada em Geografia pela UPE/Campus Petrolina (1995). Possui Especialização em Programação em Ensino - Pedagogia pela mesma Instituição (1999) e Mestrado em Geografia na área de concentração: Dinâmica dos Espaços Agrário e Regional pela Universidade Federal de Sergipe (2006). É doutora pela UFS na mesma área de concentração (2013) com Doutorado Sanduiche na Universidade de Lisboa-Portugal (2012). Professora Associada II-F da UPE/Campus Petrolina - Colegiado de Geografia e Coordenadora do Programa de Pós-graduação - Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Coordena o CEA - Centro de Estudos Agrários e o Grupo de Estudo: A política e a questão agrária. Foi coordenadora de Gestão do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 2014 a 2015. É integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco pela UPE (Líder). Estado, Capital, Trabalho e políticas de reordenamento territoriais, vinculado ao NPGEO/UFS. Realizou pesquisa pelo Programa de Mobilidade Docente UPE na USC - Universidade de Santiago da Compostela - Espanha. É editora Chefe do Boletim de Geografia do Vale do São Francisco. Tem experiência em Geografia com ênfase em Geografia Agrária e Ensino. Atuando nos seguintes temas; agro-hidronegócio, questão alimentar, Estado, trabalho, teoria agrária, território, modernização, movimentos sociais, desenvolvimento, irrigação, natureza, conflitos por água, ensino de Geografia, Educação no/do campo e interdisciplinaridade. E-mail: (aurea.souza@upe.br

Alberto Filho Coelho Amorim, Universidade de Pernambuco

Possui Graduação em Geografia pela Universidade de Pernambuco (2005). Especialização em Ensino de Geografia pela Universidade de Pernambuco (2007). Especialização Em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares pela UPE/Petrolina. Atualmente é Professor da Prefeitura Municipal de Afrânio-PE, Professor - Secretaria de Educação de Pernambuco e Diretor escolar - Secretaria de Educação de Pernambuco. É pesquisador do GPVASF - Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco e do CEA - Centro de Estudos Agrários. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia. Discute os seguintes temas: ensino, Educação do Campo, Interdisciplinaridade.

 

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Publicado

2021-04-05

Como Citar

SOUSA, Raimunda Aurea Dias de; AMORIM, Alberto Filho Coelho.
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: uma relação de (in)consistência
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 2, 5 Abr 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11046. Acesso em: 5 nov 2024.

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