POSSÍVEIS (DES)ENCONTROS ENTRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, PERFIL FORMATIVO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n3p91-118

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Formação de Professores, Educação Infantil.

Resumo

Este artigo analisa as políticas públicas educacionais relativas à educação infantil e sua interlocução com a formação, o perfil e as práticas pedagógicas de professores, que atuam em Centros de Referência em Educação Infantil (CREIs), do município de João Pessoa-PB. Usamos como referencial de análise autores vinculados às perspectivas teóricas que consideram a criança como sujeito de direitos e protagonista de sua história. Na pesquisa realizada, de natureza qualitativa, entrevistamos individualmente 11 (onze) professores/as. As falas foram submetidas à Análise de Conteúdo. O método foi o interpretativo crítico. Os principais resultados apontam para a existência de tensões e complexas relações de divergência entre a formulação e a implementação das políticas analisadas, tanto em nível nacional quanto local, caracterizando, assim, uma acentuada desarticulação entre essas políticas, o perfil profissional e as práticas pedagógicas desenvolvidas nos CREIs investigados.

Palavras-chave: Políticas Educacionais. Formação de Professores. Educação Infantil.

POSSIBLE (MIS) UNDERSTANDING AMONG TRAINING POLICIES, TRAINING PROFILE AND PEDAGOGICAL PRACTICE IN CHILD EDUCATION

Abstract

This article analyzes educational public policies related to child education and their interplay with the training, profile and pedagogical practices of teachers, who work in Reference Centers for Child Education (CREIs), in the city of João Pessoa-PB. We used as reference for analysis authors linked to the theoretical perspectives that consider the child as subject of rights and protagonist of his history. In the qualitative nature piece of research, we interviewed 11 (eleven) teachers individually. The speeches were submitted to the content analysis. The method was the critical interpretive. The main results point to the existence of tensions and complex relations of divergence between the formulation and implementation of the analyzed policies, at the national and local levels, thus characterizing a marked disarticulation among these policies, the professional profile and the pedagogical practices developed in the investigated CREIs.

 

Keywords: Educational Policies. Teacher Training. Child Education.

POSIBLES (DES) ENCUENTROS ENTRE POLÍTICAS DE FORMACIÓN, PERFIL FORMATIVO Y PRÁCTICA PEDAGÓGICA EN LA EDUCACIÓN INFANTIL

Resumen

Este artículo analiza las políticas públicas educacionales relativas a la educación infantil y su interlocución con la formación, el perfil y las prácticas pedagógicas de profesores que actúan en Centros de Referencias en Educación Infantil (CREIs), de la ciudad de João Pessoa-PB. Usamos como referencial de análisis, autores vinculados a las perspectivas teóricas que consideran el niño como sujeto de derechos y protagonista de su historia. En la investigación llevada a cabo, de naturaleza cuantitativa, entrevistamos individualmente 11 (once) profesores (as). Las hablas fueron sometidas al Análisis de Contenido. El método fue el interpretativo crítico. Los principales resultados apuntan para la existencia de tensiones y complexas relaciones de divergencia entre la formulación e implementación de las políticas analizadas, tanto en nivel nacional como local, caracterizando, así, una fuerte desarticulación entre esas políticas, el perfil profesional y las prácticas pedagógicas desarrolladas en los CREIs investigados.

Palabras Clave: Políticas Educacionales. Formación de Profesores. Educación Infantil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelaide Alves Dias, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1992), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001) e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013-2015). Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Paraíba. É pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas. Coordenou o Programa do PROCAD/CAPES NF 797/2010, é pesquisadora Associada do CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação) e da Cátedra UNESCO de Profissionalização Docente. É membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH), do Fórum Estadual de Educação da Paraíba (FEE-PB) e coordenadora do Fórum de Educação Infantil da Paraíba (FEIPB) e do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança (NUPEC/UFPB).

Link para o lattes: lattes.cnpq.br/8807229073239419


 

Rejane Maria de Araújo Lira

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia para o Magistério em Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais) com Área de Aprofundamento em Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Federal da Paraíba - Campus I (2008). Mestre em Educação, na linha de Processos de Ensino-Aprendizagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, do Centro de Educação - CE da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Campus I (2012). Doutora em Educação, na linha de Políticas Educacionais, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, do Centro de Educação - CE da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Campus I (2017). Professora da Educação Básica I, da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa - PB (2011-atual). 

Link para o lattes: lattes.cnpq.br/1844764770879206

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-28

Como Citar

DIAS, Adelaide Alves; LIRA, Rejane Maria de Araújo.
POSSÍVEIS (DES)ENCONTROS ENTRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, PERFIL FORMATIVO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 3, p. 91–118, 28 Dez 2020 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10709. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos