INFÂNCIA E POBREZA EM CONTEXTOS DE VIDA: A PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202151Palavras-chave:
Infância, Pobreza, Qualidade de vida, Contexto de vidaResumo
A Infância tem conceito socialmente variável no espaço e no tempo. A infância pobre tende a multifacetar as causas e os contextos que recaem sobre a criança. Este estudo tem como objetivo apresentar perspectivas sobre a infância de crianças socialmente vulneráveis do Sul do Brasil por meio de pesquisa qualitativa e exploratória. Com base no método clínico de Piaget, foram entrevistadas 100 crianças com idades entre 8 e 12 anos, matriculados em uma escola pública municipal da cidade de Gurapuava, estado do Paraná, Brasil, participantes do Programa Federal Bolsa Família. Os dados apresentados foram sitematizados, considerando oito categorias sobre a pobreza e suas variáveis. Os dados indicam que apesar dos avanços sociais, cada vez mais crianças e adolescentes são expostas a diferentes situações de vulnerabilidade social tendo como causa a pobreza. Como resultados observou-se que as crianças têm clareza sobre as dificuldades consequentes dessa condição e indicam a necessidade de emprego/trabalho como solução para a pobreza. A família é citada como contexto de proteção ainda que vulnerável. A escola representa contexto de satisfação e proteção. Necessita-se avaliar as políticas públicas para a infância como garantia de melhores condições de vida familiar e oportunidades de superação das diferenças e exclusões sociais, tendo em vista o desnvolvimento humano saudável.
Palavras-chave: Infância; Pobreza; Qualidade de vida; Contextos de vida.
Childhood and poverty in contexts of life: the perspective of children
Abstract
Childhood has a socially variable concept in space and time. Poor childhood tends to multifacetar the causes and contexts that fall on the child. This study aims to present perspectives on the childhood of socially vulnerable children in the South of Brazil through qualitative and exploratory research. Based on the clinical method of Piaget, 100 children aged 8 to 12 years old were interviewed, enrolled in a municipal public school in the city of Gurapuava, state of Paraná, Brazil, participants in the Federal financial help Program. The data presented were systematized, considering eight categories on poverty and its variables. The data indicate that despite the social advances, more and more children and adolescents are exposed to different situations of social vulnerability as a result of poverty. As results it was observed that children have clarity about the difficulties resulting from this condition and indicate the need a job as a solution to poverty. The family is cited as a protective and vulnerable context. The school represents a context of satisfaction as protection. It is necessary to evaluate public policies for children as a guarantee of better family life and opportunities to overcome social differences and exclusions, in view of healthy human development.
Keywords: Childhood; Poverty; Quality of life; Contexts of life.
Infancia y pobreza en contextos de vida: la perspectiva de los niños
Resumen
La Infancia tiene un concepto socialmente variable en el espacio y en el tiempo. La infancia pobre tiende a multifacar las causas y los contextos que recaen sobre el niño. Este estudio tiene como objetivo presentar perspectivas sobre la infancia de niños socialmente vulnerables del Sur de Brasil por medio de investigación cualitativa y exploratoria. Con base en el método clínico de Piaget, fueron entrevistadas 100 niños de edades entre 8 y 12 años, matriculados en una escuela pública municipal de la ciudad de Gurapuava, estado de Paraná, Brasil, participantes del Programa Federal Bolsa Familia. Los datos presentados fueron catalogados, considerando ocho categorías sobre la pobreza y sus variables. Los datos indican que a pesar de los avances sociales, cada vez más niños y adolescentes están expuestos a diferentes situaciones de vulnerabilidad social teniendo como causa la pobreza. Como resultados se observó que los niños tienen claridad sobre las dificultades consecuentes de esa condición e indican la necesidad de empleo/trabajo como solución a la pobreza. La familia es citada como un contexto de protección y también de vulnerabilidades. La escuela representa un contexto de satisfacción y protección. Se necesita evaluar las políticas públicas para la infancia como garantía de mejores condiciones de vida familiar y oportunidades de superación de las diferencias y exclusiones sociales, teniendo en vista el desarrollo humano sano.
Palabras clave: La infancia; La pobreza; Calidad de vida; Contextos de vida.