A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: uma relação de (in)consistência
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2-2020-04Palavras-chave:
BNCC, Educação do/no Campo, Terra, CamponêsResumo
No presente trabalho, teve-se como ponto de partida a Base Nacional Comum Curricular supostamente aprovada no Brasil para o Ensino Fundamental em 2017 e Ensino Médio em 2018 na sua (in) consistência com a educação do/no campo. Assim, tem como objetivo compreender a relação de (in)consistência entre a BNCC e a educação no/do campo no que se refere a realidade vivenciada pelos camponeses como condição fundamental para sua existência. A referida pesquisa foi desenvolvida com estudantes e professores da escola Estadual Malaquias Mendes da Silva, localizada no Distrito de Rajada – Petrolina-PE, pautando-se na análise quantitativa/qualitativa dos dados coletados. Com os resultados, ficou perceptível que uma Base Nacional Comum, sendo a mesma criada para guiar o ensino em todo o país, as oportunidades de aprendizagem, como propagandeadas nos meios de comunicação, não serão a mesma, uma vez que o campo tem especificidades que os diferenciam da cidade.
Palavras-chave: BNCC. Educação do/no Campo. Terra. Camponês.
THE NATIONAL CURRICULAR COMMON BASE AND EDUCATION IN/OF THE FIELD: a relationship of(in) consistency
Abstract
In the present work, it had as starting point the National Curricular Common Base (Base Nacional Curricular Comum – BNCC) supposedly approved in Brazil for Elementary School, in 2017, and Secondary School, in 2018, in its (in) consistency with the education in/of the field. Thus, it aims to understand the (in) consistency relationship between BNCC and education in/of the field in what it refers to reality experienced by peasants as a fundamental condition for their existence. This research was developed with students and teachers of the state school Malaquias Mendes da Silva, located in the District of Rajada - Petrolina - PE, based on the quantitative / qualitative analysis of the data collected. With the results, it became clear that the National Curricular Common Base, being created to guide education throughout the country, the learning opportunities, as advertising in the media, will not be the same, since the field has specifics that differentiate them from the city.
Keywords: BNCC. Education in/of the Field. Earth. Peasant.
LA BASE NACIONAL COMÚN CURRICULAR Y EDUCACIÓN EN EL CAMPO: una relación de (in) consistência
Resumen
En el presente trabajo, se tuvo como punto de partida la Base Nacional Común Curricular supuestamente aprobada en Brasil para la Enseñanza Fundamental, en 2017 y Enseñanza Media, en 2018 en su (in) consistencia con la educación del / en el campo. Así, tiene como objetivo comprender la relación de (in) consistencia entre la BNCC y la educación en el campo en el que se refiere a la realidad vivida por los campesinos como condición fundamental para su existencia. La investigación fue desarrollada con estudiantes y profesores de la escuela estatal Malaquias Mendes da Silva, ubicada en el Distrito de Rajada - Petrolina-PE, pautándose en el análisis cuantitativo / cualitativo de los datos recolectados. Con los resultados, se percibió que una Base Nacional Común, siendo la misma creada para guiar la enseñanza en todo el país, las oportunidades de aprendizaje, como propagandas en los medios de comunicación, no serán la misma, una vez que el campo tiene especificidades que los diferencian de la ciudad.
Palabras clave: BNCC. Educación del / en el Campo. Tierra. Campesino.
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